Artigo

Devo fazer concurso em outro Estado?

Devido à atual conjuntura de oferta de concursos, bem mais restrita que outrora, observamos com mais frequência candidatos viajando para outros Estados para participarem de certames. Tal atitude vem sendo a alternativa encontrada frente à carência de editais para órgãos situados onde residem. No entanto, nem sempre tal escolha se mostra acertada.

Você já parou pra pensar quais são os custos extraordinários que são necessários para essa epopeia concurseira? Vou tentar listar alguns: passagem aérea, hospedagem, alimentação, transporte hotel/prova/hotel, inscrição, material de legislação específica.

Isso significa que nunca vale a pena viajar para fazer prova, Alberto? Não! Mas certamente para o concurseiro, geralmente com um orçamento já restrito, essa análise precisa ser bem criteriosa a fim de evitar desperdícios.

Ouço muitas vezes dos meus alunos que querem fazer “só pra ver qual é”, ou “só pra ganhar experiência”. Entretanto, essa aventura, se não planejada de maneira coerente, pode acarretar em frustração, insatisfação, pressão psicológica desnecessária e arrependimento.

Portanto, é preciso analisar com cautela a conveniência de se organizar para este projeto. Entendo que fazer provas (e ser reprovado em algumas delas, claro! Rs) faz parte do processo, é verdade. Em breve, escreverei um artigo somente sobre isso :). Mas convido o leitor a uma reflexão sobre alguns indicadores básicos que possam auxiliar na tomada de decisão. São eles:

1. Você já prestou concurso similar? Se a resposta for positiva e você já bateu “na trave”, é provável que valha a pena o investimento.
2. Com o edital em mãos, você já tem uma boa bagagem em pelo menos 70% dele? É difícil estabelecer um percentual aqui, pois os editais e as áreas são muito diferentes. Alguns cobram 8 matérias. Outros, 18. Vale lembrar que o ideal é não esperar o seu lançamento, pois é muito difícil concorrer com candidatos que já vinham se preparando especificamente para aquele concurso, e muitas vezes já “fecharam o edital” antes mesmo de ele ter saído.
3. Vai tirar muito você do foco da área para a qual se prepara? Diversificar demais pode dificultar sua evolução, pois acaba obrigando a suspender algumas disciplinas importantes por não figurarem no edital da vez.
4. O concurso que você almeja está para sair? Se sim, pode ser que esse desvio acarrete rendimento abaixo do esperado em ambos.

Com o agravamento da crise, o concurso público passou a ser a alternativa para ainda mais gente, o que cada vez dará menos espaço para aventureiros que não fazem um bom planejamento a médio e longo prazo, visando antecipação ao edital que está por vir.

O serviço de Coaching tem como objetivo, dentre vários outros, orientá-lo quantos aos concursos que realmente valem a pena se inscrever, impedindo que você tenha gastos desnecessários. Quer mais algumas dicas bacanas? Tem um botão azul aqui embaixo nesta página com um link para meus outros artigos! Tem alguma crítica, comentário ou sugestão de tema para meu próximo artigo? Deixe uma resposta nos comentários. Quer ser orientado por mim no programa de Coaching? É só pedir ao contratar o serviço.

Bons estudos!

Alberto Kovarik

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Rebeca, Acho que você deveria fazer a prova, essa parte você do seu namorado você resolve depois. Na pior das hipóteses, você está se mantendo focada e em evolução. Bons estudos!
    Alberto Kovarik em 25/10/17 às 15:20
  • Estou pensando em fazer um concurso do TRE fora do meu estado, já bati na "trave", foi meu primeiro concurso da área, já tenho noção e conhecimento da prova. O estado fica cerca de 4 horas de distância. Eu quero, mas por outro lado estou muito na dúvida, porque meu namorado tem emprego de carreira aqui em nosso estado. Não sei o que faço :/
    Rebeca em 17/10/17 às 19:45
  • Bom dia professor. Obrigada.
    Sheila em 18/07/17 às 09:30
  • Rachel, Obrigado pelo feedback. Que bom que pude colaborar. Bons estudos! Alberto Kovarik
    Alberto Kovarik em 17/07/17 às 16:21
  • Liliana, Transferências para outros Estados só são possíveis, salvo raras exceções, para servidores federais. Se você passar pra um concurso estadual, só poderá trabalhar naquele Estado. Bons estudos! Alberto Kovarik
    Alberto Kovarik em 17/07/17 às 16:20
  • Daniel, Na área fiscal, é quase impossível mesmo não viajar pra prestar concursos. A questão neste caso é mesmo avaliar se cumpriu esses pré-requisitos pra verificar se vale a pena sair de casa ou se é melhor esperar mais um pouco. Bons estudos! Alberto Kovarik
    Alberto Kovarik em 17/07/17 às 16:17
  • Fábio, Se você deve fechar o edital antes da prova, entendo que valha a pena mesmo ir a Curitiba fazer a prova. Não dá pra ter certeza que você vai ser aprovado, mas certamente você estará indo minimamente preparado. Bons estudos! Alberto Kovarik
    Alberto Kovarik em 17/07/17 às 15:56
  • Sheila, Bater na trave é ruim, mas olhe pelo lado positivo: sua aprovação está cada vez mais próxima. E como eu escrevi no artigo, se você está batendo na trave, tudo indica que você pode e deve viajar pra fazer provas em outros estados. Não desista! Bons estudos! Alberto Kovarik
    Alberto Kovarik em 17/07/17 às 15:54
  • Bruno, Muito obrigado pelo feedback. De fato, a brincadeira sai muito cara e é preciso saber escolher os concursos que você vai fazer. Quanto à sugestão, acho que captei a sua ideia. Vou pensar em algo e em breve publicarei. Bons estudos! Alberto Kovarik
    Alberto Kovarik em 17/07/17 às 15:10
  • Seu comentário caiu como uma "Luva" na situação em que estou vivendo. Ótima reflexão. Adorei o artigo. Obrigada. Rachel
    Rachel Silveira em 17/07/17 às 14:25
  • Bom dia! Tudo bem? Obrigada por sua matéria sobre concurso em outro Estado. Não encontrei a informação quanta a transferencia de um estado para outro após aprovado e o devido tempo na ativa. Seria interessante para o candidato compreender também os direitos futuros. Eu por exemplo, não fiz ainda minha inscrição para TJ de Minas Gerais, pois não sei se no futuro poderei pedir transferência para São Paulo. Muito obrigada!! Abraço Liliana (aluna do estratégia)
    Liliana Ramin em 17/07/17 às 07:43
  • As oportunidades aumentam quando nós abrimos para sair de nossa região. Moro em Lagarto-Se. Estudo há mais de dois anos para a área fiscal e na minha região não saem muitas oportunidades. Por isso, já viajei para o Rio (ISS Niterói) e para MG (ISS Juíz de Fora). Nesta última prova, consegui um aproveitamento de 72%. Seu tivesse alguma titulação (ainda nem concluí o ensino superior), teria maiores chances de passar. Com planejamento e organização da pra economizar bastante, principalmente viajando sozinho, no meu caso. Mudei o foco, por um tempo e já comprei as passagens para Recife (TCE-PE). Vou fazer as duas provas.
    Daniel Fernando em 16/07/17 às 14:42
  • Eu vou prestar o TRE/PR e moro no RJ. Já faz uns três meses que venho estudando especificamente para TRE's. Comprei o curso deste certame no Estratégia e devo "fechar" o Edital antes da bendita prova. Quando saiu o Edital, já havia passado completamente uma vez pelos PDF's das matérias de Eleitoral e Constitucional. Agora, Estudo em média 5h por dia as específicas três vezes na semana e duas vezes por 4h as não específicas. Sábado e domingo são para repor eventuais aulas perdidas durante a semana. Sempre pode ocorrer algum imprevisto e , com isso, não conseguir cumprir o cronograma. Enfim, como o professor falou, tendo-se uma razoável base, tempo e dinheiro, tente sim. Melhor lamentar por ter sido reprovado que não fazê-lo. Ainda de quebra vou conhecer Curitiba. :)
    Fábio em 15/07/17 às 11:58
  • Boa noite professor. Isso é certo. Só comecei a fazer prova fora, quando comecei a bater na trave e me sentir segura. Não sei se valeu a pena, ainda estou aqui estudando (continuei batendo na trave). Recentemente inscrevi-me para Pernambuco e no fim depois de tudo pronto, tive de desistir por motivos técnicos (rs). O gasto, mesmo economizando é alto e se não conseguimos o objetivo, vem aquela sensação que nem sei explicar. Quanto mais longe o local da prova, maior o gasto e realmente, concurseiro tem que estar sempre com o material atualizado. Como você escreveu, só mesmo com muita segurança e disciplina.
    Sheila em 14/07/17 às 23:03
  • Olá, primeiro devo parabenizá-lo pelo artigo, está excelente. Estava com dúvidas sobre fazer alguns concursos de tribunais que estão abertos (cada um em um estado). Confesso que dá uma certa aflição "perder" a oportunidade de fazê-los, mas com a percepção que tive ao ler o artigo decidi fazer apenas 2 que já eram meus alvos há alguns meses. A qualidade nessas horas é melhor que a quantidade. P.S.: Sobre a sugestão de artigos, gostaria muito de ler sobre o período da preparação que já não é mais o inicial, pois neste se está muito motivado, e as coisas parecem mais fáceis do que realmente são, depois de algum tempo algumas coisas se tornam mais fáceis enquanto outras são cada vez mais difíceis.
    Bruno Faccini em 14/07/17 às 19:35