Artigo

Eficiência Eficácia e Efetividade aplicados à Administração Pública

Prezados concurseiros, neste artigo iremos estudar os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade aplicados à Administração Pública.

Em primeiro lugar é importante saber que esses conceitos são muito cobrados em provas, seja na disciplina de Administração Geral, como na disciplina de Administração Pública. Por vezes, ele aparece até mesmo relacionado ao Direito Administrativo ou em Administração Financeira e Orçamentária.

Eficiência eficácia

Com a leitura deste artigo, você vai ser capaz de diferenciar o significado da eficiência, eficácia e efetividade, para que fique bem claro, de uma vez por todas, o conceito de cada um.

Eficiência eficácia e efetividade

Eficiência

De acordo com Chiavenato, em seu livro Administração Geral e Pública (2008), eficiência se relaciona com o uso dos recursos que temos disponíveis para atingir nossos objetivos. Portanto, quando falamos que alguém foi eficiente é porque utilizou os recursos que tinha de forma adequada. Ou seja, a eficiência é a relação entre os produtos/serviços gerados (outputs) com os insumos utilizados.

O exemplo clássico apresentado pelos teóricos sobre o assunto, refere-se as campanhas de vacinação. Ela será mais eficiente quanto menor for o seu custo, ou seja, quanto menor for o custo da campanha, mantendo‐se os objetivos propostos, mais eficiente ela será.

De modo resumido, a eficiência está relacionada a utilizar os recursos da melhor forma, ao meio de se fazer e a fazer bem alguma tarefa.

Eficácia

De acordo com a teoria sobre a matéria, a eficácia é fazer a coisa certa. O conceito é relacionado não com a utilização dos recursos, mas se atingimos realmente o objetivo que traçamos. A eficácia está diretamente ligada à quantidade e qualidade de produtos e serviços entregues ao usuário.

Voltando ao exemplo anterior da campanha de vacinação, ela será considerada eficaz se conseguir atingir a meta do número de pessoas vacinadas ou superá-la. Não estará muito preocupada com os recursos e com os insumos, mas sim com o atingimento da meta. Por esse motivo que se diz que a eficácia se relaciona aos fins. Por outro lado, se a campanha de vacinação atingiu a meta do número de pessoas vacinadas, mas excedeu o orçamento previsto, ela terá eficácia, mas não será eficiente.

Efetividade

Por fim, o conceito da efetividade. Muitos candidatos acabam por confundi-lo com o conceito de eficácia, por isso fique atento. De acordo com Robbins e Coulter (1998), a Efetividade refere-se ao impacto das ações. Como a execução de um programa pode ou não alterar uma realidade.

Ao voltar no exemplo da campanha de vacinação, para ela ser considerada efetiva ela deve impactar a realidade, ou seja, reduzir ou eliminar a doença relacionada a campanha de vacinação. Repare, se a campanha vacinou todas as pessoas a que se propunha, mas o medicamento não produziu o efeito esperado, ela será eficaz, mas não será efetiva.

Por esse motivo que se diz que esta classe de indicadores é mais difícil de ser mensurada (dada a natureza dos dados e o caráter temporal) e está relacionada com a missão da instituição. Ao estudar a disciplina de Orçamento Público, por exemplo, os indicadores de efetividade podem ser encontrados na dimensão estratégica do Plano Plurianual (PPA).

Além da eficiência, eficácia e efetividade, a doutrina ainda apresenta (menos cobrados em prova) os conceitos de execução, excelência e economicidade. O primeiro se refere à realização dos processos, projetos e planos de ação conforme estabelecidos. Já o segundo, diz respeito à conformidade de critérios e padrões de qualidade e excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade. Por fim, o conceito de economicidade está diretamente relacionado à obtenção e ao uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e da quantidade exigidas. Diferente da eficiência que relaciona o insumo (input) com o resultado (output), a economicidade observa apenas o lado do insumo (input).

Agora que você finalizou a leitura do artigo, tente responder a algumas perguntas relacionadas aos tópicos apresentados, listadas abaixo. Caso sinta dificuldade, torne a ler o material para consolidar a informação.

Qual o conceito de eficiência? Qual o conceito de eficácia? Qual o conceito de efetividade? Qual a diferença entre eles?

Após responder essas perguntas, acredito que você estará um passo mais perto de sua aprovação e pronto para resolver diversas questões de concursos públicos anteriores. Caso sinta alguma dificuldade ou sinta necessidade de se aprofundar mais sobre a matéria, não deixe de consultar o material do Estratégia Concursos pois certamente ele irá te ajudar em sua preparação.

Todos os E’s costumam ser cobrados com certa frequência em provas, contudo as bancas costumam cobrar com uma maior regularidade os conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, normalmente solicitando exemplos ou confundido um conceito com outro.

Boa prova e bons estudos!

Carlos Eduardo Cardoso

Consultor do Tesouro Estadual e Professor do Estratégia questões

Para mais dicas e materiais sobre concurso, siga-me no Instagram:

@profcarloseduardocardoso

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.