Artigo

Edital PGM-BH: Procurador Municipal – Análise e Ciclo de Estudos

edital-pgm-bhEdital PGM-BH: Procurador Municipal – Análise e Ciclo de Estudos

Introdução

Em 18/10/2016 foi divulgado edital do concurso de Procurador do Município de Belo Horizonte (PGM-BH), para o preenchimento de 5 vagas imediatas e também para formação de cadastro de reserva.

Trata-se de excelente concurso que prevê remuneração inicial na casa dos R$17.674,95, além da Gratificação por Êxito Judicial (honorários), para uma jornada de 6 horas diárias. Em tempos de crise no mundo dos concursos, é uma excelente oportunidade!

O concurso, a ser realizado pelo CESPE/CEBRASPE, será composto por três fases:

  • prova objetiva, que ocorrerá em 16/4/2017 no período da tarde.
  • prova discursiva, a ser aplicada em 15/7/2017 e 16/7/2016, respectivamente no período da tarde e da manhã.
  • prova de títulos, cuja data de apresentação será definida posteriormente.

De pronto, destaca-se o fato de não haver prova oral.

Além disso, um dos atrativos mais relevantes para esse concurso é o tempo até a prova. A contar da publicação do edital você tem mais exatos 191 dias até a prova. São mais de 6 meses para se preparar. Evidentemente que será um concurso concorrido, pois além de ótima remuneração (que, com honorários, deve chegar próximo ao teto constitucional) prevê carga horária de 6 horas diárias.

O Estratégia Carreira Jurídica lançou curso específico para esse certame:

PACOTE COMPLETO PARA A PGM-BH

Informações Básicas

O período de inscrições se inicia em 13/03/2017 e vai até 12/04/2017, sob uma taxa de R$ 155,00.

As provas serão aplicadas apenas na capital, portanto, na cidade de Belo Horizonte/MG.

O concurso tem prazo de validade por dois anos, de forma que, possivelmente, serão chamados mais do que as 5 vagas imediatas previstas.

Prova objetiva

Como dissemos, a prova objetiva será realizada apenas na cidade de Belo Horizonte/MG no dia 16/4/2017, no período da tarde e terá duração de 5 horas.

A prova será de múltipla escolha, com quatro alternativas (A, B, C e D), com a seguinte distribuição de questões:

1

Da tabela acima, nota-se que as quatro primeiras disciplinas ocupam 70% das 85 questões objetivas da prova, de forma que você já sabe quais assuntos priorizar no seu ciclo de estudos.

De toda forma, considerando que apenas os primeiros 200 classificados serão convocados para a prova discursiva, você não pode ignorar nenhuma das disciplinas exigidas no edital. Sugere-se, entretanto, estudá-las de forma objetiva, a fim de maximizar o tempo de preparação.

Além disso, é importante destacar que o edital não prevê o desconto de pontos por questões erradas, algo não muito comum em prova do CESPE. Logo, para ser aprovado, é necessário acertar 51 das 85 questões, ou seja, você tem que fazer 60% da prova. Claro, para ser classificado você deve estar entre os 200 primeiros aprovados.

Em atenção a essas características, o Estratégia Carreira Jurídica lançou curso específico para esse certame:

PACOTE COMPLETO PARA A PGM-BH

Provas discursivas

São reservados dois dias para as provas discursivas.

No dia 15/7/2017, no período da tarde, e com duração máxima de 5 horas, a prova será composta por uma peça jurídica e um parecer.

2

Note que as disciplinas mais relevantes na primeira fase aparecem aqui novamente. Logo, dê máxima atenção ao estudo de Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Processual Civil e Direito Financeiro e Tributário.

Essa primeira prova valerá 50 pontos, dos quais 30 serão para a peça jurídica e 20 para o parecer.

No dia 16/7/2017, no período da manhã, e novamente com duração máxima de 5 horas, você será chamado a resolver questões.

3

Novamente, além das quatro matérias mais relevantes do concurso, haverá também uma questão sobre Direito Urbanístico e Ambiental. Considerando o tempo que você dispõe até a prova objetiva, é fundamental que a sua preparação seja aprofundada nas principais matérias do certame, pois, assim você estará se preparando também para a prova discursiva, que ocorrerá 60 dias após a realização da prova objetiva.

Cada questão valerá 10 pontos, totalizando os mesmos 50 pontos da primeira prova. Desse modo:

4

Ainda sobre a prova discursiva, importante destacar algumas informações:

20% da pontuação de cada peça, parecer ou questão será para avaliação de escrita. Portanto, atenção à Língua Portuguesa;

Para ser aprovado e classificado para a prova de títulos é necessário atingir 50% em cada uma das provas discursivas, ou seja, o candidato deverá fazer, pelo menos, 25 pontos em cada uma das provas.

OBS. Não vamos tratar, neste momento, da prova de títulos, que será objeto de análise futura.

Para encerrar as principais informações relativas ao concurso, consideramos importante organizar os estudos, para isso, vamos sugerir, com base na ementa do edital, um ciclo de estudos proporcionalmente ao número de questões de cada disciplina. A distribuição de questões apresentada pela banca revela, em grande medida, a importância que cada disciplina guarda no contexto do edital.

O Estratégia Carreira Jurídica lançou curso específico para esse certame, que é adequado ao ciclo de estudos proposto:

PACOTE COMPLETO PARA A PGM-BH

Ciclo de Estudos

Com a finalidade de melhor orientar seus estudos, elaboramos um planejamento de estudos em ciclos. O estudo por ciclos constitui em um método proporcional e alternado de estudos de todas as matérias objeto do certame escolhido.

Assim, inicialmente, você deve delimitar o tempo que dedicará aos estudos. Feito isso, poderá adaptar o ciclo dentro da sua disponibilidade. Caso você disponha de mais tempo diário de estudos, por exemplo, 8 horas diárias, o ciclo ficará mais curto. Se você dispuser de 4 horas diárias, naturalmente o período do ciclo irá se alongar um pouco mais. Não, isso não é problema, pois cada um tem um ritmo de estudos e um tempo para chegar à sonhada aprovação. O importante é, decidido a estudar para concurso, você deve fazê-lo de forma profissional, aproveitando o tempo da melhor forma possível!

Mais uma observação quanto à delimitação do tempo de estudos. Não se empolgue! “Eu irei estudar 12 horas diárias!” Pense que o projeto que você irá desenvolver é um emprego temporário. Registre ponto! Você deve estudar todos os dias na forma como você estabelecer esse contrato. Não serão admitidas faltas ou descompromisso. Portanto, não exagere, caso contrário você não irá conseguir cumprir o cronograma. Não dar conta do planejamento, certamente, irá desmotivá-lo.

Não raras vezes, iniciamos com muito vigo, mas cansamos. Em decorrência disso, o candidato acha que é o culpado, minimiza a sua capacidade, a sua força de vontade. Mas muito provavelmente não é isso. Pode ser que você tenha criado uma expectativa muito grande, não exequível!

Em números! Se você estudar 4 horas diárias, de segunda a sábado, ao longo de 6 meses você terá estudado 624 horas! Considerando a experiência e conhecimento jurídico prévios, se estudado de forma correta, será o suficiente para ser aprovado na primeira fase do concurso da PGM-BH e, desde já, deixar encaminhada a preparação para as provas discursivas.

Além disso, independentemente do seu ritmo de estudos, se mais rápido ou mais devagar, ao final de cada ciclo você terá estudado todas as matérias da ementa escolhida de acordo com a importância de cada uma delas para a sua prova. É a melhor forma de organizar os estudos!

Temos, ainda, algumas premissas relevantes:

(1) Você não deve estudar apenas uma matéria ao longo do dia. Isso deixará o estudo mais cansativo. A falta de motivação será prejudicial para o aproveitamento.

Por exemplo, se você gosta de Direito Constitucional e Direito Civil, mas não gosta de Direito Penal, poderá iniciar os estudos com Direito Constitucional para iniciar com força total. Após, você estuda Direito Penal e, ao final, para manter a motivação, estuda Direito Civil. Não deixe para encerrar os estudos com Direito Penal, pois você estará cansado e desmotivado. Não inicie com a disciplina, pois a má-disposição poderá afetar o restante dos seus estudos.

Com isso você aproveitará a motivação extra de disciplinas que você tem mais apreço e intercalará com outras que você não gosta tanto. É uma forma inteligente de você usar a motivação a seu favor. Lembre-se: tudo o que fizer com vontade, de forma proativa, motivado, verterá melhor resultado!

(2) Ao longo do período diário de estudos é fundamental que você faça pausas. Há estudos que demonstram que a capacidade de absorção é inversamente proporcional ao tempo seguido dedicado aos estudos. Na primeira hora a capacidade de aprendizado é ótima. Se você seguir de forma ininterrupta na segunda hora a capacidade de absorção será reduzida. Assim, sugere-se fazer pequenas pausas, de 10 a 15 minutos, para retomada dos estudos com vigor!

(3) Além disso, é fundamental que você faça uma revisão periódica das partes principais daquilo que você já estudou. Dado o volume de informações, nós sugerimos dois métodos de revisão insertos no ciclo: um primeiro a ser realizado semanalmente e outro ao final do ciclo.

Ao final de uma semana de estudos você terá visto um contingente significativo de conteúdo, logo poderá destacar parte do dia de estudo para revisar a matéria estudada ao longo da semana. É uma forma de alimentar e solidificar os conteúdos estudados.

Além disso, ao final do ciclo você reservará outra parcela do cronograma de estudos para retomar aquilo que estudou ao longo das semanas anteriores.

(4) Concurso público é condicionamento. De nada adianta você sair em disparada e, ao final dos três primeiros meses, estar rastejando. O estudo para concursos jurídicos deve ser intenso, mas cadenciado.

Desse modo, reserve tempo ao longo do seu dia para descansar. Nesse tempo, não estude e se desligue por completo do “mundo dos concursos”.

Esses parâmetros serão utilizados no nosso ciclo de estudos.

A tabela abaixo explicita a importância da disciplina, de acordo com o número de questões cobradas em provas. Além do parâmetro objetivo, indicamos qualitativamente as disciplinas que são mais extensas em termos de conteúdo.  Claro, algumas disciplinas são mais extensas que outras, razão pela qual faremos alguns ajustes:

5

Assim, ao longo do ciclo de estudos distribuiremos o tempo de acordo com os percentuais que se encontram marcados em vermelho! Ao final do ciclo, 14% do tempo despendido você terá destinado ao estudo de Direito Constitucional, 10% ao estudo de Direito Civil e, assim, sucessivamente.

Vamos montar o ciclo levando em consideração que você disporá de 4 horas diárias para estudar. Note que são 4 horas líquidas, já descontadas pausas e tempo para organização pré e pós-estudo.

6

Esse ciclo deverá ser repetido mensalmente até a semana de véspera da prova, quando é recomendado efetuar uma revisão completa dos principais pontos da matéria.

Além disso, caso você tenha menos tempo, poderá reduzi-lo ou adaptá-lo para os dias da semana que tiver menor disponibilidade. Agora, se você tem mais tempo, poderá aumentar um pouco mais o número de horas diárias de estudos. Não é sugerido, contudo, ultrapassar 8 horas diárias.

Lembre-se de conferir nossos cursos especificamente preparados para esse certame:

https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/pgm-bh-procurador-municipal/

Bons estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Esmiuçando o que importa do edital, facilita. Muito Obrigado!
    Diego Shimon em 20/10/16 às 13:14
  • Bom dia, Prof Ricardo. Acho muito interessante o método de estudos por ciclos, mas nunca consegui colocar em prática e nesse seu entendi bem. Contudo, não consegui transformar em horas por dia. Por exemplo, a matéria de constitucional que seriam 14 hrs por mês, dividindo por 30 seriam 0,60 ou 60 minutos, a de civil, 10 hrs por mês, logo 0,33, ou 33 minutos e financeiro, 6 hrs por mês, 0,16, ou 16 minutos. Seria isso? Caso não seja, poderia me explicar melhor? As revisões e lei secas ficariam a parte, correto? Obrigado
    Ricco Leonardo em 20/10/16 às 09:40