Notícia

Concurso PC TO: Estratégia entrevista secretário de Segurança

Em entrevista EXCLUSIVA à jornalista Ana Luíza Marques, do Estratégia Concursos, o secretário de Estado da Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Barbosa Sampaio, revelou detalhes da futura seleção da Polícia Civil (PC TO).

Secretário de Segurança de Tocantins revela, em exclusiva, detalhes do futuro concurso PC TO.
Secretário de Segurança de Tocantins revela, em entrevista exclusiva, detalhes do futuro concurso PC TO | Imagem: reprodução

Conforme antecipado por nós, o edital deverá ofertar, agora, 313 vagas para os cargos de Agente de Polícia, Agente de Necrotomia, Delegado de Polícia Civil, Escrivão, Papiloscopista e Perito. O novo quantitativo se deu após uma revisão realizada em reunião.

Confira abaixo os principais pontos da nova entrevista com o secretário de Segurança Pública do Tocantins sobre o concurso PC TO!

Estratégia Concursos: Em que fase está a organização do concurso?

Sampaio: Nós formamos a comissão e estamos agora nos trâmites para contratar a banca e poder publicar o edital. Agora, é justamente a definição do número de vagas, que passa por uma série de estudos, não só pela questão legal, temos a Lei Complementar 173 que proíbe o aumento de despesas com pessoal. Então estamos fazendo essa contagem para levar os dados para a Secretaria de Fazenda e Planejamento.

EC: O Cebraspe ainda é a banca favorita?

Sampaio: Não posso dizer que é a favorita. Ela passará por um processo natural. Mas para o concurso da Polícia Militar, que está em andamento, o Cebraspe foi o escolhido. Para o concurso dos Bombeiros, que está em andamento, também foi o escolhido. Então é possível que o Cebraspe seja uma das bancas ou a banca escolhida.

EC: Existe previsão para o lançamento do edital?

Sampaio: O esforço é para publicar tão logo quanto possível, mas o cenário é até o final do ano para, no início do ano que vem, a gente ter a realização das provas no primeiro semestre. O Curso de Formação deve ser iniciado no segundo semestre de 2022.

EC: Qual será a quantidade e distribuição das vagas?

Sampaio: Houve uma revisão desses números por parte da Secretaria de Administração, pois isso passa pelo número de aposentadorias no período. Esse número, agora, é de 313. Este número só estará fechado e definido quando o edital for publicado.

EC: Todas as vagas são imediatas ou teremos também cadastro de reserva?

Sampaio: Esse foi outro ponto a definir. A conclusão que a comissão está chegando é que a gente possa chamar até cinco vezes aprovadas no número de vagas. Então teríamos um número de vagas diretas e mais ou menos duas vezes esse quantitativo para serem providas na medida em que haja vacâncias.

EC: Existe um déficit na instituição? A quantidade de vagas é suficiente para suprir?

Sampaio: O conceito de déficit é relativo. A gente tem 38% dos cargos da polícia estão vagos. Mas hoje acreditamos que uma gestão moderna não é a que contrata mais pessoas, mas a que melhora seus processos. Então, quanto mais tecnologias você tem, quanto mais recursos, menos policiais contratados para o mesmo serviço você precisa.

Embora a gente tenha cerca de 40% dos cargos não providos atualmente, a interpretação é que talvez eu não tenha de nomear 200 escrivães no estado hoje, a metade disso seria suficiente para suprir as necessidades da segurança pública. Precisamos ter um quadro eficiente, qualificado, mas não é só colocar gente, precisamos melhorar os processos e as estruturas para a polícia funcionar bem.

EC: As provas do concurso serão realizadas no mesmo dia e horário?

Sampaio: A ideia é que a concorrência seja a mais ampla o possível. Então se a gente puder fazer com que eles possam concorrer a diversos cargos, acho que é uma vantagem para todos.

Para mais informações sobre o andamento do concurso PC TO, cujo secretário de Segurança Pública revelou novos detalhes em entrevista, acesse o link abaixo. Preparamos um artigo completo para você!

Concurso PC TO

Quer estudar para o concurso PC TO?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Os editais publicados

Concursos 2021

As oportunidades previstas

Concursos 2022

Vagas para o próximo ano

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.