Notícia

Dicas de Alimentos para melhorar memória e concentração

Está precisando de um reforço extra para manter sua concentração e melhorar sua memória? Veja nesse artigo os melhores alimentos que irão turbinar sua preparação.

alimentos para melhorar memória
Alimentação e saúde mental

Olá, Estrategista! Tudo joia?

Antes de tudo, “você é o que você come”. Sendo assim, precisamos dar uma atenção especial a nossa alimentação durante toda a fase de preparação para concursos, de modo que nosso esforço não seja em vão e a nossa produtividade seja a melhor possível.

Apesar de alguns serem céticos com relação ao impacto da alimentação, ele realmente existe. Já pensou em almoçar uma ‘pratada’ de feijoada, ou comer algo bem doce após o almoço? Muitos de nós sentiremos uma vontade incansável de dormir. Sabe por quê? Resistência à insulina. Ao nos alimentarmos de alimentos ricos em carboidratos/açúcares, muitos de nós sentiremos uma sonolência e uma dificuldade muito grande em mantermos nossos estudos em alto desempenho.

Por outro lado, existem, outrossim, alimentos que nos dão energia para estudar e melhoram bastante nossa capacidade de concentração, além de outros alimentos que podem causar alterações de humor.

Portanto, iremos discorrer nesse post sobre os principais alimentos para se consumir durante a preparação para concursos e aqueles que devemos evitar ao máximo, pelo menos nos dias em que estamos de fato estudando.

Alimentos para melhorar memória e concentração

Primeiramente, vamos falar dos vilões da alimentação.

Alimentos que prejudicam os estudos

Assim como existem alimentos benéficos, existem também aqueles que produzem efeito inverso. Sendo assim, veja quais desses devemos evitar, principalmente nos dias que estudamos:

  • Alimentos rico em açúcares –  Como já dizemos, esses alimentos aumentam muito a glicose em nosso organismo, e nos proporcionam sensação de moleza, cansaço e sonolência;
  • Frituras em Geral – Gorduras saturadas ocasionam um processo inflamatório em nosso corpo, afetando o bom funcionamento das células nervosas e prejudicando nossa memória;
  • Bebidas alcoólicas – Apresenta efeitos semelhantes a alimentos ricos em açúcares, com a desvantagem de que não nos proporciona a mesma quantidade de energia. Quem nunca sentiu uma perda de memória após uma noite de bebedeira, não é mesmo?

Cumpre salientar, todavia, que não estamos incentivando o extremismo. Sabemos que esses alimentos acima citados estão presentes em diversos momentos em nossa vida, especialmente em momentos de descontração com amigos e familiares.

Portanto, deixe para consumi-los aos finais de semana. Afinal, descontrair e esquecer um pouco dos problemas é imprescindível para se ter uma boa saúde mental.

Alimentos para melhorar a memória e a concentração

Antes de mais nada, sabemos que os alimentos possuem diferentes tipos de substâncias e nutrientes. É importante, assim, identificar qual tipo de comida ajuda o estudante e usar isso a seu favor durante os estudos.

Fornecedores de Energia

No primeiro grupo, separamos os alimentos que nos proporcionam uma energia extra, indispensáveis na manutenção da concentração:

  • Café – Use e abuse (com moderação) do café. Pessoalmente falando, ele foi o alimento mais importante em minha preparação. Eu não tomava café para tirar o sono, mas sim para evitar que eu sentisse sono. Sendo assim, eu tinha horário certo para tomar uma bela ‘copada’ de café com leite;
  • Pó de Guaraná – Para aqueles que não gostam de café, experimentem o pó de guaraná, uma vez que os efeitos são os mesmos;
  • Tereré ou Chimarrão – a erva mate, utilizada na preparação dessas bebidas, possui alto teor de cafeína. Sendo, portanto, outra alternativa para aqueles que não gostam de café;
  • Carboidratos Complexos: Ao contrário dos carboidratos simples (farinha branca, arroz branco, doces em geral), os carboidratos complexos não aumentam a taxa de glicose em nosso sangue de maneira abrupta, não dando sensação de cansaço, e proporcionando energia ao longo de muitas horas. Exemplos de carboidratos complexos: batata doce, arroz integral, alimentos integrais em geral;
  • Frutas e Cereais: Algumas frutas e cereais também desempenham efeito semelhante. São exemplos de frutas e cereais que nos dão energia extra: banana, abacate, aveia, granola.

Estimuladores de Memória

No segundo grupo, elencamos alimentos para melhorar nossa memória.

  • Ômega 3 – substância encontrada em peixes, castanhas e linhaça, por exemplo;
  • Espinafre, brócolis – Em geral, as hortaliças de coloração verde escuro fornecem bastante luteína e ácido fólico, substâncias que contribuem para nossa saúde cerebral;
  • Suco de uva – “Os polifenóis penetram a barreira hematoencefálica, que protege o cérebro, e inibem danos ligados ao excesso de radicais livres”, conta a biomédica Caroline Dani, do Centro Universitário Metodista IPA;
  • Azeite de Oliva – existem fortes evidências de que a substância oleocantal, presente no azeite de oliva, reduz o risco de Alzheimer, fortalecendo nossa capacidade de memorização.

Aliados na concentração

No terceiro grupo, temos elementos-chave em nossa preparação, para que possamos nos manter, durante todo o tempo, concentrados nos estudos. Afinal de contas, estudar pensando na morte da bezerra não é produtivo.

  • Energéticos naturais: o café, guaraná, erva-mate, não só nos fornecem energia extra, como nos auxiliam (e muito!) em mantermos concentrados naquilo que estamos fazendo;

No dia da prova

No dia da prova devemos, impreterivelmente, nos alimentar de alimentos leves, com baixo teor glicêmico, especialmente alimentos integrais, que nos fornecerão energia por longas horas.

Dica particular: Pessoal, em sempre tomava 1 energético antes de ir fazer as provas. Isso me ajudou muito a não ficar com aquela sensação de cansaço durante as longas 4-5 horas de prova. Muitos alunos sentem seu desempenho caindo abruptamente, com muita dificuldade de raciocínio, nas horas finais da realização do certame.

Contudo, faça um teste antes para saber como você se sairá com essa dica. O Estratégia Concursos faz bastante simulados gratuitos aos sábados e domingos para que os alunos se coloquem à prova e testem seus conhecimentos. É a oportunidade perfeita para que você possa testar algumas estratégias.

Caso tenha interesse, basta cadastrar seu e-mail em nosso banco de dados, que manteremos você sempre atualizado das novas oportunidades de concursos abertos, e simulados gratuitos. Cadastre seu e-mail aqui.

Finalizando

Por último, não devemos nos esquecer de estarmos sempre praticando atividades físicas. Além de esquecermos um pouco dos problemas, as atividades físicas atuam na liberação de hormônios fundamentais à boa saúde mental e redução do estresse, sem falar na melhora de nosso sono.

E aí, gostou desse artigo sobre os alimentos para melhorar nossa memória e concentração? Deixe seu comentário.

Forte abraço

Leandro Ricardo M. Silveira

Instagram: https://www.instagram.com/leandro.rms12/

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • ótimo artigo. obrigada pelas informações. vou aplicá-las.
    lidiane em 13/06/20 às 12:40
  • Excelente matéria! Seria interesse o Estratégia trazer mais informações assim sobre a alimentação. Poderia fazer um quadro ou uma série, mostrando cada alimento.
    Vinicius em 09/06/20 às 10:23
  • Muito Bom! Gostaria de mais artigos assim.
    Ariston em 09/06/20 às 08:52
  • Ótimo conselho. Vou seguir. Futuro Delegado PC-GO.
    GUSTAVO em 08/06/20 às 22:44
  • Ótimo artigo, assisto as aulas professores maravilhosos, parabéns e obrigada ao Estratégia!
    Juciara Santos Silva em 08/06/20 às 21:43