Artigo

Gabarito Informática TJSP Assistente Social e Psicólogo

Olá Pessoal!

Venho aqui comentar as questões de Informática aplicadas pela VUNESP para os concurso do TJ SP, para os cargos de Assistente Social e Psicólogo.

36. No ambiente do MS-Windows 10, em sua configuração padrão, no aplicativo acessório WordPad (e em grande parte dos aplicativos em ambiente Windows), quando se deseja selecionar um parágrafo todo, pode-se

(A) dar um triplo clique, com o botão principal do mouse, no parágrafo desejado.

(B) dar um duplo clique, com o botão principal do mouse, no parágrafo desejado.

(C) clicar com o botão secundário no parágrafo desejado e escolher “marcar o parágrafo todo”.

(D) dar um duplo clique, com o botão secundário do mouse, no parágrafo desejado.

(E) marcar uma palavra do parágrafo desejado e clicar uma vez com cada botão do mouse.

Comentários: Provavelmente a questão mais difícil da prova, uma vez que as pessoas não usam o WordPad em seu cotidiano ( a mais pura verdade). Porém, a banca “ajuda” o candidato, pois diz que o procedimento é o mesmo em grande parte dos aplicativos em ambiente Windows. E, se você lembrar da nossa aula de Word, três cliques consecutivos selecionam todo o parágrafo.

 

37. Observe a imagem a seguir, retirada do MS-Word 2016, em sua configuração padrão, que mostra 3 palavras em 3 parágrafos diferentes. Apenas as palavras foram digitadas, sem espaços nem tabulações adicionais.

Assinale a alternativa que correlaciona corretamente cada palavra/parágrafo do texto com formatação de fonte e/ou de parágrafo aplicada.

(A) Justiça – alinhamento à esquerda; De – itálico.

(B) Tribunal – negrito; De – itálico.

(C) De – alinhamento à esquerda; Tribunal – sublinhado.

(D) De – itálico; Justiça – negrito.

(E) Tribunal – alinhamento centralizado; Justiça – sobrescrito.

Comentários: Questão de Word que enfatiza um item que trabalhamos à exaustão em nosso curso, que é a formatação de Fonte e Parágrafo. Tribunal está centralizado e negrito; De está alinhado à esquerda e itálico; Justiça está alinhado à direita e sublinhado. Por eliminação, encontra-se a alternativa certa.

 

38. A imagem a seguir contém uma planilha sendo editada por meio do MS-Excel 2016, em sua configuração padrão. Considere que não existem linhas nem colunas ocultas e que a célula com o valor 5 é a célula D3.

Assinale a alternativa que contém a fórmula que resulta no valor exibido na célula F6.

(A) =MAIOR(D3:F5;4)

(B) =MENOR(D3:F5;4)

(C) =MAIOR(D3:F5;5)

(D) =SE(D3>2;D3;E5)

(E) =MÉDIA(D3:F5)

Comentários: Questão que trabalha funções as quais mais do que estudamos em nosso curso! Perceba que, para resolver o exercício, você precisará avaliar, uma a uma, as funções das alternativas, para encontrar a alternativa certa.

(A) =MAIOR(D3:F5;4) – retorna o quarto maior número da planilha, no caso, 6;

(B) =MENOR(D3:F5;4) – retorna o quarto menor número da planilha, no caso, 4;

(C) =MAIOR(D3:F5;5) – retorna o quinto maior número da planilha, no caso, 5;

(D) =SE(D3>2;D3;E5) – D3 é maior do que 2; logo, a função retorna D3, no caso, 5;

(E) =MÉDIA(D3:F5) – retorna a média dos 9 números. 45/9 = 5.

 

39. Um servidor do Tribunal de Justiça precisa responder um questionamento de um cidadão via correio eletrônico. Além disso, precisa que sua conversa seja acompanhada por um juiz, de modo que o cidadão não saiba quem é o juiz (nem o endereço de e-mail usado por este) que acompanha a conversa. O servidor enviará, então, uma única mensagem por correio eletrônico para 2 destinatários, sendo o endereço de e-mail do cidadão preenchido no campo e o endereço de e-mail usado pelo juiz preenchido no campo . Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado.

(A) Para … Para

(B) Para … Assunto

(C) Para … Cc

(D) Assunto … Cco

(E) Para … Cco

Comentários: Outro conhecimento mais do que trabalhado em nossas aulas de correio eletrônico! Se o servidor deseja enviar uma mensagem ao juiz sem que o cidadão saiba, deve colocar o email do juiz no campo CCo (cópia oculta), enquanto coloca o email do cidadão nos campos Para ou Cc.

40. Para navegar na internet por meio do MS-Windows 10, em sua configuração padrão, o aplicativo padrão é o

(A) Microsoft Edge.

(B) Microsoft Internet Explorer 10.

(C) Microsoft Safari.

(D) Microsoft Internet Explorer 11.

(E) Microsoft Chrome.

Comentários: Se você estudou Windows 10 conosco, eu preciso comentar essa questão? :) Microsoft Edge é a grande novidade do Windows 10, o mais novo navegador Web da Microsoft.

Espero que você tenha ido bem na prova. Ela não foi difícil!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Clique duplo com o botão secundário do mouse não funciona, pois o clique com o botão secundário chama o menu de contexto com ações secundárias.
    Coordenação em 29/06/17 às 12:41
  • Fico feliz em ajudar!
    Coordenação em 29/06/17 às 12:40
  • Resolução da prova de informática excelente!
    Thamilys em 16/06/17 às 05:52
  • Professor só uma dúvida ,quando a pergunta 36: No ambiente do MS-Windows 10, em sua configuração padrão, no aplicativo acessório WordPad (e em grande parte dos aplicativos em ambiente Windows), quando se deseja selecionar um parágrafo todo, pode-se: não seria dar um duplo clique, com o botão secundário do mouse, no parágrafo desejado. já que o triplo clique selecionaria o texto inteiro?
    erika em 14/06/17 às 14:18
  • Tomara que a prova para escrevente seja dessa facilidade xD TMJ, Victor! Carreiras Legislativas para Câmara/Senado + Poder Judiciário! É nois
    Marco Antonio em 12/06/17 às 22:18
  • Fico muito feliz com seu resultado Lúcia!

    Vamos que vamos!

    Coordenação em 12/06/17 às 20:27
  • Gabaritou?

     

    NOSSA, Parabéns! Fico muito feliz que você tenha aprendido tanto, a ponto de fechar a prova!

    Parabéns mesmo!

    As pessoas ficam com medo de estudar informática, achando que não conseguem, que é muito difícil, ou que é perda de tempo. Fico feliz, de coração, com sua vitória!

    Coordenação em 12/06/17 às 20:26
  • Muito obrigada pelo gabarito, Victor! Eu fui muito bem na prova de informática, graças às suas aulas! Um grande abraço!
    Lúcia Helena Rocha em 12/06/17 às 19:22
  • Victor,gabaritei!!!!! Grata por ter conseguido "enfiar" um pouco de conhecimento de informática em minha cabeça. As aulas em vídeo foram ótimas, consegui absorver muito.
    Viviane em 12/06/17 às 19:14