Artigo

Como espantar o sono na hora dos estudos

Olá, tudo bem com você? Você está estudando para concursos públicos e está com dificuldade de espantar o sono na hora dos estudos? Se sim, esse artigo é para você, hoje iremos falar como espantar o sono na hora dos estudos! Vamos lá?

Como espantar o sono na hora dos estudos

Sabemos que estudar para concursos públicos não é uma tarefa fácil, requer muitos esforços. Dentre os mais variados desafios na hora de estudar, o sono é um dos principais. Afinal de contas, mesmo que você durma de 7 a 9 horas por dia, não adianta: a sonolência pode acabar surgindo para atrapalhar sua rotina de estudos.

Além disso, muitos concurseiros que trabalham e estudam, ou possuem outras atividades no dia, acabam utilizando a noite para estudar, o que acaba gerando ainda mais essa sensação de sonolência.

Mas, afinal de contas, por que isso acontece, já que muitas vezes estamos descansados e mesmo assim sentimos sono durante os estudos?

A verdade é que existem inúmeros motivos para que isso ocorra, mas antes de tomar qualquer atitude, é importante saber o que está provocando o sono, para então combatê-lo.

Afinal, o sono pode prejudicar a produtividade dos estudos. Desse modo, o estudante acaba precisando revisar mais do que o necessário pois deu uma “pescada” durante o estudo.

Assim, será que é preciso aumentar as horas de sono ou uma xícara de café resolve?

Sono

O sono não trata-se somente de uma consequência do corpo cansado. Ele ajuda a “esvaziar” nossa memória uma vez que, no geral, todas as informações que recebemos ao longo do nosso dia são, temporariamente, armazenadas na memória de curto prazo.

Como tal memória ainda não foi consolidada, esse sistema funciona como uma pequena sala de espera de capacidade limitada. Assim, no fim do dia, o cérebro sente a necessidade de “esvaziar” para recuperar espaço, sendo nessa hora que o sono surge.

Além disso, existe uma grande diferença entre estar com sono, ou seja, sentindo-se sem energia, e estar com preguiça de executar uma atividade específica. Quando a pessoa está com preguiça de executar uma atividade específica, ela pode até portar bastante energia, todavia, ela não consegue canalizá-la da melhor forma para uma a tarefa que era para ser feita.

No geral, um ser humano necessita de 7 a 8 horas de sono diariamente para se manter disposto e saudável para realizar as atividades que se propôs ao longo do seu dia. No entanto, tal número varia de pessoa para pessoa, mas, claro, para todas as pessoas é necessário que o corpo esteja descansado para que a saúde não seja prejudicada.

Por que sentimos sono quando estamos estudando? – Como espantar o sono na hora dos estudos

Você já passou pela experiência de estar sem sono e ao começar os estudos sentir muito sono?

Na realidade, é comum sentirmos sono após iniciar um período de estudos. Isso acontece porque o nosso cérebro utiliza uma enzima chamada ATP (trifosfato de adenosina) para se manter acordado e com o corpo funcionando.

No entanto, quando estamos estudando, essa enzima é convertida em uma outra, chamada de ADP (adenosina bifosfato). Sendo que nessa conversão a atividade cerebral se torna um pouco mais lenta, o que faz com que sinta sono.

Sendo essa a razão física da sonolência durante os estudos.

1° Dica para espantar o sono na hora dos estudos: Durma bem

Como já falamos, dormir é necessário para “reabastecer” seu cérebro. Desse modo, uma boa noite de sono é essencial para que nosso cérebro funcione de forma plena.

Assim, uma boa noite de sono é primordial não apenas para acordar mais disposto no dia seguinte, mas também para auxiliar na assimilação do conteúdo estudado ao longo do dia. Afinal de contas, o sono também apresenta um papel importante na retenção das nossas memórias.

Em contrapartida, quando o concurseiro prefere virar a noite estudando, ele acaba ficando mais estressado, irritado e com dificuldade de manter o foco, o que acaba prejudicando bastante a rotina de estudo, já que dificulta a concentração e o raciocínio.

Isto é, dormir mal interfere no ciclo do sono, o que impacta negativamente na absorção do conteúdo e na consolidação da memória.

2° Dica: Descubra o melhor horário para o seu estudo

Mesmo que todos possuam um relógio biológico, nem todos os relógios biológicos funcionam de maneira igual. Afinal, há pessoas que rendem melhor pela manhã e as que rendem melhor mais para o final do dia.

Desse modo, para manter uma boa rotina de estudos e espantar o sono é importante conhecer e respeitar o seu relógio biológico, afinal, isso vai refletir diretamente no seu bem-estar e na forma como você consegue aproveitar seus estudos.

Caso, por exemplo, você seja uma pessoa que rende melhor a noite, se você for acordar cedo para estudar, é muito provável que você sinta muito sono durante o estudo. Do mesmo modo, se você é uma pessoa que rende melhor pela manhã, caso tente virar a noite estudando, você não irá sentir mais sono.

Portanto, é fundamental que você conheça o seu relógio biológico, como ele funciona, para utilizá-lo ao seu favor.

3° Dica para espantar o sono na hora dos estudos: Escolha um ambiente iluminado para estudar

Você sabia que uma iluminação adequada pode aumentar a sua produtividade nos estudos para concursos públicos?

É isso mesmo! Afinal, um ambiente mal iluminado contribui para aumentar a sonolência e fazer com que o estudo renda muito menos do que poderia.

Dessarte, ao escolher o seu local de estudos é importante que ele seja iluminado.

Assim, é importante que o local destinado aos estudos seja claro. Além de permitir que a sua vista fique menos cansada, em um local claro é mais fácil espantar o sono, pois o cérebro entende a luz clara como dia, o que faz com que ele fique ativo por mais tempo.

Além disso, estudar deitado no sofá ou na cama é a receita certa para ficar com sono, principalmente se você já não dormiu muito bem na noite anterior.

Assim, tente evitar estudar no mesmo local reservado para descanso. Isto é, procure estudar na sala, na cozinha, em uma biblioteca pública, mas, de preferência, não no quarto em que você dorme.

Porém, se não tiver como estudar em outro local, invista em uma boa iluminação do quarto e opte por estudar com a cama feita e o quarto organizado, para que o seu subconsciente não sinalize que é a hora de dormir.

Portanto, o local destinado aos estudos deve ser um local em que você ao mesmo tempo consiga se manter de maneira agradável, mas não o suficiente para querer “desligar” um pouco. 

4° Dica: Alterne as matérias estudadas ao longo do dia

Estudar uma única matéria o dia todo não é recomendado por inúmeros motivos. Dentre eles, certamente é porque o seu cérebro começará a se “entediar” estudando ela.

Assim, é importante tentar alternar matérias ao longo do dia de estudo. Além disso, de preferência priorizando as mais densas na hora em que você está mais disposto e que dificilmente cairá no sono. 

Isto posto, elabore um plano de estudos de modo que as disciplinas estudadas ao longo do dia sejam variadas, de áreas distintas, para que seu cérebro consiga manter-se atento para o novo.

Ademais, estudar várias disciplinas aumenta a eficiência do estudo.  

5° Dica para espantar o sono na hora dos estudos: Mantenha uma rotina saudável

Caso você ainda não tenha ainda o hábito de estudar por muitas horas seguidas, provavelmente depois que você aderir a essa rotina, o seu corpo vai mudar a forma como gasta energia. Desse modo, pode ser necessário rever a base de sua dieta.

Assim, se alimentar de alimentos ricos em fibras e pobres em gordura e em carboidratos refinados, especialmente no almoço, contribui para diminuir essa sensação de sonolência. Destarte, evite comer muitas frituras e opte por uma alimentação mais saudável.

Além disso, procure beber muita água durante o estudo. Afinal de contas, a água é primordial para o bom funcionamento do nosso corpo. Basta lembrar o fato de que o nosso corpo é 70% formado por água. 

Por conseguinte, a água auxilia na oxigenação, o que possibilita uma melhor comunicação entre os neurônios no nosso cérebro contribuindo para uma melhor memorização do conteúdo estudado.

Outrossim, outro ponto que contribui para manter uma rotina mais saudável é realizar exercícios físicos. Quando estiver estudando, faça uma pequena pausa para se alongar. Você pode, por exemplo, dar uma corridinha, fazer abdominais ou qualquer tipo de atividade, mesmo que leve.

Portanto, manter uma rotina saudável impacta de maneira positiva a sua rotina de estudos.

Conclusão – Como espantar o sono

Como falamos, o sono é fundamental para a saúde do seu corpo. Assim, é essencial que você organize os seus horários para que tenha tempo suficiente para dormir.

Afinal, isso é muito importante já que durante o sono a sua memória é consolidada, já que durante o processo de sono seu cérebro elimina as memórias desnecessárias e consolida as que devem ser armazenadas.

Portanto, o sono contribui para a concentração e a memória, que são essenciais para quem quer fixar conteúdos. Ademais, se você não estiver dormindo de maneira adequada vai ficar sem foco e com baixa energia, o que dificulta bastante o processo de aprendizagem.

Logo, cuidar do sono é fundamental para quem quer garantir a sua aprovação em concursos públicos.

Espero que você tenha gostado do Artigo de hoje!

Bom Estudo!

Elizabeth Menezes

@elizabethmpalves

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.