Artigo

Exame CFC EAD? E, agora? Breves reflexões!

Fala, galera! Prof. Possati aqui trazendo uma notícia (Exame CFC Ead) que está gerando muita discussão nas redes sociais e não poderia ser diferente, não é mesmo?

Pois bem… na data de hoje (29/6/20) o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) expediu um comunicado indicando a possibilidade (veja que ainda não é certeza!!) de o Exame CFC 2020.1 ser realizado por meio do Ensino a Distância (EAD), ainda em 2020. Veja o comunicado abaixo:

Comunicado Exame CFC
Comunicado Exame CFC

Nesse sentido, muitas são as incertezas, mas algumas certezas também já temos. Vamos discutir brevemente na sequência.

INCERTEZAS

  1. Formato de aplicação… Qual o formato de aplicação das provas? Será aplicado em casa? Será realizado em local definido? (e aqui não vejo muita lógica, pois a aplicação EAD é justamente para evitar aglomerações, considerando a pandemia em curso no nosso país).
  2. Caso seja aplicado em casa, não vejo como a prova não ser realizada com consulta (e aqui há espaço para verdadeiras estratégias de guerra para a resolução da prova de modo coletivo, por mais que o Sistema esteja preparado para dificultar esse processo), perdendo em boa parte a finalidade do Exame, afinal o objetivo é avaliar os conhecimentos prévios dos candidatos…
  3. A aplicação em casa, ainda, incorre em diversos riscos aos candidatos, pois algumas questões, tais como como falta de energia e inacessibilidade da internet (sabemos que as oscilações na rede ocorrem com muita frequência, especialmente no período pós-pandemia) certamente ocorrerão e assim alguns candidatos sairão prejudicados.
  4. Dificuldade da prova… considerando a perspectiva acima (consulta), me parece ser bem razoável que a prova aumente de dificuldade, que as questões não sejam um mero “Ctrl C, Ctrl V” das legislações, sob pena de o Exame ser apenas uma mera formalidade. Caso mantenha a atual estrutura de questões, teremos uma aprovação em massa, nunca antes vista (lembre que o grau de reprovação histórico no Exame CFC é altíssimo, passando da casa dos 70%).
  5. Data da prova… ainda não sabemos a data (pois nem o formato está decidido ainda). Mas, me parece que o CFC está trabalhando pesado para que a prova ocorra o quanto antes (até por isso está pensando em EAD). Logo, com o comunicado de hoje há uma expectativa de que a prova seja em breve.
  6. Novas inscrições… ao que tudo indica não serão abertas novas inscrições, até porque ainda deve ser realizado o Exame CFC 2020.2 neste ano… as provas serão realizadas muito próximas, a princípio. Porém, como se trata de uma nova forma de aplicação, teoricamente abriria espaço para novas inscrições. Eu, particularmente, creio que não, pois demandaria mais logística ainda e o CFC está correndo contra o tempo.

Bem… são problemas que certamente o CFC está nesse momento avaliando e somente o Conselho tem todas as informações para a tomada de decisão, a qual esperamos ser a mais sensata possível.

CERTEZAS

Independente das incertezas acima discutidas, o fato é que com Exame CFC meramente formal (para cumprir a legislação) ou não, o mercado de trabalho impõe cada vez mais um conhecimento técnico apurado do profissional da Contabilidade.

É o que sempre comento nas nossas aulas… o Exame CFC é apenas uma etapa (#ésóocomeço). E sempre falo que é formal, inclusive, pois quem se prepara em alto nível com os nossos cursos sabe que será aprovado e que no fundo já está se preparando para algo maior, uma carreira de sucesso, firmada em sólidos conhecimentos necessários ao desenvolvimento da profissão.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/exame-de-suficiencia-do-cfc-2020/

Logo, de nada adianta ter o registro no Conselho se você não tiver a competência (conhecimento, habilidades e atitudes) para desenvolver seu trabalho, agregar valor aos clientes, etc.

Bem… a ideia desse artigo é apenas trazer algumas reflexões por que vejo muitos alunos preocupados com o Exame (um meio) e não com o conhecimento necessário para a profissão (o fim).

Caso queira obter conhecimentos e desenvolvimento técnico na área contábil, te convido a conhecer nossos cursos. Tenha certeza que você estará se preparando para a vida profissional, um investimento na sua carreira. O Exame… ah, o Exame… esse não se preocupe, pois vamos tirar de letra, independente do formato.

Um forte abraço e conte sempre com a nossa equipe do @estrategiacfc na sua jornada!

Prof. Possati

@profgilmarpossati

Canal YT Contabilizando

Canal do Telegram

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.