Notícia

ENTREVISTA: Daniel Mendonça Carvalho – Aprovado em 1º lugar no concurso PRF para o estado do Rio de Janeiro

“Não desista! Concurso público é 10% inteligência e 90% persistência. Sempre que bater o desânimo, pense nos motivos que te fizeram começar a estudar e responda mentalmente a pergunta: o que é mais forte, seus motivos para desistir ou os motivos que te fizeram iniciar?”

Confira nossa entrevista com Daniel Mendonça Carvalho, aprovado em 1º lugar no concurso da Polícia Rodoviária Federal para o estado do Rio de Janeiro (provas objetiva e discursiva):

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Daniel Mendonça Carvalho: tenho 26 anos e sou formado em Engenharia de Produção Automotiva. Sou natural de Volta Redonda-RJ e atualmente moro em Resende, sul do estado do Rio de Janeiro.

Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Porque a área Policial?

Daniel: Foram dois os principais motivos: o primeiro motivo foi por maior disponibilidade de tempo e qualidade de vida proporcionada pelo serviço público em relação à indústria (área em que eu trabalhava); o segundo pela excelente oferta salarial em comparação com a iniciativa privada.

A escolha pela área policial é um desejo antigo, em especial pela PRF, pois é uma profissão que não há uma rotina de trabalho. Cada dia algo diferente te espera e sempre trabalhando em favor da população, seja salvando vidas, evitando acidentes ou combatendo o tráfico.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos para concurso?

Daniel: Antes de iniciar minha caminhada como concurseiro, eu trabalhava como Engenheiro numa empresa em minha cidade, Dessa forma, consegui realizar certas economias.

Em Junho de 2018, com o concurso da PRF na iminência de sair, decidi pedir demissão do cargo e me dedicar inteiramente aos estudos. Utilizei das minhas economias para me manter nesse período.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovado? Qual o último? Em qual cargo e em que colocação?

Daniel: Desde que iniciei meus estudos, o foco foi exclusivamente a PRF. Porém estava sempre de olho em oportunidades com edital semelhante na área policial. Foi assim que decidi realizar o concurso da Polícia Civil do Paraná, para o cargo de escrivão. A prova ocorreu em novembro de 2018 e consegui a aprovação em 4º lugar na prova objetiva concorrendo para as vagas de Curitiba.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados na primeira fase do certame?

Daniel: Não me lembro de sensação melhor na vida! Muito gratificante quando um sonho é realizado através de seu próprio esforço. Minha reação foi começar a pular, igual a um doido, e com isso acordei a casa toda. Estou escrevendo essa entrevista agora, mas ainda não tenho certeza se a ficha já caiu (risos).

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social?

Daniel: Vida social? O que é isso? Brincadeiras à parte (risos), minha rotina de estudos foi bem puxada. Acordava todos os dias às 5h e dormia entre 22h e meia noite. Parava para as necessidades básicas. Geralmente tirava os finais de semana como recompensa para descansar e dar atenção a minha namorada senão, ela me largava (risos).

Estratégia: Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro? Se sim, de que forma?

Daniel: Sou solteiro, não tenho filhos e namoro (amor, agora o casamento sai, rs). Meu pai é falecido, moro com a minha mãe. Graças a Deus sempre tive o apoio da minha família. Desde o momento que tomei a decisão de iniciar os estudos, minha mãe sempre fez de tudo para me deixar o mais tranquilo possível para estudar. Ela sempre acreditou que eu seria aprovado, mais do que eu mesmo acreditava. Devo tudo a ela.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Daniel: Eu acredito que o foco deva ser estudar para o concurso que é o seu objetivo maior e aproveitar outros concursos que tenham o edital parecido com o do seu objetivo. A minha opinião é: se você ficar mudando o foco, pode acabar se perdendo e não ser aprovado em nenhum deles.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao concurso que foi aprovado?

Daniel: Estudei durante 8 meses exclusivamente para a PRF.

Estratégia: Chegou a estudar sem ter edital na praça? Durante esse tempo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos?

Daniel: Sim! Estudei 6 meses sem edital publicado, tirando como padrão o edital do certame realizado em 2013. Para manter minha disciplina, eu montei meu próprio cronograma de estudos, seguindo-o a risca para manter o foco e finalizar minha meta diária de acordo com o planejado.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Daniel: Sempre preferi estudar em casa a aulas presenciais. Nesse sentido, o Estratégia caiu como uma luva. Eu estudei exclusivamente pelos materiais do Estratégia: foi um mix de videoaulas, PDF’s e muitas questões. No início, como nunca havia estudado para concursos, assisti muitas videoaulas para ter uma primeira noção do conteúdo. Depois o foco maior foi na leitura de PDF’s e resolução de exercícios.

A vantagem da videoaula é que ela te dá um entendimento inicial da matéria, te situando melhor em relação ao conteúdo, mostrando os pontos mais importantes. Porém, a desvantagem é que consome muito tempo para minimizar isso. Eu costumava sempre assistir as aulas na velocidade 2x. Em contrapartida, o PDF tem a vantagem de ser muito mais completo. Dessa forma, passar o dia todo lendo me cansava a vista. Era por essa razão que eu gostava de intercalar com as videoaulas.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Daniel: Conheci o Estratégia através de um grande amigo, que também estava estudando para PRF. Adquiri o material e não troco por nenhum outro.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que devem ser memorizados. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos? Quantas horas por dia costumava estudar?

Daniel: Eu mesmo montei meu plano de estudos. Estudava, em média, 5 matérias por vez. Conforme passava pelos conteúdos, fazia ciclos de revisão através de resumos e exercícios. Por conta disso, as matérias aumentavam e geravam um novo plano de estudo. Minha rotina diária era entre 12 e 15h líquidas de estudo.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Daniel: Não sei se posso chamar de dificuldade, mas eu diria que tinha um pouco de preconceito com Física, por isso acabei procrastinando um pouco o estudo dessa matéria. Para superar, foi só estudar (risos). Percebi que a dificuldade estava na minha cabeça.

Também considero Informática como uma matéria um pouco mais complicada, devido à abrangência que ela possui.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova? E véspera de prova: foi dia de descanso ou dia de estudo?

Daniel: Minha rotina de estudos se manteve. Acordava às 5h e dormia entre 22h e meia noite. Tive que cortar o final de semana da namorada (risos). A véspera de prova foi de revisão.

Estratégia: No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Daniel: Meu conselho é: Não faça o que eu fiz (gargalhadas). Eu acabei dando mais importância para a prova objetiva e deixei a discursiva um pouco de lado. Só peguei para estudar a discursiva faltando 15 dias para prova. Apesar de não ter tirado uma nota ruim (16.64), sei que poderia ter me saído melhor estudando mais.

Estratégia: Como está sendo sua preparação para o TAF e para as demais etapas?

Daniel: Como fui aprovado na prova da Polícia Civil do Paraná, venho treinando a parte física com um pouco de antecedência. Logo, estou conseguindo executar todos os testes exigidos para o TAF da PRF. Em relação ao exame psicológico, eu não fiz nenhum tipo de preparação ainda.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Daniel: Meu maior erro – Estudar discursiva somente próximo da prova.

Maiores acertos – Dedicar-me somente aos estudos; montar meu plano de estudos e metas diárias; revisões por resumos e muitas questões.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, como fez para seguir em frente?

Daniel: O mais difícil foi me manter sempre motivado. Em vários momentos o cansaço bateu. Tinha vontade de largar tudo e desistir, mas a vontade de vencer foi maior. Para ajudar a me motivar eu gostava de assistir vídeos da PRF, histórias de pessoas que estavam em situações mais difíceis que a minha e mesmo assim venceram. A história do Professor Herbert Almeida foi uma delas, perdi a conta de quantas vezes assisti.

Estratégia: Qual foi sua principal motivação?

Daniel: A minha principal motivação foi a vontade de mudar de vida e ajudar a mudar a vida das pessoas com meu trabalho.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Daniel: Não desista! Concurso público é 10% inteligência e 90% persistência. Sempre que bater o desânimo, pense nos motivos que te fizeram começar a estudar e responda mentalmente a pergunta: o que é mais forte, seus motivos para desistir ou os motivos que te fizeram iniciar?

Depoimentos de Aprovados

Cursos Online para PRF

CONFIRA AQUI o nosso artigo principal com todas as informações do Concurso PRF

Foi aprovado e deseja dividir com a gente e com outros concurseiros como foi sua trajetória até a aprovação?! Mande um e-mail para: [email protected]

Abraços,

Thaís Mendes

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Daniel, boa tarde, você resumia os PDFs do estratégia? Noto que são grandes mas porque possuem muitas questões, se puder, esclarece isso, se você os resumia ou só fazia grifar. Parabéns.
    Filho em 14/04/19 às 15:50
  • Muito obrigado Carlos, continue incentivando e apoiando seu filho sempre. Um abraço!
    Daniel Carvalho em 12/03/19 às 21:31
  • Eu queria parabenizar esse rapaz eu sou de Porto real tem 35 anos tenho um filho de 10 anos sempre falou pra ele estuda bastante pós só assim que vc vai ser alguém na vida e outra meu sonho que ele siga essa profissão da PRF que e umas das melhores abraço atodos boa sorte nessa caminhada meu jovem
    Carlos em 11/03/19 às 20:45