Notícia

Quais são as etapas do Concurso Nacional Unificado?

O Concurso Nacional Unificado representa uma importante porta de entrada para diversas instituições e carreiras no Brasil.

Composto por diversas etapas, o CNU visa avaliar o conhecimento e habilidades dos candidatos, garantindo a seleção dos profissionais mais capacitados.

Com isso, neste artigo, vamos explorar as principais etapas do Concurso Nacional Unificado, oferecendo dicas valiosas para quem almeja o sucesso nesse concorrido certame.

Concurso Nacional Unificado: quais são as etapas?

Sob a organização da Fundação Cesgranrio, a avaliação dos candidatos do CNU acontecerá por meio de três etapas, conforme descrito abaixo:

  • 1ª etapa, dividida nas seguintes fases:
    • 1ª fase: provas objetivas e dissertativas, de caráter classificatório e eliminatório;
    • 2ª fase: perícia médica (avaliação biopsicossocial) dos candidatos que se declararem com deficiência, de caráter unicamente eliminatório;
    • 3ª fase: procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros, de caráter unicamente eliminatório;
    • 4ª fase: procedimento de confirmação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos indígenas (somente FUNAI), de caráter unicamente eliminatório; e
  • 2ª etapa: destinada a avaliação de títulos, de caráter classificatório; e
  • 3ª etapa: destinada a curso de formação específico, de caráter classificatório e eliminatório.

Quadro de provas com etapa de titulação valendo 10% do total de pontos

Demanda de provas do CNU com prova de títulos valendo 10%

Quadro de provas com etapa de titulação valendo 5% do total de pontos

Demanda de provas do CNU com prova de títulos valendo 5%

Quadro de provas com etapa de titulação sem etapa de títulos

Demanda de provas do CNU sem prova de títulos

Prova objetiva

Esta etapa será realizada por um total de dois turnos, manhã e tarde, no dia 05 de maio. No primeiro turno, os candidatos terão 2 horas e 30 minutos para concluir 20 questões de múltipla escolha, além da prova discursiva.

Já o segundo turno terá a duração de 3 horas e 30 minutos e possui o número de questões diferentes a depender do bloco temático. Para os cargos de nível superior, serão 50 questões, enquanto para nível médio40 questões, todas de múltipla escolha.

Vale ressaltar que as questões da avaliação objetiva para nível superior terão como conteúdo conhecimentos gerais e específicos de cada cargo.

Prova discursiva

De caráter classificatório e eliminatório, as provas discursivas serão aplicadas em conjunto às provas objetivas, possuindo um total de 3 horas e 30 minutos para sua realização.

Para o nível superior, a avaliação será composta por conteúdos de conhecimentos específicos de cada bloco temático, enquanto para o nível médio, consistirá em uma redação.

Prova de títulos

Somente para os blocos temáticos com provimento de vagas de nível superior, a prova de títulos, de caráter classificatório, consiste na análise das titulações do candidato.

A depender do cargo, a atribuição de pontos para a avaliação de títulos varia de 5% a 10%, com nota máxima de 100 e peso 0,1 na nota final.

Curso de formação

O curso de formação, destinado à ensinar aos aprovados nas últimas etapas todos os conhecimentos técnicos e práticos necessários para o exercício de suas respectivas atividades, bem como avaliar suas habilidades.

As regras serão definidas em editais próprios pelo próprio Ministério de Gestão e da Inovação e é de caráter classificatório e eliminatório.

Ademais, as inscrições do “Enem dos Concursos” já estão abertas e poderão ser realizadas até o dia 09 de fevereiro. São ofertadas 6.640 vagas imediatas para diversas autarquias e ministérios!

Para saber mais sobre o CNU, cujo artigo específica quais são as etapas do certame, acesse diretamente o link abaixo!

Saiba mais: Concurso Nacional Unificado


Quer estudar para o Concurso Nacional Unificado?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira os nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.