Notícia

ENTREVISTA: Cleidimar Sousa – Aprovada em 2º lugar (GEX SÃO LUIS) no concurso INSS 2016

“O apoio da família é fundamental. Sem o apoio do meu esposo e da nossa filha eu não teria conseguido. É importante deixar claro para as pessoas do convívio qual o objetivo que está buscando e porque está buscando. Isso dá um certo conforto. A luta torna-se de todos e não apenas da gente”

Confira nossa entrevista com Cleidimar Sousa, aprovada em 2º lugar (GEX SÃO LUIS) no concurso INSS 2016:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nosso leitor possa te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Cleidimar Sousa: Olá, tudo bem? Obrigada pelo convite. É sempre muito bom poder compartilhar coisas boas. Meu nome é Cleidimar do Nascimento Sousa. 36 anos. Piauiense, de São José do Peixe. Ainda não conclui o meu ensino superior. Já iniciei dois cursos diferentes e parei no caminho para focar nos concursos. Achei mais importante garantir um emprego. O diploma pode vir depois.

Sempre tive vida muito difícil, o que me obrigou a retardar os meus estudos, pois tive que começar a trabalhar desde a infância. Na roça, doméstica, babá etc. Mas vejo todas as adversidades que passamos(minha família e eu) na vida como MOTIVAÇÃO para melhorar de vida.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Cleidimar: Sempre trabalhei. Estudava no ônibus/metrô, parada de ônibus, horário de almoço, às vezes de madrugada, final de semana.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último?

Cleidimar: 3 aprovações nas vagas e um cadastro reserva.

1 – Conselho Nacional de Técnicos em Radiologia – 2 vagas, 2º lugar
2 – Instituto Federa de Brasília – IFB – 45 vagas, 41º
3 – INSS 2015/16 – GEX SÃO LUIS – fiz por cotas, 5 vagas, 2º lugar
4 – TRE/PI, cadastro reserva 10º lugar pelas cotas.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Cleidimar: A sensação é indescritível. Muitas emoções ao mesmo tempo.
De fato, só consegue descrever essa sensação quem vive. Quem luta pra conseguir. Essa luta significa dar o seu melhor. Saber que é difícil, mas NÃO impossível.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Cleidimar: Quando eu comecei a estudar o meu pensamento era de mudar de vida, ou ao menos melhorá-la. Então eu reduzi o meu convívio social. Me isolei por um tempo, não 100%, mas na casa dos 75/80% do que eu saía antes, com certeza.

Isso foi fundamental no início, pois as pessoas NÃO acreditam que somos capazes. Passar em concurso NÃO significa parar com a vida, mas é necessário mudar de hábitos se quiser ter bons resultados a curto e médio prazo.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?

Cleidimar: Sou casada, 1 filha de 13 anos. O apoio da família é fundamental. Sem o apoio do meu esposo e da nossa filha eu não teria conseguido. É importante deixar claro para as pessoas do convívio qual o objetivo que está buscando e porque está buscando. Isso dá um certo conforto. A luta torna-se de todos e não apenas da gente. Foi um diferencial muito grande para mim. Falei abertamente com o meu esposo Clecio – e nossa filha Luiza – que precisava da ajuda deles, que a tarefa era árdua e sozinha ficava ainda mais difícil. Entenderam prontamente. Também entenderam que o sacrifício é temporário e o resultado é para sempre, e para todos nós.

Estratégia: Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos, para treinar e se manter com uma alta motivação ou decidiu manter o foco apenas naquele concurso que era o seu sonho?

Cleidimar: No início eu NÃO tinha concurso dos sonhos. Precisava passar em um concurso. Passei em dois no mesmo mês/ano(abril/2012), presente de aniversário duplo, rsrs. Fui chamada. Trabalhei. Continuei estudando, agora desacelerado. Meio sem pressa. Em 2015 descobri os concursos dos TREs. Estudei para o TRE-GO e logo me identifiquei com as matérias específicas, minha nota foi 86 e nota de corte 88. Tomei gosto e voltei a estudar. Fiz 3 TREs no Nordeste. Fui eliminada de 2 e fiquei no cadastro no TRE-PI. Resolvi que é essa carreira que quero seguir, Judiciário, área Eleitoral, e apenas no Nordeste.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior? 

Cleidimar: Concurso dos meus sonhos: Judiciário, área Eleitoral, e apenas no Nordeste.
Se a pessoa tiver como se manter financeiramente e tiver um concurso dos sonhos eu acredito que o melhor e mais curto caminho é FOCAR com determinação no concurso dos sonhos. Nós, concurseiros, cometemos o erro de querer atirar para vários lados. Isso dificulta e atrasa a aprovação. Faz com que batamos na trave, mas bater na trave NÃO traz nomeação, e é isso o que buscamos, nomeação. Portanto, minha sugestão é que estudem focados no objetivo final.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?

Cleidimar: Para o INSS eu estudei a matéria específica – Direito Previdenciário – mais ou menos uns 35 a 40 dias, no máximo. Mas estudei com muito afinco e determinação (sábados, domingos, feriados e, por uma semana e meia, de madrugada).

Para o INSS eu já comecei a estudar praticamente na reta final dos demais. O edital já estava na praça há quase 3 meses, isso me deu mais força, pois sabia que a galera já estava inteirada do assunto e eu tinha que me desdobrar, começar do zero, o edital se tornou me amigo quase inseparável nesse período. Para outros concursos em que ainda não tem edital eu procuro estudar as básicas.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Cleidimar: Especificamente para o INSS eu utilizei o material do Estratégia Concursos, os PDFs do Ali Mohamad Jaha, o curso resumido, em vídeo aulas do professor Amable Zaragoza, ambos maravilhosos. Além de alguns aulões no youtube de outros professores.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Cleidimar: Através de referências de outros candidatos já aprovados. Servidores da CGU, local onde eu iniciei a minha trajetória no mundo dos concursos. Devo muiiiiiiiiito a muita gente lá. Entrei lá como estagiária e saí concursada. Me orgulho muito de ter convivido com tanta gente maravilhosa. Além de me ajudarem de várias maneiras eles foram também parte da minha inspiração. A minha gratidão por eles será eterna.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Cleidimar: Para o INSS eu estudei quase que diariamente Direito Previdenciário, tendo em vista que eu já tenho bagagem das outras matérias.

Para estudar todo o conteúdo, ou pelo menos o máximo possível do conteúdo do edital, eu procuro estudar por material de qualidade, é fundamental. O conteúdo é direcionado. Sem muitos rodeios. É exatamente disso que o candidato precisa. Estudar com qualidade. Tem a teoria necessária, resumos, e claro, as maravilhosas listas de questões ao final de cada aula. Aquelas eu não deixo passar, é a minha parte preferida dos estudos.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Cleidimar: Tive muita dificuldade na parte de Direito Previdenciário inicialmente. Raciocínio Lógico e Informática também. Usei as madrugadas para assimilar melhor o conteúdo dessas matérias através de aulões de professores renomados no youtube, além de muitas questões.

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Cleidimar: Foquei mais nas específicas, respondendo questões, com certeza. Mas não podemos desprezar nenhuma matéria, pois todas tem o seu grau de importância. No meu caso, sem dúvidas, as listas de questões com foco na banca são fundamentais, não abro mão.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Cleidimar: Eu costumo manter o ritmo acelerado, mas não dia e noite. Precisamos dormir, afinal não somos de ferro, né?! O descanso é importante e necessário. Para a prova do INSS participei de um aulão presencial de véspera, o dia todo. Faço isso com muita tranquilidade. Também gosto de ler alguma coisa antes da prova, enquanto espero a abertura dos portões, isso me alivia a tensão.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Cleidimar: O meu maior erro até hoje foi querer fazer tudo quanto era concurso que saía. Batia sempre na trave, mas ficava por lá mesmo. Esse é um erro fatal. Esse é o erro que a maioria comete. É preciso focar em uma área/carreira, depois disso tudo fica mais fácil.

Os meus maiores acertos foram criar um foco e lutar por ele, estudar da maneira mais correta possível, com material específico, muitas questões da banca e principalmente, enxergando o meu resultado. Quando nos direcionamos, conseguimos enxergar o resultado que desejamos e isso nos faz lutar com mais garra e determinação. Encurtamos o caminho até a vitória.

Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?

Cleidimar: Muitas pessoas NÃO TÊM humildade. A humildade também é um fator que pode abreviar o caminho até a posse. Conversar com outras pessoas que têm os mesmos objetivos, compartilhar materiais etc. Muita gente não doa/compartilha material porque acha que tá ajudando seu concorrente, mas essas mesmas pessoas não sabem que o seu maior concorrente são elas próprias e a banca que vai prestar a prova. Isso atrapalha bastante.

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Cleidimar: O mais difícil é o cansaço físico e emocional que bate às vezes, mas isso é normal. Para vencê-los e para me manter motivada eu sempre penso nas dificuldades que já passei na vida, na melhoria que tenho hoje e no que ainda vai melhorar, para mim e minha família, principalmente para a minha filha.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Cleidimar: A todos aqueles que estão começando eu que eu posso dizer é: para a maioria é um longo e árduo caminho, mas é possível para qualquer um. Todos nascem com inteligência. Basta direcioná-la para o seu foco. Para uns as coisas vêm fáceis, para outros, não. Mas independentemente da situação o caminho é o mesmo: estudo, estudo, estudo, até a tão sonhada posse. Ajudem outras pessoas que precisarem, se puder, claro.

Concurso é para os fortes, e os fortes não desistem. (Cleidinha Sousa)

Outras entrevistas em:

Depoimentos de Aprovados
Cursos Online para Concursos

Assessoria de Comunicação

[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • São essas histórias que nos ajudam a continuar trilhando esse caminho tão difícil mas rico em expectativas e sonhos!!! Parabéns
    Luiz Felipe em 31/10/18 às 17:31
  • Fantástica a sua história de vida! Parabéns!! Que isso sirva de motivação pra todos nós!
    Mônica em 09/12/16 às 20:52
  • "Se soubesses das vitórias que estão por vir, entenderias porque de toda sua luta." Você acreditou e alcançou! Acabei de aprender muito com vc!
    Fabiane em 09/12/16 às 19:23