Artigo

ENEM Dos Conteúdos às Habilidades, o que é Preciso Saber Para Entender

Olá meu amigo,

Fala fera,

Estamos aqui eu (Jônatas Gonçalves, Coordenador do Estratégia Concursos, Estratégia Enem) e o professor Ivys Urquiza (Responsável pelo projeto Física Total – maior canal de Ensino de Física da internet Brasileira), discutindo sobre o que realmente mudou na prova desde 2009 e como o sucesso das escolas campeãs ENEM está associada ao entendimento dessas mudanças e como elas conseguiram aplica-las na sala de aula.

O ponto crucial nesta discussão é como o conteúdo pode ser usado no desenvolvimento de habilidades no seu dia a dia. O conteúdo em si deixa de ser um fim para se tornar um meio de desenvolver o indivíduo e suas competências, inclusive despertando tais habilidades.

Se inscreva no aulão

Fera, muito se fala sobre competências e habilidades e a importância delas para o ENEM. Ok? Mas, e você? Sabe o que é uma habilidade? Vamos aprender usando uma situação real:

Imagine um jogador de futebol, em campo, fazendo o seu melhor. Não é difícil perceber que ele terá de ser capaz de realizar muitas tarefas, tais como: conduzir a bola enquanto corre, dar passes, chutar em gol, cabecear, se posicionar bem em campo (só para ficarmos em algumas). Para cada tarefa é preciso que o jogador tenha um “saber fazer”, ou seja, uma habilidade e possuir essas habilidades é que permite ao jogador exercer seu papel de forma competente.

Nas palavras de Philippe Perrenoud(1), pode-se entender competência como:

uma capacidade de agir eficazmente em um determinado tipo de situação, apoiada em conhecimentos, mas sem se limitar a eles.

Elio Carlos Ricardo(2) vai além:

“As competências seriam então a mobilização de recursos cognitivos, entre eles o conhecimento, a fim de responder a uma situação-problema em tempo real. Essa utilização, integração e mobilização se dará em uma transposição de contextos, com vistas a inferir possíveis soluções ou elaborar hipóteses.”

De forma “mais direta”, pode-se dizer que, ao ser apresentado a uma situação problema, você será considerado competente se souber o que fazer. Mais ainda, você deve saber e fazer.

Esse “saber o que fazer” será o principal tema de nossa conversa, sexta (15/08) às hh mm

E como não poderia ser diferente, já que teremos em nosso bate papo a presença do professor Ivys Urquiza, vamos dar dicas de como usar de forma eficiente e eficaz as videoaulas em sua preparação para o ENEM.

 

Referências.

 (1) Perrenoud, P. Construir as Competências desde a Escola. Trad. Bruno Charles Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999, 90 p.

(2) Ricardo, E.C. Implementação dos PCN em Sala de Aula: Dificuldades e Possibilidades, Física na Escola, v. 4, n. 1, 2003.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Preciso de um Coach para minha filha que estuda para o vestibular de medicina (Enem)
    Mônica em 02/06/17 às 15:44