Notícia

IBGE disponibiliza novo prazo para devolução da taxa

Devolução do valor será para os candidatos inscritos no concurso IBGE do Censo 2020

O IBGE determinou um novo prazo para devolução do valor da taxa de inscrição aos candidatos inscritos em seu Processo Seletivo Simplificado com mais de 200 mil vagas. Vale lembrar que a seleção foi suspensa em virtude do avanço do novo Coronavírus no país e por conta do adiamento do Censo para 2021.

Dessa forma, aqueles que ainda não solicitaram ou não receberam o estorno deverão comparecer em uma agência do Banco do Brasil, entre os dias 26 a 30 de outubro, para sacar o valor correspondente.

Ainda de acordo com o comunicado, a devolução será feita por ordem bancária associada ao nome e ao CPF do candidato. Portanto, somente o próprio candidato poderá sacar o valor, mediante documento oficial de identidade ou CPF.

O valor poderá ser sacado em qualquer agência do Banco do Brasil no território nacional, exceto nas agências Estilo do Banco do Brasil. As ordens bancárias ficarão disponíveis para saque durante os cinco dias úteis, sendo esta a única forma de devolução durante o período informado.

Vale lembrar que o prazo inicial disponibilizado pelo IBGE para devolução do valor da taxa de inscrição do PSS do Censo 2020 ocorreu de 19 de maio a 10 de agosto. Na ocasião, o procedimento de estorno pôde ser feito através do aplicativo Carteira Digital do Banco do Brasil.

Processo seletivo IBGE – 208 mil vagas

O edital do processo seletivo do IBGE com 208.695 vagas temporárias foi publicado em março. Destas, 5.462 ‬eram para a função de Agente Censitário Municipal (ACM), 22.676 para Agente Censitário Supervisor (ACS) e 180.557 vagas para Recenseador.

Porém, algumas semanas depois, foi anunciada a suspensão do PSS, por conta do avanço do novo Coronavírus no país e do adiamento do Censo para 2021. Com isso, o próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

Novos processos seletivos IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística está com dois novos processos seletivos autorizados. O primeiro trará a oferta de 192 vagas, sendo 180 para Agente Censitário de Pesquisas por Telefone e 12 para Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação.

Já o segundo prevê a oferta de 6.500 vagas. De acordo com fontes internas, as propostas das empresas interessadas começaram a ser enviadas ainda em setembro, a fim de definir a ganhadora o mais breve possível. Entre as possíveis bancas estão a FGV, CEBRASPE e CESGRANRIO.

As oportunidades serão distribuídas entre os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento, Supervisor de Coleta e Qualidade, Agente de Pesquisas por Telefone e Supervisor de Pesquisas. Vale lembrar que o pedido original previa um total de 8.907 vagas para esses cargos.

Saiba mais: Concurso IBGE


Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Os concursos abertos

CONCURSOS ABERTOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.