Dicas na reta final para o ENEM. Dicas ENEM Geografia.
Sergio Henrique

Dicas na reta final para o ENEM. Dicas ENEM Geografia.

          Olá pessoal. Dicas para o Enem são essenciais já que estamos na reta final, finalíssima e  agora vamos às dicas de geografia. É a hora que é normal à todos que vão se submeter a grandes exames, ter sintomas parecidos: Uma enorme ansiedade, nervosismo, sensação de que não estudou o suficiente (o pior é que muitas vezes é verdade), sensação de que não sabe nada. Teremos então aqui os 5 temas mais relevantes na sua prova e temos super vídeo-dicas para você. Acompanhe o artigo até o final e de olho nos links. Quem já participou do ENEM ou de qualquer outo exame que precisa de muita nota, já deve ter sentido sensações do tipo: Se olha alguém sério e compenetrado pensa: Uau, como é concentrado, deve estar muito mais preparado que eu e está super focado. Olha do outro lado e vê alguém respondendo a prova rapidamente. Você pensa: Nossa, como sabe muito! Está fazendo tudo com rapidez … vai detonar ! Na verdade o que passa pela mente do primeiro e do segundo são coisas totalmente diferentes como “nossa, é a terceira vez que leio e não entendi nada” e “ credo, parece grego, deixa eu acabar logo com isso”. Um não está entendendo nada, o outro meio que desistiu da coisa, e você pensando bobagens. Eu sei que é muito difícil nos concentrarmos e termos a sensação de que estudamos o suficiente, mas a sensação de confiança que adquirimos com os estudos e a experiência é fundamental para mantermos a calma.
Para ajudar você nesta reta final, vou te orientar na sua avaliação de ciências humanas e suas tecnologias. Não basta atirar no rumo certo, mas o tiro tem que ser certeiro. Então vamos ver quais são os assuntos mais cobrados estatisticamente, e que valem a pena dar aquela revisada. Temos muitas dicas certeiras no nosso canal estratégia Enem. Ele é um verdadeiro manancial de conhecimentos úteis para o dia de sua prova. Vou orientá-los quanto aos top 5 temas de cada disciplina de ciências humanas e suas tecnologias com base em análises minuciosas do exame e mais de 10 anos de experiência na preparação de alunos para este momento tão importante.
Manter a calma neste momento é essencial, e não deve se preocupar com o que deixou de estudar, e sim focar ao máximo no que é possível estudar com maior rendimento. Lamentar gera muita frustração e inibe a ação. Não perca energia com estes pensamentos. Foque no que é essencial: Fazer todo o Enem com concentração, atenção, tranquilidade na execução e na hora de passar para o gabarito. Há pouco mais de 20 dias da prova dá aquele gelo … controle-se. Procure dormir bem, caminhar e ter uma alimentação leve. Mantenha o descanso e o lazer moderado (nada de se esbaldar naquela festa de 15 anos). Agora, vamos logo aos dados … O primeiro raio X será o de Geografia. Publicarei até o dia do Enem várias dicas, resumos e com vídeos super importantes e rapidinhos (7 minutos explicação e exercícios – muito conteúdo condensado). Teremos o Raio X de História, que é a frente de batalha da prova junto com Geografia e também o Raio X de Filosofia e Sociologia. Acompanhe todas as dicas que vão te ajudar muito mesmo nesta reta final.

          As abordagens das questões de todas as disciplinas são em geral interdisciplinares e transdisciplinares, então será muito comum na mesma questão, sobretudo as que tratam de temas atuais, encontrarmos abordagens que possam classificar as questões em duas ou até 3 disciplinas. Levantei aqui todas as questões de geografia desde a primeira versão do exame aplicado em 1997. De lá pra cá passou por algumas melhorias, mas a proposta inicial da avaliação de abordar temas atuais e privilegiar as habilidades desenvolvidas no Ensino Médio permanecem, apesar de a banca do INEP possa ser bastante questionada quanto ao seu êxito nesta meta, pois o exame tem se tornado cada vez mais conteudista. As questões aplicadas no período descrito totalizam 212 questões. Algumas delas, como foi dito, podem ser inclusive classificadas de acordo com a abordagem em sociologia, filosofia ou história.

Gráfico Idicas-geografia-enem

          Podemos observar que há um equilíbrio nas abordagem de temas gerais e nacionais com uma pequena vantagem para temas brasileiros. Tanto na geografia do Brasil quanto na geral os assuntos atuais ou que dialogam com as atualidades são os principais. Mesmo nas abordagens mundiais a avaliação têm os temas e problemas brasileiros como centro.
Vamos analisar separadamente as questões aplicadas sobre Brasil e em seguida geografia geral.

GEOGRAFIA DO BRASIL

Gráfico II

dicas-geografia-enem-2

O gráfico II nos mostra o grande destaque que é dado aos aspectos econômicos, mais de 55% das questões. A geografia humana e as questões ambientais são os temas mais frequentes em seguida. Este trio representa 111 questões em 146 aplicadas entre 97 e 2015. Isso representa mais de 75% de tudo que já foi cobrado.

Gráfico III

dicas-geografia-enem-3

          Veja o grande destaque que temos aqui para o tema agricultura. Lembrarmos do modelo de Plantation (latifúndios monocultores com produção de commodities para exportação), introduzido pelo português e vigente até hoje, das frentes pioneiras, ou fronteiras agrícolas, que avançou sobre o cerrado e agora pela amazônia. O avanço se deve principalmente à soja transgênica. O maior parceiro comercial do Brasil no comércio de commodities é a China (grande compradora de ferro e soja).

SUPERDICA NO CANAL ESTRATÉGIA ENEM
https://www.youtube.com/watch?v=_ey8ESpTmEA

Gráfico IV

dicas-geografia-enem-4

A geografia humana é obrigatória no exame. População e Urbanização são temas interligados e sempre presentes. Fique de olho nos movimentos migratórios internos e internacionais, e os problemas ligados ao grande crescimento urbano. O envelhecimento da população e temas ligados à isso como reforma da previdência são quentíssimos, violência e desigualdades, e mobilidade urbana.

SUPERDICA NO CANAL ESTRATÉGIA ENEM
https://www.youtube.com/watch?v=MeQgyGKBGV8

Gráfico V

dicas-geografia-enem-5

Todos os temas ambientais são muito relevantes. Água e biodiversidade destacadamente.

SUPERDICA NO CANAL ESTRATÉGIA ENEM
https://www.youtube.com/watch?v=Bcpq4sfkQoA

         Com base nos gráficos anteriores (III, IV e V) podemos concluir como temas certeiros agricultura, aspectos gerais da população e meio ambiente, com destaque as questões ligadas aos problemas e as soluções de preservação do meio natural ou urbano. Analisando as informações gráficas precedentes percebemos que a cada ano podemos encontrar ao menos uma questão de agricultura, população, urbanização – tendência maior nos últimos 10 anos, e problemas ambientais. Geralmente aspectos bem amplos da agricultura como a estrutura da distribuição fundiária, conflitos pela terra, transgênicos e modelos agrícolas e suas repercussões no meio ambiente, sobretudo solos e recursos hídricos. O aumento populacional e a urbanização e sua pressão sobre os recursos ambientais em destaque a produção do lixo, o consumo de recursos energéticos fósseis e seus impactos na atmosfera e água. O tema água está presente e relacionado com vários assuntos, e também a preservação das paisagens e recursos vegetais. É importante conhecermos os principais biomas e domínios morfoclimáticos do país, contudo a prova não se concentra em detalhes técnicos ou pormenorizados de cada tópico; é antes de tudo mais importante dominarmos os conceitos gerais e mais importantes. Vamos sintetizar uma ideia para nortear nossos estudos: ações antrópicas e seus impactos no espaço em que se desenvolvem as sociedades humanas, no nosso caso, como as práticas econômicas afetaram o espaço natural e construíram o espaço geográfico de nosso território.

GEOGRAFIA GERAL

dicas-geoografia-enem-6

          Dos temas econômicos gerais, fique de olho em Globalização. Tudo ligado ao assunto é muito relevante. Questões de modernização sobre o toyotismo são certeiras. Novamente a questão ambiental.

SUPERDICA NO CANAL ESTRATÉGIA ENEM
https://www.youtube.com/watch?v=YCmF8e4ulCw

       dicas-geografia-enem-6          Você deve ficar de olho com a crise de refugiados que vivemos atualmente em razão da Guerra da Síria e o enorme fluxo de refugiados para a Europa, o que tem gerado conflitos e aumento da xenofobia contra o islâmico, que tem sido muito forte também nos EUA. Vários políticos de extrema direita e com agendas xenófobas tem ganhado popularidade. O BREXIT (saída do RU da união europeia). O aumento dos choques culturais e do terrorismo também são quentes. As ações do Estado Islâmico e exemplos de conflitos culturais como o caso do Burquini (uma espécie de biquíni burca) que gerou polêmica na França ao ser proibido e depois liberado. A China é assunto sempre cobrado, principalmente sua expansão econômica, fique de olho na retração econômica deste ano de 2016 que impactou o mundo.

          Para fecharmos este top 5 temas de geografia, sintetizando:
1- Globalização e toyotismo/fordismo.
2- Agricultura (fronteira agrícola, transgênicos).
4- População (pode envolver temas como saúde pública e o zika vírus à reforma da presidência).
3- Questões ambientais (principalmente a água e fique de olho no rompimento da barragem de Mariana).
4- Migrações, crise de refugiados e direitos humanos.
5- Questões de gênero (ampliação dos direitos da mulher e persistência da violência de gênero).

Acompanhe nosso canal e nossos artigos. Tenho certeza que irão ajudar em seu desempenho.

É isso aí pessoal.
Um grande abraço, bons estudos e foco no sucesso.

Compartilhe:

Sergio Henrique

Sergio Henrique

   Históriador graduado na Universidade estadual paulista, licenciado em Geografia na Universidade paulista, professor na SEEMG e na CTPM (Colégio Tiradentes da PMMG) por 8 anos, professor na rede privada em cursos preparatórios de alto nível e professor de Ciências Humanas no Estratégia Concursos.

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados
Depoimentos dos Aprovados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.