Artigo

Qual a diferença entre Internet, Intranet e Extranet?

Olá, pessoal, como vocês estão? Hoje falaremos um pouco das principais diferenças entre os termos: Internet, Intranet e Extranet. Este assunto está inserido na disciplina de informática, não é complicado e pode ser bastante explorado nas provas de concurso.

Internet, Intranet e Extranet
Internet, Intranet e Extranet

O que é a Internet?

Atualmente, a Internet já está muito presente no cotidiano de praticamente toda a sociedade, através dela podemos utilizar diversos recursos, como a transferência de conteúdos multimídia, ligações de vídeo, envio e recebimento de e-mails, dentre diversos outros.

Mas, afinal, o que significa a palavra Internet? Seu nome tem origem inglesa, onde o termo inter significa “entre” e net significa “rede”, ou seja, trata-se de uma “comunicação entre redes”.

De uma forma mais simples, podemos dizer que a Internet é uma rede que conecta computadores a nível global. Ela também pode ser considerada como o nome dado ao conjunto de tecnologias que permitem a definição, disponibilização e acesso a uma lista de serviços online.

O que é a Intranet?

A Intranet é uma rede de computadores semelhantes à internet, porém circunscrita aos limites internos de uma instituição.

Ela é utilizada para comunicação interna da equipe de uma corporação, facilitando a comunicação e proporcionando maior agilidade nos processos e na interação entre os funcionários. Permite a partilha de informação, serviços ou a utilização de sistemas operativos dentro de uma mesma rede e é geralmente gerida pelos organizadores.

Além disso, a Intranet oferece mais segurança por ser uma rede fechada.

Mas, vale ressaltar que tanto os protocolos, quanto os programas da Intranet são idênticos aos utilizados na Internet.

E o que é a Extranet?

Já a Extranet, pode ser considerada uma rede de computadores constituída pela interligação de duas ou mais Intranets. Ela é uma rede utilizada por empresas ou outras instituições, que através da Internet, permite trocar informações com o público externo de maneira controlada e segura.

A Extranet pode ser entendida como uma extensão da Intranet, ou seja, é a mesma rede usada na empresa que pode ser acessada por pessoas autorizadas de forma remota, a partir de outros locais. No ambiente empresarial, ela pode ser utilizada para manter o relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros de negócios, por exemplo.

O acesso à Extranet, pode ocorrer de duas formas: por meio de um acesso exigindo usuário e senha, para garantir a autenticidade do usuário, ou ainda, por uma rede privada virtual (VPN), que, em termos práticos, cria uma conexão segura via tunelamento entre o dispositivo fora da Intranet e a Intranet propriamente dita.

Diferenças entre Internet, Intranet e Extranet

Portanto, depois de entender o significado de cada uma delas, podemos destacar as suas principais diferenças.

Internet é a rede mundial de computadores, ela é pública e pode ser acessada por todos, bastando ter um aparelho com acesso à internet. A Intranet, por sua vez, é de uso restrito, pois apenas os funcionários da empresa terão credenciais para acessá-la. E a Extranet possui o mesmo modelo da Intranet, porém pode ser estendida para permitir o acesso restrito também a usuários externos de uma organização via Internet – em geral, parceiros, fornecedores e clientes.

Na Intranet, o gerenciamento de rede é exclusivo da empresa (rede local, LAN), com servidores instalados na infraestrutura interna. Já na Extranet, a rede é gerenciada por todas as empresas que a compartilham, cada uma com seus respectivos servidores.

Em relação à segurança, a Internet está sujeita a um maior número de riscos, por meio de vírus, espionagem e coleta de dados, por exemplo. Na Intranet estes riscos já são reduzidos, pois se trata de uma rede fechada, de uso interno.

Considerações Finais

Sendo assim, podemos perceber que a maior diferença entre elas está na restrição do acesso. Pois a Internet não possui restrição por senha e nem por espaço, enquanto a Intranet possui restrição de espaço, por ser vinculada a uma instituição e a Extranet possui restrição por senha por ser vinculada a uma instituição.

Em resumo, concluímos que:

– A Internet é de uso público, não requer senhas ou códigos de acesso e é totalmente gratuita. 

– A Intranet é de uso privado e utilizada para agilizar a informação dentro dos diversos departamentos de uma empresa e entre os seus funcionários. 

– A Extranet é para uso semiprivado, na qual a empresa concede certos privilégios a usuários externos pelos serviços que oferece.

Portanto, esta classificação especial de redes de computadores, especialmente a diferenciação entre os conceitos de Internet, Intranet e Extranet, pode ser muito útil para garantir alguns pontos na prova do seu concurso.

E hoje ficamos por aqui, pessoal! Um grande abraço e bons estudos!

Débora Vaz Ferreira

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.