Notícia

ENTREVISTA: Vitor Araújo – Aprovado no concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais

entrevista aprovado tre-mg“Tenha fé e persistência. Não ligue para que os outros pensam sobre o que você faz para ter seu sonho realizado. Vá em frente, terás espinhos e alegrias no caminho, mas quem nunca se arranhou pra chegar até o objetivo final? Não tem mágica. Depende única e exclusivamente de você”

Vitor tinha como objetivo ser aprovado no concurso do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Tentou durante sete anos. Não desistiu, mesmo sendo reprovado por duas vezes. Hoje, aprovado em sua terceira tentativa, colhe os frutos do estudo e da perseverança.

Saiba um pouco da história desse mineiro, de apenas 31 anos, na entrevista a seguir:

Estratégia Concursos – Conte-nos um pouco sobre você, para que nosso leitor possa te conhecer melhor. Você é formado em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Vitor de Araújo – Olá! Meu nome é Vitor Neri de Araujo, sou natural de São João del Rei MG, 31 anos. Sou formado em Direito com pós lato sensu em Administração Pública e Gerência de Cidades.

Estratégia Concursos – Durante sua caminhada como concurseiro, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Vitor – Durante a preparação para o TRE/MG, eu estava estudando para o concurso, e trabalhava já em outro órgão do Executivo Federal. Quando saiu o edital do TRE/MG comecei a me preparar pelo material do Estratégia Concursos, que por sinal, me deu uma base muito sólida para a realização do concurso, tanto na parte objetiva quanto na discursiva. E também estava em fase final de conclusão da minha pós restando o período de redação, e apresentação do TCC final, sendo ela realizada na semana anterior ao carnaval de 2015, praticamente um mês antes da prova do TRE/MG. Foi à base de muito suor, sacrifício e dedicação mesmo. Batalhei desde 2008 pra entrar no TRE/MG, e na terceira tentativa, finalmente deu certo.

Estratégia Concursos – Quantos e em quais concursos você já foi aprovado? Qual o último?

Vitor – Já fui aprovado em diversos concursos, dentre eles destaco: TJMG 2ª instância 2008, (cheguei a assumir), MPMG e TCE MG, (não assumi ambos), IF Sudeste MG (Este era o meu órgão atual até a aprovação no TRE MG, esta sendo minha ultima aprovação), fiz TRT MG em 2009 e em 2015, mas não obtive êxito.

Estratégia Concursos – Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Vitor – Era a realização de um sonho desde moleque quando já trabalhava como mesário ou cedido da Justiça Eleitoral, e de um dia pro outro virei servidor público efetivo da Justiça Eleitoral, algo de que me orgulho muito: não tem preço!

Estratégia Concursos – Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Vitor – Abdiquei de carnaval, festas e amigos, mas menos duas coisas: estudar e namorar, disto eu não abria mão de jeito algum.

Estratégia Concursos – Você é casado? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseiro(a)? Se sim, de que forma?

Vitor – Namoro, mas não tenho filhos. Moro atualmente sozinho na capital mineira e a namorada é do interior. Meu pai foi o meu maior incentivador, e minha avó, falecida há cinco anos, professora no Estado, criou os filhos com muito sacrifício, também foi o meu espelho.

Estratégia Concursos – Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Vitor – Com certeza serve como experiência anterior não só para prova como tempo de serviço público como um todo, bem como ajuda a formar a bagagem de experiências no setor público e em provas de concursos anteriores. 

Estratégia Concursos – Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?

Vitor – Preparei-me especificamente para os dois tribunais, TRE e TRT MG, desde Setembro de 2014 até Julho de 2015 foi o período de preparação para ambos os concursos. Quando não tinha edital publicado, treinava com questões das matérias em que eu tinha certo domínio (Direito Constitucional, Administrativo e Eleitoral).

Estratégia Concursos – Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Vitor – Usei material em PDF, sites de questões resolvidas e comentadas, fórum de dúvidas do Estratégia. Dentre as vantagens destaco a facilidade de acesso ao professor pelo e-mail, e não ter deslocamento pra estudar num determinado horário, sendo que você mesmo faz o seu horário. As desvantagens são a falta do contato físico, e ter que se adaptar para se organizar no tempo, coisa que particularmente eu tenho muita dificuldade, desde pequeno.

Estratégia Concursos – Como conheceu o Estratégia Concursos?

Vitor – Conheci o Estratégia no Google e no Facebook.

Estratégia Concursos – Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e releitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Vitor – Dividia as matérias básicas com específicas durante a semana, e treinava com questões recentes de outras bancas. Lia e relia o texto em PDF para fixação. Além de resolver as questões propostas no material do Estratégia.

Estratégia Concursos – Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Vitor – Tive dificuldades, principalmente na caligrafia, pois estou muito acostumado a digitar a escrever manualmente, tive que reaprender a escrever a caligrafia, maiúsculas e minúsculas, com vídeos no Youtube, algumas letras saiam em forma. Mas com os vídeos fui treinando e até nisso me superei, bem como em escrever dentro do limite de linhas, desafio também superado.

Estratégia Concursos – A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na releitura, em resumos, em exercícios, etc?

Vitor – Na reta final eu fazia exercícios e lia alguns tópicos das matérias com maior dificuldade, além de resolver simulados.

Estratégia Concursos – No seu concurso, tivemos, além das provas objetivas, as provas discursivas. Como foi seu estudo para esta importante parte do certame? O que você aconselha?

Vitor – Para a prova discursiva é preciso ser claro, objetivo e sem “lero-lero”. Treinamento é fundamental, para que na hora da prova, as ideias fluam e se escreva com naturalidade, sem nervosismo.

Estratégia Concursos – Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?

Vitor – Um dos maiores erros é deixar pra começar a se preparar com edital publicado. Estudar português e treinar discursivas antes do edital publicado, bem como constitucional e administrativo são ferramentas indispensáveis para o sucesso na aprovação.

Estratégia Concursos – O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Vitor – O mais difícil foi administrar o minúsculo tempo que eu tinha para estudo e trabalho. A principal motivação era a persistência de ter tentado pela terceira vez o concurso do TRE/MG e ter finalmente alcançado um dos meus objetivos. Pretendo ainda estudar para analista da área judiciária do TRE/MG, ai sim me aposento dos concursos.

Estratégia Concursos – Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Vitor – Não desista! Concursos não acabam. Os que acreditam que um dia vão acabar estão pensando em um mito. A não ser que se mude o regime de governo atual, ai sim, mas com a maturidade democrática, isto é impossível de acontecer. A caminhada é árdua, mas vale a pena e é gratificante. Acredito numa das frases de Augusto Cury: “Não desista de seus sonhos, sua hora chegará.”

Tenha fé e persistência. Não ligue para que os outros pensam sobre o que você faz para ter seu sonho realizado. Vá em frente, terás espinhos e alegrias no caminho, mas quem nunca se arranhou pra chegar até o objetivo final? Não tem mágica. Depende única e exclusivamente de você para conseguir o seu objetivo.

Forte abraço galera do Estratégia, especialmente aos professores Ricardo Vale, Nádia Santos e Ricardo Torques. Até breve.

Outras entrevistas em:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/depoimentos/

Assessoria de Comunicação

[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Parabéns Vitor! Sucesso noseu novo cargo! Boa sorte!
    Roberto em 19/02/16 às 12:42
  • Informática e, principalmente, português me derrubaram neste concurso do TRE/MG. A organizadora foi a CONSULPLAN, que tem esta fama de detonar no português. Estudei de 10h a 12h por dia, mas não foi o suficiente. Continuo na caminhada...
    JC em 19/02/16 às 09:30
  • Bela história. Parabéns. Quando o Estratégia vai lançar curso pra Técnico do TRE BAHIA? Só tenho achado cursos desatualizados por aí. Abç.
    Murilo em 19/02/16 às 08:44