Aprovado em 1° lugar no concurso Câmara de Vitória/ES para o cargo de Analista Legislativo - Contador - Vitória
Concursos Públicos“Se é isso que você realmente deseja, seja persistente e disciplinado, que um dia você colherá os frutos da sua dedicação.”
Confira a nossa entrevista com Paulo Henrique da Costa e Silva Mattos, aprovado em 1° lugar no concurso Câmara de Vitória/ES para o cargo de Analista Legislativo – Contador – Vitória:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Paulo Henrique da Costa e Silva Mattos: Meu nome é Paulo Henrique da Costa e Silva Mattos, tenho 33 anos e sou de Vitória/ES. Sou formando em ciências contábeis e administração.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Paulo: Várias pessoas da minha família são servidores públicos, portanto, sempre tive uma admiração pela área. Eu acredito que a administração pública possui atividades finalísticas mais interessantes do que as atividades desempenhadas pela atividade privada. Além disso, a estabilidade dos servidores estatutários é algo que agrega bastante valor também ao longo da carreira profissional.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Paulo: Eu trabalhava e estudava. Durante a semana, eu acordava às 5h, treinava na academia das 5h30 às 6h30, trabalhava das 8h00 às 17h e estudava das 19h até 22h. Aos finais de semana, eu estudava das 14h até 18h. Quando o edital do cargo que tenho a intenção de exercer abre, eu aumento as minhas horas de estudo, sempre que possível.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Paulo: Já fui aprovado em diversos concursos. Em relação às nomeações, já fui nomeado para contador previdenciário do Instituto de Previdência de Cariacica, contador previdenciário do Instituto de Previdência de Vila Velha, técnico contabilidade do Instituto Federal do Espírito Santo, Analista Tributário do Estado de Rondônia, Auditor Fiscal de São Luiz do Maranhão e analista legislativo – contador da Câmara Municipal de Vitória. Meu grande foco foi para o concurso da Secretaria do Tesouro Nacional, concurso este que aguardo resultado. Caso eu seja aprovado e nomeado em seguida, encerro a minha carreira de concurseiro, caso contrário, pensarei em outro grande cargo para seguir estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Paulo: A minha socialização durante a preparação, era bem rara. Basicamente, frequentava eventos sociais os quais eram importantes. Exemplo: casamentos de amigos próximos e aniversários de familiares bem próximos. Tinha o costume de sair com minha esposa aos sábados à noite.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Paulo: No geral, a minha família e meus amigos sempre me apoiaram. Minha esposa sempre respeitou meus momentos de estudos e entende o processo que leva para ser aprovado em um grande concurso público. Minha família e meus amigos sempre entenderam minhas ausências em alguns momentos, pois sabiam que estava me dedicando para alcançar os meus objetivos profissionais.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Paulo: Estudei 8 meses direcionado para o meu último concurso, que foi para a Secretaria do Tesouro Nacional. Acredito que a vontade de me sentir realizado profissionalmente me fez me manter disciplinado.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Paulo: A minha preparação foi praticamente toda em cursos do Estratégia Concursos em PDF e, eventualmente, videoaulas nas matérias que tinha dificuldade. Acredito que o curso online de qualidade faz toda diferença na preparação, pois me permite estudar nos meus horários e na minha velocidade.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Paulo: Conheci o Estratégia Concursos através de um amigo e, desde então, sempre fui assinante do Estratégia Concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Paulo: Depois que comecei a estudar pelo Estratégia Concursos, a minha preparação melhorou muito. Sempre busquei um curso que abrange todo o edital nos materiais. Acredito que isso me fez direcionar os meus estudos para aquilo que realmente eu precisava saber para obter um bom desempenho.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Paulo: Eu comecei revisando todo o conteúdo base do cargo que almejava e, aos poucos, fui inserindo outras matérias no meu ciclo de estudos, até finalizar todas as matérias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Paulo: Eu revisava lendo os grifos que efetuei nos PDFs e fazendo muito exercício.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Paulo: Acho que os exercícios são de extrema importância, pois eles sinalizam se você está absorvendo a matéria ou não. Não tenho um número exato de questões resolvidas, mas tenho certeza que já foram milhares.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Paulo: Sempre tive dificuldade em português. Para superar essa dificuldade, costumava colocar a matéria mais vezes no meu ciclo de estudos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Paulo: Na semana que antecedeu a prova, eu assistia os vídeos da “Hora da Verdade” do Estratégia Concursos e tentava reler aquilo que era mais importante de cada matéria. No dia pré-prova, eu assisti a Revisão de Véspera do Estratégia Concursos e tirei foto de alguns trechos que considerava importante lembrar no dia da prova.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Paulo: Meu principal acerto, foi a disciplina para fazer o que precisava ser feito pra conquistar o objetivo. O erro, foi não ter procurado uma orientação no início da minha trajetória de concurseiro pra me direcionar para os estudos de uma forma mais eficiente.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Paulo: Nunca pensei em desistir, mas havia dias que não possuía forças para estudar. Acredito que a vontade de ser aprovado e a disciplina, me fizeram seguir a minha trajetória.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Paulo: “Se é isso que você realmente deseja, seja persistente e disciplinado, que um dia você colherá os frutos da sua dedicação.”