Notícia

Fenasps se manifesta sobre o concurso do INSS; Confira!

Durante entrevista com o secretário de Administração e Finanças da Federação Nacional dos Sindicatos dos trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), Moacir Lopes, evidenciou-se, ainda mais, a urgência em abertura de novo concurso público INSS.

Embora tenhamos um cenário político e econômico grave, não existe muita saída para o governo que não realizar concurso público”, disse Moacir Lopes.

Um novo certame foi solicitado ao Ministério da Economia e enquanto os concurseiros aguardam uma resposta, a autarquia sofre com um déficit de 23 mil servidores. Ao todo, 7.575 vagas foram solicitadas. Deste total, 6.004 devem ser destinadas ao cargo de Técnico e 1.571 vagas para Analista.

Segundo o diretor da Fenasps, é muito provável que o ME autorize, pelo menos, 5 mil das 7.575 vagas solicitadas pelo INSS. Válido esclarecer que a Fenasps vem brigando, desde 2016, para que o INSS, Ministério do Trabalho e Anvisa realizem concursos para repor o quadro de pessoal.

A situação é preocupante em todo o país, contudo, os estados com maior densidade populacional, tais como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, têm mais vagas a serem preenchidas com brevidade. Inclusive, em São Paulo e no Rio de Janeiro houve grande perda dos servidores, pois uma alta quantidade adquiriu as condições para se aposentar.

Entre os desafios a serem superados para realizar o próximo concurso estão a PEC 186/20, conhecida como PEC Emergencial, a Emenda Constitucional 109, a PEC do teto de gastos e a PEC 32/2- (Reforma Administrativa).

Estamos lutando para que não seja aprovada. Num cenário de não haver o concurso, vai se instalar um caos sem precedente na maior e uma das mais importantes autarquias do país. Afinal, o INSS é responsável pela gestão de mais de 36 milhões de aposentadorias do Regime Geral“, contou.

Enquanto o novo concurso INSS não é autorizado, aproveite para acompanhar as últimas novidades a respeito da próxima seleção, pelo link abaixo:

Saiba mais: concurso INSS

2ª Semana Nacional dos Concursos Públicos, de 12 a 19/07! Clique no banner para participar!

2ª Semana Nacional dos Concursos Públicos, de 12 a 19/07! Clique no banner para participar!

Assinaturas e cursos para o Concurso INSS 2021/2022

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.