Artigo

Informática DPU: Agente Administrativo: temos recurso!

Olá amigos e amigas!

Venho aqui para comentar a prova de informática de Agente Administrativo para o concurso da DPU.

Vejamos as questões:

39 No Word 2013, a opção Controlar Alterações, disponível na guia Exibição, quando ativada, permite que o usuário faça alterações em um documento e realize marcações do que foi alterado no próprio documento.

Comentários: PEGADINHA! A banca descreveu a funcionalidade corretamente, mas trocou a guia Revisão pela Exibição. Com certeza a questão pegou os mais distraídos. Errada.

40 No Microsoft Outlook 2013, desde que configurado adequadamente, um e-mail excluído acidentalmente pode ser recuperado, mesmo depois de a pasta Itens Excluídos ter sido esvaziada.

Comentários: Revirando o Outlook, descobri que é possível encaminhar os arquivos excluídos para uma outra pasta, MESMO que estejamos limpando a pasta dos Itens que JÁ FORAM EXCLUÍDOS. Questão dificílima, eu mesmo erraria na prova. Correto.

Sem título

 41 O Windows 7, por meio dos recursos de pesquisa, permite que o usuário, em um computador, localize arquivos e pastas armazenados em outros computadores a ele conectados.

Comentários: Correto. É possível realizar pesquisas em discos e pastas compartilhadas pela rede.

42 O Modo de Exibição de Compatibilidade do Internet Explorer 8, quando ativado, faz que páginas web desenvolvidas a partir de versões anteriores ao Internet Explorer 8 sejam exibidas como se estivessem usando uma versão mais recente do navegador.

Comentários: Confiram comigo o que a Microsoft afirma sobre o Modo de Exibição de Compatibilidade do IE: “No Modo de Exibição de Compatibilidade, os sites aparecerão como se fossem exibidos em uma versão anterior do Internet Explorer, o que geralmente corrige os problemas de exibição. “

Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/internet-explorer/products/ie-9/features/compatibility-view

Portanto, percebam que a assertiva INVERTE o que a Microsoft diz fazer. A página não é exibida como se estivesse usando uma versão mais recente do navegador, e sim como se estivesse em uma versão mais ANTIGA. Como o gabarito preliminar veio como Correta, proponho a anulação da questão com base no argumento acima.

43 Os protocolos de comunicação SSH e TELNET garantem comunicação segura, uma vez que os dados são criptografados antes de serem enviados.

Comentários: Apenas SSH possui criptografia. Portanto, a questão realmente está Errada.

44 O principal protocolo que garante o funcionamento da Internet é o FTP, responsável por permitir a transferência de hipertexto e a navegação na Web.

Comentários: O protocolo seria o HTTP. Questão visivelmente errada.

Comentários finais: Vivo falando para os nossos alunos que nossa preparação não pode ser nivelada por baixo. Não estou tão surpreso em ver uma prova de nível médio BEM MAIS DIFÍCIL do que a prova de nível superior. Difícil e confusa, o que prejudica DEMAIS quem se prepara adequadamente para a prova.

Portanto amigos, RECURSO NELES!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Professor, o senhor utilizou o site do Internet Explorer 9 para a sua consulta, porém a questão é sobre o Internet Explorer 8. Veja o que o ajuda do IE 8 fala: "Quando o Modo de Exibição de Compatibilidade é ativado, a página da Web que está sendo exibida, assim como qualquer outra página da Web no domínio do site, será exibida como se você estivesse usando uma versão mais recente do Internet Explorer. " Portanto não cabe recurso e a questão esta correta.
    Fabrício Luis Kerber em 01/02/16 às 16:42
  • http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/informatica-dpu-gabarito-extraoficial/
    Victor Dalton em 27/01/16 às 21:50
  • Professor, por favor comente a prova de Analista Tecnico
    Isabella em 27/01/16 às 21:42
  • Então Darley, o problema é que a MICROSOFT não diz exatamente o que faz o Modo de Exibição de Compatibilidade. A rigor, ninguém sabe o que o navegador realmente faz. Por isso eu proponho a anulação da questão. Se o examinador não sabe o que o navegador faz, é melhor não perguntar para o candidato. Mas a argumentação para pedir a inversão de gabarito é exatamente o mesmo. Obrigado pelos elogios!
    Victor Dalton em 27/01/16 às 16:46
  • Professor. Nesse caso, na questão do modo de compatibilidade que eu já havia comentado com o senhor em um comentário no gabarito extra-oficial (Também me posicionei igual ao senhor na hora de resolver esse item), o correto não seria alterar o gabarito de CERTO para ERRADO? Obrigado =] Seus comentários são os melhores!
    Dr. D em 27/01/16 às 16:23
  • Obrigado Yurik. Corrigi o artigo!
    Victor Dalton em 27/01/16 às 16:12
  • Professor, teve uma retificação no edital onde eles alteraram o conteúdo de Informática: NOÇÕES DE INFORMÁTICA: 1. Sistema Operacional Windows 7. 2 Microsoft Office: Word 2013, Excel 2013, Power Point 2013 e Microsoft Outlook 2013. 3 Conceitos e tecnologias relacionados à Internet e a correio Eletrônico. 4 Internet Explorer 8. 5 Conceiros de segurança da informação.
    Yurik Coelho em 27/01/16 às 16:04