Exame CFC EAD? E, agora? Breves reflexões!
Concursos Públicos

Exame CFC EAD? E, agora? Breves reflexões!

Fala, galera! Prof. Possati aqui trazendo uma notícia (Exame CFC Ead) que está gerando muita discussão nas redes sociais e não poderia ser diferente, não é mesmo?

Pois bem… na data de hoje (29/6/20) o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) expediu um comunicado indicando a possibilidade (veja que ainda não é certeza!!) de o Exame CFC 2020.1 ser realizado por meio do Ensino a Distância (EAD), ainda em 2020. Veja o comunicado abaixo:

Comunicado Exame CFC
Comunicado Exame CFC

Nesse sentido, muitas são as incertezas, mas algumas certezas também já temos. Vamos discutir brevemente na sequência.

INCERTEZAS

  1. Formato de aplicação… Qual o formato de aplicação das provas? Será aplicado em casa? Será realizado em local definido? (e aqui não vejo muita lógica, pois a aplicação EAD é justamente para evitar aglomerações, considerando a pandemia em curso no nosso país).
  2. Caso seja aplicado em casa, não vejo como a prova não ser realizada com consulta (e aqui há espaço para verdadeiras estratégias de guerra para a resolução da prova de modo coletivo, por mais que o Sistema esteja preparado para dificultar esse processo), perdendo em boa parte a finalidade do Exame, afinal o objetivo é avaliar os conhecimentos prévios dos candidatos…
  3. A aplicação em casa, ainda, incorre em diversos riscos aos candidatos, pois algumas questões, tais como como falta de energia e inacessibilidade da internet (sabemos que as oscilações na rede ocorrem com muita frequência, especialmente no período pós-pandemia) certamente ocorrerão e assim alguns candidatos sairão prejudicados.
  4. Dificuldade da prova… considerando a perspectiva acima (consulta), me parece ser bem razoável que a prova aumente de dificuldade, que as questões não sejam um mero “Ctrl C, Ctrl V” das legislações, sob pena de o Exame ser apenas uma mera formalidade. Caso mantenha a atual estrutura de questões, teremos uma aprovação em massa, nunca antes vista (lembre que o grau de reprovação histórico no Exame CFC é altíssimo, passando da casa dos 70%).
  5. Data da prova… ainda não sabemos a data (pois nem o formato está decidido ainda). Mas, me parece que o CFC está trabalhando pesado para que a prova ocorra o quanto antes (até por isso está pensando em EAD). Logo, com o comunicado de hoje há uma expectativa de que a prova seja em breve.
  6. Novas inscrições… ao que tudo indica não serão abertas novas inscrições, até porque ainda deve ser realizado o Exame CFC 2020.2 neste ano… as provas serão realizadas muito próximas, a princípio. Porém, como se trata de uma nova forma de aplicação, teoricamente abriria espaço para novas inscrições. Eu, particularmente, creio que não, pois demandaria mais logística ainda e o CFC está correndo contra o tempo.

Bem… são problemas que certamente o CFC está nesse momento avaliando e somente o Conselho tem todas as informações para a tomada de decisão, a qual esperamos ser a mais sensata possível.

CERTEZAS

Independente das incertezas acima discutidas, o fato é que com Exame CFC meramente formal (para cumprir a legislação) ou não, o mercado de trabalho impõe cada vez mais um conhecimento técnico apurado do profissional da Contabilidade.

É o que sempre comento nas nossas aulas… o Exame CFC é apenas uma etapa (#ésóocomeço). E sempre falo que é formal, inclusive, pois quem se prepara em alto nível com os nossos cursos sabe que será aprovado e que no fundo já está se preparando para algo maior, uma carreira de sucesso, firmada em sólidos conhecimentos necessários ao desenvolvimento da profissão.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/exame-de-suficiencia-do-cfc-2020/

Logo, de nada adianta ter o registro no Conselho se você não tiver a competência (conhecimento, habilidades e atitudes) para desenvolver seu trabalho, agregar valor aos clientes, etc.

Bem… a ideia desse artigo é apenas trazer algumas reflexões por que vejo muitos alunos preocupados com o Exame (um meio) e não com o conhecimento necessário para a profissão (o fim).

Caso queira obter conhecimentos e desenvolvimento técnico na área contábil, te convido a conhecer nossos cursos. Tenha certeza que você estará se preparando para a vida profissional, um investimento na sua carreira. O Exame… ah, o Exame… esse não se preocupe, pois vamos tirar de letra, independente do formato.

Um forte abraço e conte sempre com a nossa equipe do @estrategiacfc na sua jornada!

Prof. Possati

@profgilmarpossati

Canal YT Contabilizando

Canal do Telegram

Posts Relacionados

Gilmar Possati

Gilmar Possati

 É Auditor Federal de Finanças e Cntrole da Controladoria-Geral da União (CGU). Pós-graduado em Auditoria Financeira pela UnB/TCU (2014). Pós-graduado em Finanças Públicas - ênfase em Administração Financeira e Orçamentária pela ESAF (2012). Especialista em Aplicações Complementares às Ciências Militares pela EsFCEx (2009). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Aprovado em 1º lugar para o concurso do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro - área organizacional - Contador (2012) e em 2º lugar para Oficial do Exército - Ciências Contábeis (2009). Foi aprovado, ainda, para o cargo de Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU em 2012 e para Auditor Público Externo (área Contábil) do TCE-RS em 2014.  

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados