Artigo

Gabarito Informática PM SP: Comentários às questões VUNESP

Olá pessoal!

Venho aqui para comentar as questões de Informática aplicadas para Soldado PM de segunda classe pela banca VUNESP.

Vejamos:

45.Tem-se a seguinte planilha, criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração original.

Um usuário selecionou as células A1 até B5 e pressionou CTRL+C. Em seguida, abriu o Bloco do Notas do Microsoft Windows 10, em sua configuração padrão, e pressionou CTRL+V.

Assinale a alternativa que indica corretamente o resultado.

Comentários: Ao colar o conteúdo de uma célula do Excel no NotePad, será colado apenas o conteúdo das células, e nada mais, de modo que as alternativas a), d) e e) estão imediatamente erradas, por acrescentarem conteúdo a mais.

Na alternativa b) vemos o conteúdo colado sem tabulação alguma, enquanto na alternativa c) o conteúdo é colado com espaços e tabulação, que é o que realmente ocorre.

 

46. Usando o Microsoft Windows 10, em sua configuração padrão, um usuário deseja alterar a sua senha de login. Assinale a alternativa que indica quais teclas o usuário deve pressionar para ter acesso à opção Alterar Senha e assim poder alterar a sua senha de login.

(A) SHIFT+ESC

(B) CTRL+ALT+DEL

(C) CTRL+P

(D) CTRL+S

(E) ALT+TAB

Comentários: A forma mais comum de modificar uma senha de usuário no Windows 10 é ir na ferramenta Configurações, botão Contas, e fazer o respectivo ajuste.

Porém, existe um caminho mais rápido, que é chamar a tela de bloqueio do Windows, com CTRL + ALT + DEL.

Nesta tela, aparece, dentre outros, a opção Alterar uma senha.

Resposta certa, alternativa b).

ATUALIZAÇÃO: a questão foi ANULADA porque o recurso “Alterar uma senha” não aparece em todos os computadores.

 

47. Tem-se a seguinte planilha criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração original.

Assinale a alternativa que indica o resultado correto da fórmula =SOMA(A1:A10), a ser inserida na célula A11.

(A) 6

(B) 15

(C) 25

(D) 21

(E) 0

Comentários: A função SOMA do Excel irá somar todos os NÚMEROS de A1 até A10, inclusive, Mas somente os números!

Portanto, as células que contêm A, B, C e D4 não participam do somatório. E ainda, repare que D4 é TEXTO, não é referência para a célula D4. Se fosse referência, deveria ter sido escrito =D4 (com igual) e deveria aparecer diretamente o valor contido em D4, que sequer aparece na planilha.

Portanto, 1 + 2 + 3 +4 + 5 + 6 = 21.

Resposta certa, alternativa d).

 

48. Tem-se a seguinte planilha criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração padrão, na qual o cursor do mouse está posicionado no título das colunas, entre as colunas A e B, conforme a imagem a seguir.

Assinale a alternativa que exibe o resultado da ação, quando o usuário dá um duplo-clique com o botão principal do mouse.

Comentários: No cenário apresentado, temos a coluna B apresentando corretamente o seu conteúdo, enquanto a coluna A tem seu conteúdo parcialmente escondido pela coluna B, em virtude do tamanho do texto ser maior do que a largura padrão da coluna A.

Ao dar um duplo clique na posição em que o mouse se encontra, a coluna A é esticada até aparecer todo o conteúdo das suas células, sem interferir no conteúdo apresentado pela coluna B, de modo que apenas a alternativa d)  apresenta o cenário correto.

 

49. A partir de um novo documento, totalmente vazio, que está sendo editado com o Microsoft Word 2010, em sua configuração original, assinale a alternativa correta a respeito da formatação que será aplicada ao texto, quando o marcador superior da régua fica mais à direita do que o marcador inferior, como é exibido, por meio de um círculo, em destaque na imagem a seguir.

(A)  Todas as linhas, de todos os parágrafos, são recuadas.

(B)  Apenas as linhas seguintes à primeira linha, de todos os parágrafos, são recuadas.

(C)  Apenas a primeira linha, somente do primeiro parágrafo, é recuada.

(D)  Apenas as linhas seguintes à primeira linha, somente do primeiro parágrafo, são recuadas.

(E)  Apenas a primeira linha, de todos os parágrafos, é recuada.

Comentários: Este famoso elemento da régua do Word é o recuo da primeira linha do parágrafo. Ao ser manipulado, ele modifica a posição do início da primeira linha do parágrafo.

Como o documento está vazio, a modificação será refletida em todos os parágrafos do documento. Se fosse um documento já preenchido, a modificação seria refletida no parágrafo no qual o cursor estivesse posicionado, ou nos parágrafos que estivessem selecionados pelo usuário.

Resposta certa, alternativa e).

 

50. Em um documento de 10 páginas, editado no Microsoft Word 2010, em sua configuração padrão, um usuário preencheu o campo Páginas da janela de configurações de impressão com o conteúdo da imagem a seguir.

Assinale a alternativa que indica quais páginas serão impressas.

(A) Páginas 2 até 9, apenas.

(B) Todas as páginas, de 1 até 10.

(C) Página 1, apenas.

(D) Páginas 1 e 10, apenas.

(E) Página 10, apenas.

Comentários: O caractere ponto-e-vírgula indica que as páginas serão selecionadas individualmente, 1 e 10, somente. Se fosse o traço ao invés do ponto-e-vírgula, teriam sido selecionadas todas as páginas de 1 a 10, inclusive.

Resposta certa, alternativa d).

 

51. Ao preparar uma apresentação no Microsoft PowerPoint 2010, em sua configuração original, um usuário adicionou uma AutoForma no slide 1. Ao pressionar F5 e iniciar o modo de exibição Apresentação de Slides, essa AutoForma deve ser exibida imediatamente, mas precisa ser configurada com uma animação do tipo _____, para que desapareça.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

(A) Transição

(B) Miniaturizar

(C) Saída

(D) Apagar

(E) Ênfase

Comentários: Se o objetivo é retirar um objeto do slide, o tipo de animação adequado é a animação de saída.

Resposta certa, alternativa c).

 

52. Miranda e Caio receberam, cada um, uma mensagem de correio eletrônico usando o Microsoft Outlook 2010, em sua configuração original, com as seguintes características:

De: [email protected]
Para: [email protected], [email protected]

Os usuários Miranda e Caio responderam ao mesmo tempo a mensagem que receberam, usando a opção Responder a Todos, sem qualquer alteração nos campos de destinatários da mensagem. Considerando apenas essa última ação de Miranda e Caio, assinale a alternativa que indica quantas mensagens Aurelio, Miranda e Caio receberão, respectivamente.

(A) 2, 1, 1

(B) 1, 1, 1

(C) 1, 2, 2

(D) 2, 0, 0

(E) 2, 2, 2

Comentários: Ao considerar apenas a última ação de Miranda e Caio, veremos que o Aurélio receberá DUAS mensagens, dos dois, e que Miranda e Caio receberão apenas a mensagem um do outro, ou seja, UMA. Não devemos contar a mensagem inicial que partiu do Aurélio, pois devemos considerar apenas a última ação de Miranda e Caio, conforme enunciado do exercício.

Resposta certa, alternativa a).

 

Considerações finais: Considero a prova balanceada. A VUNESP, como sempre, procura cobrar os mesmos conhecimentos, mas de formas diferentes, tentando trazer a experiência do dia a dia do usuário como diferencial. É o tipo de prova difícil de gabaritar, mas que o estudo nitidamente diferencia os preparados daqueles que não estudaram informática com a devida atenção.

E voce, como foi? Comente abaixo

Grande abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Boa noite, A questão 50 não pode ser anulada? Pois o corretor seria paginas personalizadas algo assim, não documento inteiro, tanto que na hora pensei que era pegadinha a hora que vi documento inteiro e isso de ser a seleção de 1 e 10. Ou seja o correto seria estar em impressão personalizada e ai sim 1;10. Da maneira que está seria imprimir o documento todo não seria? Na verdade nem é possível fazer isso pois se você colocar as paginas que deseja imprimir ali no campo ele já muda automaticamente para impressão personalizada.
    Michel em 06/06/18 às 23:59
  • Bom dia professor Victor Dalton! Na questão 46 eu acionei o recurso ctrl+alt+del e não apareceu a opção "alterar senha". As únicas opções disponíveis eram "Bloquear", "Trocar Usuário", "Sair" e "Gerenciador de Tarefas". Meu sistema Operacional é o Windows 10 pro versão 1803. Só encontrei essa opção no painel de configurações e nenhum atalho correspondeu. Fiquei com dúvida desse gabarito, poderia me explicar ? Grata
    CAMILA ISABELA LINS SOARES em 06/06/18 às 11:28
  • O gabarito 0001 nao esta com essas respostas! Sera que ocorreu algum problema ?
    Helen em 06/06/18 às 00:12
  • Olá Débora! Vejo as suas definições de dicionário, mas o que importa, para a questão, é como a ferramenta funciona no Word. O Recuo da primeira linha é ferramenta do Word que ajusta o recuo do primeiro parágrafo em relação à margem esquerda. Quando você coloca um número positivo para o recuo, o início do primeiro parágrafo é deslocado para a direita. Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 05/06/18 às 17:05
  • Ainda não consigo concordar com a questão 49. Definição de recuo: recuo substantivo masculino 1. ato ou efeito de recuar; recua, recuada, recuamento; recuanço. 2. espaço que fica mais para trás de um alinhamento. "estacionou em um r. da praça" Ao meu ver, a resposta correta seria a alternativa B, é somente a minha interpretação, eu fiquei em dúvida, mas marquei a B, pois não achei claro.
    Déborah em 05/06/18 às 17:02
  • A foto foi atualizada, rs
    Victor Dalton em 05/06/18 às 16:26
  • Sensacional!
    Victor Dalton em 05/06/18 às 16:26
  • Estou mega hiper feliz,pois em informática eu só errei a 52 .. Do 45 ao 51 acertei todas as uhhhullll feliz demais
    Danielle Lança em 05/06/18 às 15:47
  • Pela prova comentada acertei 5 e errei 3, a questão do e-mail errei por não perceber o termo "última ação! Ps: Quanto a foto do perfil... virou o Prof. Megamente?
    Thiago Chinen Miyahira em 05/06/18 às 15:43
  • Show de bola! É assim que se evolui! Att, Victor Dalton
    Victor Dalton em 05/06/18 às 14:02
  • Respondendo aqui no site acertei todas, mas lá na prova com nervosismo e fora do conforto de casa não sei se seria o mesmo resultado. Mas a evolução é visível, partiu continuar estudando rs.
    Jackson Monteiro em 05/06/18 às 13:16
  • Sua foto está estranha professor rsrs. Valeu pela correção !!!
    Gilmar em 05/06/18 às 12:35