Artigo

Discursiva ANVISA: comentário do tema

Olá, pessoal!

Quem assistiu à nossa aula de revisão e também à nossa aula final dos cursos de discursivas, foi muito bem alertado sobre a possibilidade de cair tema sobre meio ambiente!!!!

 

Em nossa aula final dos cursos da ANVISA e na revisão em vídeo, o nosso bombástico professor Leandro Signori avisou e eu só reproduzi:

Nesta aula, a partir dos 2 minutos, mostramos que a banca CESPE vem repetindo temas e, em 2015 e 2016, a banca já havia cobrado temas relacionados ao meio ambiente:

Na prova da FUB,  realizada em 12/04/2015, o tema foi:

A EXPANSÃO URBANA E O MEIO AMBIENTE

Na prova do TCE-PA,  prova realizada em 7/08/2016, o tema foi:

AGENDA PARA A HUMANIDADE: O IMPERATIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Na prova da PC-PE,  prova realizada em 12/06/2016, o tema foi:

URBANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: PROBLEMAS, ALTERNATIVAS E DESAFIOS

Agora, na prova da ANVISA, todos foram muito bem avisados e caiu o seguinte:

Historicamente, instruir os que não sabem, alimentar os famintos e cuidar dos doentes têm sido algumas das missões diárias indicadas aos devotos de diferentes religiões. Em tempos modernos, a essas missões foi acrescentado um novo item: zelar pelo meio ambiente, como revela, por exemplo, uma mensagem escrita pelo papa Francisco, exortando as sociedades, independentemente de suas crenças, a tomar medidas urgentes para frear as mudanças climáticas. Para o representante máximo do catolicismo, “o cuidado da casa comum requer simples gestos cotidianos, pelos quais quebramos a lógica da violência, da exploração, do egoísmo, e manifestamos o amor em todas as ações que procuram construir um mundo melhor”.

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema:

PRESERVAÇÃO DO ECOSSISTEMA: RESPONSABILIDADE DO ESTADO, DA SOCIEDADE E DE CADA CIDADÃO

Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:

. Relação entre os cuidados com o meio ambiente e a preservação das condições sanitárias [valor: 12,00 pontos]
. Atitudes individuais que podem reduzir os efeitos da ação humana sobre o planeta [valor: 13,00 pontos]
. Formas de atuação da sociedade para que os governos cumpram compromissos relacionados à preservação ambiental [valor: 13,00 pontos]

 

Então, devemos lembrar que o candidato tinha que se ater principalmente às palavras-chave do tema e dos tópicos.

Pela forma como o tema foi inserido, o candidato poderia inserir introdução e conclusão, mas também poderia não colocar. O que importa é sua abordagem dos tópicos.

Assim, deveria abordar primeiramente sobre a “Relação entre os cuidados com o meio ambiente e a preservação das condições sanitárias”. Neste caso, poderia inserir o que se vê atualmente quanto ao meio ambiente, respondendo questões como:

Todos têm acesso às plenas condições sanitárias?

O fato de não haver acesso às condições sanitárias traz que consequências?

De quem é a responsabilidade das condições sanitárias?

De quem é a responsabilidade dos cuidados com o meio ambiente? Só o Estado? O cidadão deve participar disso?

 

Num outro parágrafo, o candidato deveria ter abordado sobre “Atitudes individuais que podem reduzir os efeitos da ação humana sobre o planeta”.

Neste caso, pedem-se ações efetivas e individuais, isto é, já são as propostas de soluções do problema. O candidato deve ser objetivo e neste parágrafo deveria já inserir quais atitudes o cidadão deve tomar. Nada mais, nada menos.

Na sequência, num outro parágrafo, o candidato deveria ter abordado o seguinte: “Formas de atuação da sociedade para que os governos cumpram compromissos relacionados à preservação ambiental”

A diferença desta abordagem para a anterior é que esta é uma ação coletiva da sociedade, e não as ações individuais. Neste caso, caberia ao candidato alertar sobre a fiscalização da sociedade sobre o que os órgãos governamentais efetivamente  vêm desempenhando.

Bom, meus amigos!

Espero sinceramente que todos tenham seguido efetivamente o que cada tópico determinou.

Após o resultado da prova, vocês podem enviar o espelho de correção e as notas para que eu possa, juntamente com a minha equipe de correção, avaliar e tentar recurso (gratuitamente).

Sabe por quê?

Porque você estudou e temos certeza de que seu desempenho será o melhor possível e estamos aqui para ajudá-lo(a).

Assim, quando sair o resultado, basta enviar a imagem do espelho de correção e a redação para o seguinte e-mail: [email protected]

Mas envie o mais rápido possível, por ser normal um grande número de alunos!!!

Contem sempre comigo e com minha equipe!!!!

Grande abraço!

Décio Terror

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gde Prof. Terror!!! Eu torcia por este tema... e espero ter expressado gramaticalmente correto os pontos necessários... rsrsrs Obrigada por seu competente trabalho! Continue assim, exterminando o "Terror" por Português/Discursivas com o amável e excelente Terror, o grande professor de Português.
    Lais Fernandes em 06/12/16 às 10:50
  • Eu havia assistido essa aula. Confesso que estudei sobre meio ambiente, mas muito pouco.
    Carlos Daniel em 05/12/16 às 07:14