Notícia

ENTREVISTA: Adriana de Andrade Souza Silva – Aprovada em 1º lugar para analista do INSS na gerência de Guarulhos

“Meu maior acerto foi estudar pelos pdfs e dar tudo sem ter qualquer dúvida de que esse era meu concurso, mesmo tendo apenas uma vaga. Foque em um concurso, pegue materiais de qualidade para seu estudo, confie em Deus e no trabalho de nossos professores.”

Confira nossa entrevAdriana - analista do INSSista com Adriana de Andrade Souza Silva, aprovada em 1º lugar para analista do INSS na gerência de Guarulhos:

Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nosso leitor possa te conhecer melhor. Você é formada em que área? Qual sua idade? De onde você é?

Adriana de Andrade Souza Silva: Sou formada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tenho pós-graduação em Saúde Pública e tenho 38 anos.

Estratégia: Durante sua caminhada como concurseira, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?

Adriana: Meu marido é militar do Exército e com a nossa transferência para Pindamonhangaba-SP eu acabei não conseguindo um novo emprego na cidade. Anteriormente morávamos em Alegrete-RS e lá eu era concursada da prefeitura. Já em Pindamonhangaba eu cuidava apenas dos afazeres em casa e estudava das 0830h às 1630h.

Estratégia: Quantos e em quais concursos já foi aprovada? Qual o último?

Adriana: Já havia prestado alguns concursos para prefeituras de algumas cidades, sendo aprovada na prefeitura de Itatiaia-RJ e Alegrete-RS. Havia feito o concurso do INSS em 2009, ocasião em que fiquei em 3º lugar para agência Alegrete, sendo somente a primeira e segunda colocadas nomeadas.

Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados/classificados?

Adriana: Primeiro chorei muito ao ver que todo o esforço e horas de estudos haviam sido recompensados. Tive um sentimento de muita gratidão ao meu Deus que me possibilitou este momento, pois eu não esperava abrir o concurso para minha formação este ano.

Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar no concurso o mais rápido possível?

Adriana: Eu e meu marido decidimos que só iríamos aos compromissos da igreja e nos demais compromissos que fossem essenciais. Fora isso, era estudo total. Colocamos até nosso filho de 3 anos no colégio em horário integral para que eu pudesse estudar enquanto o meu marido trabalhava. Na semana da prova deixamos ele com os avós para que eu e meu marido estudássemos juntos. Deu uma dor no coração, mas hoje vemos que valeu todo o esforço.

Estratégia: Você é casada? Tem filhos? Namora? Mora com seus pais? Sua família entendeu e apoiou sua caminhada como concurseira? Se sim, de que forma?

Adriana: Sou casada e meu marido me deu total apoio durante a caminhada, estudando junto comigo e ajudando com o meu filho durante meus estudos.

Estratégia: Ao longo de sua jornada, você tentou outros concursos, para treinar e se manter com uma alta motivação ou decidiu manter o foco apenas naquele concurso que era o seu sonho?

Adriana: Tentei o concurso da prefeitura de Taubaté-SP e da Defensoria do Estado de São Paulo, mas não me classifiquei em nenhum deles.

Estratégia: Você acha que vale a pena fazer outros concursos, com foco diferente daquele concurso que é realmente seu objetivo maior?

Adriana: Apenas para pegar ritmo de prova, mas acredito que o foco deve ser total no concurso dos seus sonhos. Graças a Deus e aos excelentes professores do Estratégia consegui atingir meu sonho.

Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação? Durante este tempo de estudo, como você fazia para manter a disciplina nos estudos mesmo naqueles períodos em que não havia edital na mão?

Adriana: Estava estudando 3 meses antes do edital do concurso pois estava tentando outros concursos para minha área. Assim que foi divulgada a notícia de que o edital contemplaria vagas para minha formação o foco foi total no INSS.

Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o concurso? Aulas presenciais, telepresenciais, livros, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?

Adriana: Nos 3 meses anteriores ao edital eu estava fazendo um curso básico de minha especialidade em vídeo aula. Logo depois peguei todos os pdf do Estratégia e segui em frente estudando pelos pdf da professora Ana Paula e demais professores. Os pdfs são muito mais rápidos e essa é uma realidade que alguns concurseiros devem aceitar. As vídeo aulas devem ser usadas apenas para retirada de dúvidas ao meu ver.

Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?

Adriana: Um colega do meu marido que também era militar e contemporâneo do professor Ricardo Vale na AMAN comentou que o Ricardo havia montado o cursinho com outros companheiros. Hoje esse amigo é Auditor da Receita Federal aprovado em 2014 e sua indicação foi de fundamental importância para que conhecêssemos esse trabalho maravilhoso.

Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo o concursando é a quantidade de assuntos que deve ser memorizada. Como você fez para estudar todo o conteúdo do concurso? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?

Adriana: Estudava várias matérias por dia. Peguei as dicas do professor Mário e montei meu horário de estudos conforme as orientações dadas nos aulões. Li praticamente toda a teoria e ia fazendo exercícios. Depois, perto da reta final continuei relendo os materiais e fazendo exercícios da banca principalmente.

Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?

Adriana: Raciocínio Lógico e informática. Na verdade elas ainda não foram superadas rsrs. 

Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período? Você se concentrava nas matérias de maior peso ou distribuía seus estudos de maneira mais homogênea? Focava mais na re-leitura, em resumos, em exercícios, etc ?

Adriana: Li todo o material e continuei fazendo os exercícios que mais eu havia errado.

Estratégia: Na semana da prova, nós sempre observamos vários candidatos assumindo uma verdadeira maratona de estudos (estudando intensamente dia e noite). Por outro lado, também vemos concurseiros que preferem desacelerar um pouco, para chegar no dia da prova com a mente mais descansada. O que você aconselha?

Adriana: Na última semana estudei praticamente os dias todos integral. Só parei para comer e ir ao banheiro. Fiquei cansada mas a adrenalina me ajudou na hora da prova.

Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?

Adriana: Revisaria mais algumas matérias que deixei de lado. Meu maior acerto foi estudar pelos pdfs e dar tudo sem ter qualquer dúvida de que esse era meu concurso mesmo tendo apenas uma vaga. Creio que o diferencial foi escolher essa gerência com apenas uma vaga. 

Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros concurseiros, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para concursos?

Adriana: O maior erro na minha opinião é escolher materiais ruins e desistir deles já no meio do conteúdo. Isso causa uma perda de tempo fatal para o concurseiro. 

Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?

Adriana: Minha maior motivação era poder ajudar meu marido a permanecer na região, pois acreditamos que temos um chamado de Deus para ajudar as pessoas através de nossa igreja local. Com essa aprovação creio que isso já é uma realidade.

Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!

Adriana: Foque em um concurso, pegue materiais de qualidade para seu estudo, confie em Deus e no trabalho de nossos professores.

FOCO, FORÇA E FÉ! JESUS AMA VOCÊS!

Outras entrevistas em:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/depoimentos/

Assessoria de Comunicação

[email protected]

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Voce é exemplo de dedicaçao e fé ela e tudo que se sonha esperando um resultado do que não se ve parabens felicidades
    Eliani Aparecida Durvan de Souza em 28/06/16 às 21:50
  • Lindo testemunho!
    Alane em 28/06/16 às 20:32
  • Parabéns, além de estudiosa e dedicada tem fé, uma combinação perfeita!
    Nikilauda Lira em 28/06/16 às 17:40
  • Parabéns!! Deus abençoe a família.
    EDMILSON CORREA em 28/06/16 às 15:31