Artigo

Edital PCDF: Análise Estratégica para a Reta Final

Edital PCDF se aproxima! Está preparado?

Olá, pessoal! Tudo bem?

Aqui é o Ricardo Vale, professor e coordenador do Estratégia Concursos.

Neste artigo, gostaria de conversar com você sobre aquele que será o maior concurso da Área Policial em 2019. A expectativa pelo edital PCDF é tão grande que até já circulou pela Internet uma Fake News (rs) que apontava o CESPE como banca examinadora do concurso, por dispensa de licitação.

Mas vamos ao que interessa…

O concurso PCDF já está autorizado, para os cargos de Escrivão e Agente. No total, serão 2100 vagas: 1800 vagas para Agente (600 para provimento imediato e 1200 no cadastro de reserva) e 300 vagas para Escrivão.

É uma quantidade enorme de vagas e, se você pretende que uma delas seja sua, é importante começar sua preparação o quanto antes. Para lhe ajudar nesse caminho, pretendo abordar os seguintes assuntos nesse artigo:

  • 1) O que esperar do edital PCDF?
  • 2) Como foi o último concurso?
  • 3) O que priorizar no estudo para o edital PCDF? Começando do zero, tenho chances de ser aprovado na PC-DF?
  • 4) Como estudar nessa reta final para a PCDF?
  • 5) É possível conciliar o estudo para a PCDF com o estudo para outros concursos da Área Policial?

Vamos em frente, pois há muito conteúdo relevante para comentarmos acerca do edital PCDF!

1) O que esperar do edital PCDF?

Os concursos da Área Policial estão muito concorridos, o que é fácil perceber se você examinar a evolução das notas de corte dos concursos da Polícia Federal (PF) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Em 2013, por exemplo, a nota de corte do concurso da PRF girou em torno de 52,5% do total de pontos. Em 2019, na prova da PRF, o último aprovado para Rondônia ficou com 90 pontos na prova objetiva, o que equivale a uma pontuação de 75% do total.

Para a prova da PC-DF, minha expectativa é semelhante. A nota de corte deverá ser elevada, ainda que tenhamos uma prova mais difícil. O edital PCDF será um desafio. Teremos candidatos muito bem preparados fazendo essa prova. Será uma briga de gigantes!

Eu acredito que o edital PCDF deverá trazer o CESPE como banca examinadora. Mas isso é chute! Caso essa informação se confirme, creio que será bem positivo, pois o CESPE é uma banca bem conhecida dos concurseiros da Área Policial. Muitos alunos que estudaram para a PF/PRF já sabem muito bem o que esperar.

2) Como foi o último concurso PCDF?

O último edital PCDF é de 2013, tendo ofertado 300 vagas para Agente e 98 para Escrivão.

Para os dois cargos, foram 120 pontos na prova objetiva e 40 pontos na prova discursiva. Vejamos a divisão das disciplinas!

2.1) Prova Agente PCDF

Número de questões por matéria na prova de Agente PCDF

Na prova discursiva de Agente PCDF, foi cobrado o tema “O cerco às armas como estratégia de combate à violência”. O candidato precisava discorrer sobre a política de desarmamento, que é um tema bastante polêmico.

2.2) Prova Escrivão PCDF

Número de questões por matéria na prova de Escrivão PCDF

Na prova discursiva de Escrivão PCDF, era apresentada uma situação hipotética, questionando-se o aluno sobre: i) o “furto privilegiado” e o “furto de bagatela”; ii) prisão em flagrante delito e; iii) exclusão da tipicidade.

Não se assuste com esses termos. Tenho convicção de que, após estudar com o Prof. Renan Araújo, você entenderá todos eles, com facilidade.

3) O que priorizar no estudo para o edital PCDF? Começando do zero, tenho chances de ser aprovado na PC-DF?

Começar do zero não é a situação ideal. Há candidatos que já vêm estudando para outros concursos há bastante tempo. Fizeram as provas da PF e da PRF. Estão numa batida forte.

Entretanto, a Área Policial é bem diferente de outras áreas de concurso. Na Área Policial, as questões não costumam ser tão complexas como as que você encontra em concursos da Área Fiscal e de Tribunais. Conheço alunos que estudaram entre 4 e 6 meses e foram aprovados na PF e na PRF. Não é impossível. São muitas as histórias assim.

Claro que começar do zero agora não é o ideal. O edital PCDF está em vias de ser publicado. Logo, o seu tempo de preparação não é tão grande assim. Mas não precisa desanimar por isso. Com um bom planejamento, você compensará o tempo perdido.

É preciso que você saiba priorizar os assuntos dentro de cada disciplina. Assim que for publicado o edital PCDF, nós lançaremos a Trilha Estratégica PC-DF (Pós-Edital), que irá te indicar, tarefa a tarefa, o que você precisará estudar na reta final. Na Trilha Estratégica PC-DF (Pós-Edital), iremos traçar o caminho que tem o melhor custo-benefício pra você, otimizando ao máximo o seu tempo.

4) Como estudar nessa reta final para o edital PCDF?

Para o aluno avançado, eu recomendo que utilize a reta final para focar no seguinte:

  • a) Resolução de questões por assunto.
  • b) Resolução de Simulados
  • c) Leitura / Memorização da lei seca.

Ao resolver questões, o aluno avançado deverá prestar bastante atenção aos seus erros. Sempre que errar uma questão, deverá voltar à leitura dos PDFs e se aprofundar naquele tópico. É preciso, afinal, levar aquele conteúdo para a sua memória de longo prazo.

5) É possível conciliar o estudo para a PCDF com o estudo para outros concursos da Área Policial?

É plenamente possível estudar para o edital PCDF e, ao mesmo tempo, se preparar para outros concursos da Área Policial.

Existe, afinal, uma enorme similaridade no conteúdo cobrado nos diversos concursos da Área Policial. Ao se preparar para o edital PCDF, você estará, de certo modo, também estudando para os próximos concursos PF/PRF, que deverão, na minha opinião, acontecer em 2020.

Assim, na pior das hipóteses, se você não for aprovado na PCDF, já estará em condições excelentes para enfrentar os próximos concursos da PF/PRF. Conte conosco nessa jornada!

Agora que já respondemos todos os questionamentos em torno do edital do concurso PCDF, gostaria de te perguntar quais dúvidas você tem sobre esse concurso. Deixe abaixo um comentário. Quero muito saber o que você pensa!

Grande abraço e bons estudos!

Ricardo Vale

“O segredo do sucesso é a constância no objetivo”

Instagram: @profricardovale

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Eu estava me preparando para área de segurança de tribunais e já tinha adiantadas algumas matérias como português, direito penal, processo penal, constitucional e administrativo e para a pc df estou investindo nessas matérias mas vi na trilha para área policial que matérias como informática e rlm foram priorizadas, minha duvida é: saindo a trilha para pcdf e digamos sejam priorizadas matérias que eu não esteja estudando o que devo fazer? Incluir essas matérias no meu ciclo ou parar o que estou estudando e seguir exclusivamente a trilha ?
    Alexandre morais gabriel em 07/03/19 às 12:58
  • Bom dia, quais possíveis disciplinas podem entrar nesse edital? Já é sabido a LODF, previsto em lei no DF... Agradeço!
    Acileudo Candeia em 07/03/19 às 10:46
  • Olá, James. confira nossos cursos através do link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/policia-civil-do-distrito-federal-pc-df/ Bons estudos!
    Natália Scarano em 07/03/19 às 10:37
  • Bom dia. Gostaria de adquirir o material de agente de polícia civil do DF. Pelo menos algumas matérias isoladas. Sabemos que são , acredito um dos melhores materiais. Att. James
    James Pais em 07/03/19 às 10:08
  • Olá, devo priorizar entre alguns dos cargos, agente ou escrivão? É possível conciliar os dois?
    LEANDRO SANTOS em 07/03/19 às 09:20
  • Eu estudo para a pmgo faz algum tempo e queria muito estudar para a PCDF tem como encaixar as matérias específicas da PC e os topicos da PC diferentes da PM?!
    Marcos em 07/03/19 às 08:36
  • Tem limite mínimo de altura pra agente?
    Paulo em 07/03/19 às 07:40
  • Muito bom esse material. Tirou muitas dúvidas que surgiu durante esse ano, muita expectativa e muito estudo nas principais materias .
    paulo sergio guedes em 07/03/19 às 07:28
  • Estratégia na veia. PCDF.
    MARCOS em 07/03/19 às 07:09
  • Bom dia! Qual a diferença ds trilha com o coaching?
    Luciana em 07/03/19 às 05:55
  • Puxa, que banho de água fria.
    Thiago em 07/03/19 às 04:00