Artigo

Gabarito Informática TRT RJ: questões de Técnico de Segurança (AOCP)

Olá amigos!

Venho aqui comentar as questões da AOCP de informática para o cargo de Técnico Judiciário: Especialidade Segurança.

Se você está procurando questões de Técnico e Analista, vai encontrar aqui e aqui.

Vejamos:

26. Arquivos compactados ocupam um espaço menor de armazenamento. Além disso, a transferência de um arquivo compactado, entre dois computadores, leva um tempo menor do que a do arquivo original. Assinale a alternativa em que todas as extensões de arquivo apresentadas são utilizadas na compactação de arquivos.

(A) .arj e .bit

(B) .tar e .odf

(C) .rar e .zip

(D) .docx e .tar.gz

(E) .exe e .bat

Comentários: As extensões RAR e ZIP são as duas extensões de compactação mais famosas do mercado. Resposta certa, alternativa c).

 

27. Atalhos de teclado são úteis para utilizar os recursos do sistema operacional de uma maneira mais ágil. Para acessar o gerenciador de arquivos do Windows 10 por meio de um atalho de teclado, qual das combinações de teclas a seguir deve ser utilizado, considerando as configurações padrão do sistema operacional? (Obs.: O caractere “+” foi utilizado apenas para interpretação.)

(A) CTRL + ALT + DEL

(B) + E

(C) CTRL + DEL

(D)+ W

(E) CTRL ++ W

Comentários: Windows + E é, desde muitos anos, o comando de atalho para acessar o Windows Explorer, agora Explorador de Arquivos no Windows 10.

Resposta certa, alternativa b).

 

28. Ocorreu um incidente de segurança da informação na empresa onde você trabalha e a equipe de administradores de T.I. solicitou que os usuários não ligassem os seus computadores até que fosse realizada uma varredura em toda a rede em busca de códigos maliciosos. A suspeita é de um software que captura as teclas digitadas no teclado e os cliques de mouse. Esse software é conhecido como

(A) ransomware.

(B) cracker.

(C) alienware.

(D) spyware.

(E) hardware.

Comentários: Programas que espionam teclado e mouse são os keyloggers e screenloggers, espécies do gênero spyware.

Resposta certa, alternativa d).

 

29. Na Internet, há várias formas de armazenar ou transmitir arquivos entre usuários e computadores. Entretanto, nem todos os protocolos ou programas utilizados têm essa finalidade. Assinale a alternativa em que nenhum protocolo ou programa tenha como função a transferência ou armazenamento de arquivos.

(A) FTP e Google Drive.

(B) BitTorrent e FTP.

(C) HTTP e DropBox.

(D) Microsoft OneDrive e VoIP.

(E) VoIP e RFID.

Comentários: De tudo que foi ilustrado, apenas VoIP (telefonia pela internet) e RFID (identificação por radiofrequência) não são tecnologias diretamente relacionados a transferência ou armazenamento de arquivos.

Resposta certa, alternativa e).

 

30. Durante a edição de um arquivo de texto composto por muitas páginas e capítulos, alguns desses capítulos não preenchem totalmente a sua última página, deixando-a com uma porção em branco, sendo que todo capítulo novo deve começar no início de uma nova página. Utilizando a ferramenta de edição de texto do LibreOffice 5, ao terminar de escrever um capítulo que terminou no meio da página atual, qual das opções do menu “Inserir” oferece o recurso adequado para ir para a próxima página, onde se iniciará o novo capítulo?

(A) Seção.

(B) Quebra manual.

(C) Cabeçalho.

(D) Rodapé.

(E) Nota de rodapé / Nota de fim.

Comentários: No Microsoft Word, temos a Quebra de Seção. No LibreOffice, Quebra Manual é recurso que permite selecionar entre quebra de linha, quebra de coluna ou quebra de página (que é o recurso ideal para o enunciado).

Resposta certa, alternativa b).

 

Considerações finais: a prova veio como um verdadeiro prêmio para quem se preparou conosco. Até mesmo quem assistiu apenas o aulão de véspera tinha muitas chances de gabaritar a prova. Ficamos muito felizes quando podemos ver o resultado do estudo dos alunos com um bom desempenho na matéria!

E você, como foi? Conte-me aqui no artigo

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • O Explorador de Arquivos é um software que realiza o gerenciamento de arquivos. Não é uma questão de sinônimo. Entendo que não cabe recurso.
    Victor Dalton em 13/06/18 às 09:54
  • Gerenciador de arquivos é a mesma coisa que explorador de arquivos? Será que essa questão 27 não cabe recurso?
    Rodrigo em 11/06/18 às 20:56