Edital IBAMA: concurso é cobrado no STF! CONFIRA!
Concursos Públicos

Edital IBAMA: concurso é cobrado no STF! CONFIRA!

Um novo edital Ibama pode finalmente sair do papel. A expectativa aumentou em razão de uma audiência pública realizada no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, 21. Durante o evento, representantes do Instituto cobraram a realização de um novo concurso público.

A audiência foi realizada para discutir sobre os recursos do Fundo Clima, que debate a crise ambiental e climática no Brasil. Se reuniram integrantes do Governo Federal, organizações da sociedade civil, institutos de pesquisa, acadêmicos e empresários.

Foi nesta audiência que o próprio presidente do Ibama, Eduardo Fortunato Bim, ressaltou que o sistema de cobranças de multa do órgão é procrastinatório, demonstrando a necessidade de concurso. “O IBAMA trabalha no limite de sua capacidade e de suas atribuições, onde só consegue cobrar 1% das multas autuadas por danos ambientais.”

A afirmação exemplifica os esforços e dificuldades que o órgão tem enfrentado para atuar na fiscalização e na autuação de crimes ambientais. Além disso, foi negado pelo presidente que haja uma política de desmonte do sistema de fiscalização, com perseguição e demissão de funcionários.

Inclusive, o presidente destacou que o Ibama tem uma perda histórica de servidores desde o ano de 2010. Para que você consiga entender, segundo dados recentes, com referência em maio de 2020, existem, atualmente, 2.821 cargos vagos no quadro de pessoal do órgão.

De modo geral, o Ibama conta com um grande déficit de pessoal, cerca de 47% do quadro de servidores. Sendo que o mesmo deveria possuir um total de 5.400 servidores, porém hoje esse número é de apenas 2.900 servidores.

O diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do ICMBio , Marcos de Castro Simnovic, também relatou que o instituto é mais um órgão ambiental que sofre com a falta de servidores.

Ainda foi destacado por Castro, com o quadro defasado, o órgão precisa gerir e proteger suas 334 unidades de conservação distribuídas em 171 milhões de hectares. Sendo 92 milhões deles em santuários marítimos como Fernando de Noronha, Abrolhos e Atol das Rocas.

Quer saber mais detalhes sobre a possível divulgação do edital Ibama? Quer ficar por dentro de TODOS os detalhes? É fácil, acesse o link abaixo e veja TUDO na íntegra!!

Saiba mais: Concurso IBAMA

Quer estudar para o Concurso IBAMA?

Gostou desta oportunidade e deseja começar se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar para IBAMA:

CURSO IBAMA

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Sistema de Questões

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

ASSINE AGORA – Sistema de Questões

Concursos com editais em aberto

CONCURSOS ABERTOS

As oportunidades para 2020

CONCURSOS 2020

As previsões para 2021

CONCURSOS 2021

Posts Relacionados

Rosenval Júnior

Rosenval Júnior

Ex-servidor público federal. Diretor e Professor do Estratégia Concursos e Estratégia OAB. Aprovado em 15 concursos públicos como Analista Ambiental do  IBAMA; Analista Pericial do Ministério Público da União (MPU); Analista do Ministério Público de Minas Gerais; Analista de Infraestrutura do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT; Especialista em Regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT; Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados; entre outros. Alguns concursos em que foi aprovado:  1° lugar para Analista do Ministério Público de MG; 1º lugar para Casa Civil da Presidência da República; 1° lugar para Técnico em Recursos Naturais do IDAF; 2° lugar para Analista do Ministério Público da União - MPU; 2° lugar para Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário do INCRA; 10º lugar para Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas - IEF/MG; 6º lugar para Analista de Infraestrutura (Área de Especialização Ambiental) do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT (Prova objetiva e discursiva);  2° lugar para Perito Criminal da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro –PCERJ (Resultado na Prova objetiva, TAF, Avaliação Médica, e Psicotécnico); 10º lugar para Perito Criminal da Polícia Federal – DPF – Área 9 (Resultado definitivo na prova objetiva e discursiva); 2° lugar para Analista Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA (Prova objetiva e discursiva); 1° lugar para Especialista em Regulação área meio ambiente da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT (Resultado da prova objetiva, discursiva e de títulos); 10º lugar para Consultor Legislativo em Meio Ambiente e Direito Ambiental, Organização Territorial, Desenvolvimento Urbano e Regional da Câmara dos Deputados. (Resultado da prova objetiva, discursiva e de títulos) Youtube e facebook: Rosenval Júnior Instagram @profrosenval      

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados