Entenda tudo sobre hipérbole

Você sabia que já usou hipérbole um milhão de vezes e nem percebeu? Não acredita em mim? Então, veja só.
Quantas vezes você já disse que estava “morrendo de fome” antes do almoço? Ou que esperou por “um século” na fila do banco?
Essas expressões, repletas de um exagero intencional, são exemplos perfeitos da hipérbole.
Este nome não muito bonito se refere a uma ferramenta linguística que usamos todos os dias, muitas vezes sem nos darmos conta.
Neste artigo iremos entender exatamente o que é essa figura de linguagem e por que os examinadores adoram cobrar este assunto em provas.
Afinal, o que é Hipérbole?
Esta é a pergunta de um milhão de dólares, meu caso padawan!
A hipérbole é uma figura de linguagem, classificada especificamente como uma figura de pensamento, que consiste no exagero intencional de uma ideia para dar ênfase.
O objetivo é expressar um conceito ou sentimento com muito mais intensidade.
Hipérbole como recurso expressivo
A hipérbole serve a propósitos comunicativos que vão além de simplesmente aumentar as coisas.
Desta forma, podemos dizer que suas duas principais funções são:
- Dar ênfase
- Argumentar
Como vimos, o seu uso mais evidente manifesta-se na ênfase e intensidade de uma sensação ou ideia.
Assim, quando alguém diz “Eu estou congelando de frio!”, é óbvio que a pessoa não está, de fato, congelando.
No entanto, a expressão comunica com muito mais força a intensidade da sensação de frio, tornando a mensagem mais expressiva.
Porém, além de amplificar sentimentos, a hipérbole também se revela como uma ferramenta argumentativa.
Vamos ver a frase abaixo:
“O meu professor é o melhor, todo mundo é fã dele.”.
Por mais que o professor seja incrível, é muito pouco provável que, literalmente, todos os indivíduos sejam fãs dele.
Contudo, o exagero é utilizado para reforçar o ponto de vista de quem fala, argumentando de forma enfática sobre as qualidades do docente.
Exemplos de hipérboles que usamos todos os dias
A hipérbole está tão integrada à nossa fala que muitas vezes nem a notamos.
Essas frases, que vão do desejo (“Estou morrendo de vontade de tomar sorvete”) à frustração (“Já te falei um milhão de vezes para não fazer isso”), mostram como o exagero se tornou uma ferramenta natural para, digamos assim, “dar uma corzinha a mais” às nossas emoções.
Vamos ver mais exemplos do uso da hipérbole no nosso dia-a-dia:
- Chorei um oceano de lágrimas lendo esse livro.
- Minha mochila está pesando uma tonelada.
- Estou morrendo de saudade de você.
- Ele demorou um século para chegar aqui.
- Vou me matar de tanto estudar.
Hipérbole – Figura de pensamento
Como vimos acima, a hipérbole é classificada como uma “figura de pensamento”, pois seu efeito ocorre no campo das ideias e do significado (no campo semântico).
Diferentemente de uma figura de som como a aliteração, que joga com a repetição de fonemas, a hipérbole atua exclusivamente no campo das ideias, alterando nossa percepção da mensagem, e não sua sonoridade.
CURIOSIDADE: A origem da palavra ajuda a entender seu conceito. “Hipérbole” vem do termo grego hyperbolé, que significa “lançar além”.

HIPÉRBOLE X EUFEMISMO
Para adicionar profundidade à análise, é bem interessante notar que a hipérbole é considerada o “contrário” do eufemismo. Enquanto a hipérbole intensifica e exagera uma expressão, o eufemismo, que é outra figura de linguagem, é usada para suavizar ou amenizar uma ideia considerada desagradável ou chocante.
Exemplo de eufemismo: “Fulano bateu as botas!“. A expressão “bateu as botas” significa que a pessoa morreu. Contudo, para amenizar a mensagem, utilizou-se o termo “bater as botas”.
Como isso cai em concurso público
São muitas as bancas que cobram figuras de linguagem e, a hipérbole, por ser uma figura de linguagem muito poética e subjetiva é um prato cheio nas questões que envolvem interpretação.
Vamos ver esta questão da FGV:
FGV – 2023 – Professor de Educação Básica (SEE MG)/Língua Portuguesa
Texto associado:
“Meses depois fui para o seminário de São José. Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva. Há nisto alguma exageração; mas é bom ser enfático, uma ou outra vez, para compensar este escrúpulo de exatidão que me aflige. Entretanto, se eu me ativer só à lembrança da sensação, não fico longe da verdade; aos quinze anos, tudo é infinito. Realmente, por mais preparado que estivesse, padecia muito. Minha mãe também padeceu, mas sofria com alma e coração; demais, o Padre Cabral achara um meio-termo: experimentar-me a vocação; se no fim de dois anos, eu não revelasse vocação eclesiástica, seguiria outra carreira.”
Observe esse fragmento do mesmo texto de Machado:
“Meses depois fui para o seminário de São José. Se eu pudesse contar as lágrimas que chorei na véspera e na manhã, somaria mais que todas as vertidas desde Adão e Eva. Há nisto alguma exageração; mas é bom ser enfático…”
Esse fragmento alude ao seguinte tipo de linguagem figurada:
a) metáfora.
b) metonímia.
c) eufemismo.
d) hipérbole.
Gabarito: Letra D
Comentários:
A alternativa correta é hipérbole, pois o fragmento apresenta um exagero intencional e evidente com finalidade expressiva.
Ao afirmar que as lágrimas que chorou “somariam mais que todas as vertidas desde Adão e Eva”, o narrador não pretende ser literal. Trata-se de um exagero consciente, usado para intensificar o sofrimento emocional vivido naquele momento da juventude dele. O próprio texto confirma isso ao dizer: “Há nisto alguma exageração; mas é bom ser enfático…”.
Conclusão
Como vimos, a hipérbole é muito mais do que um simples exagero, é uma figura de linguagem que adiciona intensidade e poder argumentativo aos textos e até às nossas conversas diárias.
RESUMINHO PARA NÃO ESQUECER:
- Hipérbole é o exagero intencional
- É uma figura de pensamento
- Serve para enfatizar e convencer
Para quem quer saber mais sobre este tema e muitos outros, o Estratégia Concursos oferece a estrutura ideal para isso, com materiais completos, professores altamente capacitados, sistemas de questões e muitos outros recursos diferenciais que preparam você de verdade para alcançar seus objetivos.
Bons estudos!
Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.