Aprovado em 5° lugar para Assistente Administrativo no concurso IGEPREV-PA
Concursos Públicos
“Seja uma pessoa organizada e planeje seus estudos. Você precisa saber onde quer chegar. Não se pode ter dúvidas do que vai estudar no dia de amanhã […]”
Confira nossa entrevista com Jonathas Ribeiro Barbosa, aprovado em 5° lugar no concurso IGEPREV-PA para o cargo de Assistente Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Jonathas Ribeiro Barbosa: Sou Tecnólogo em Gestão Ambiental, tenho 26 anos e sou natural de Belém – PA.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Jonathas: A vontade de dar uma vida melhor para a minha família. Além da estabilidade que o serviço público proporciona.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Jonathas: Durante um período eu trabalhava pelo IBGE e conciliava os estudos com o trabalho. Chegava em casa por volta das 17h e logo começava a estudar até a hora de dormir. Em meu horário de almoço, fazia a leitura de resumos do PDF do Estratégia e resolvia questões. Porém, meu contrato pelo IBGE acabou e fiquei um mês dedicado 100% aos concursos que saíram em meu Estado, como SEMAS e IGEPREV. Consegui ser aprovado dentro das vagas em ambos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Jonathas: Já fui aprovado em alguns concursos:
Polícia Militar do Pará; Bombeiro Militar do Pará; Agente Censitário Municipal do IBGE (2ª lugar empatado com o 1°) e SEMAS (14° lugar) e aguardando o resultado final da Santa Casa do Pará. Irei continuar estudando, pois o meu foco é ser Agente da Polícia Federal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Jonathas: A vida social é fundamental como forma de ser uma válvula de escape para a vida solitária de concurseiro. Então eu batia as minhas metas de estudos e me permitia sair com amigos e noiva.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro?
Jonathas: Sempre muito reservado quanto aos estudos. Mas minha família, minha noiva e alguns seletos amigos sabiam e me apoiaram. Eles foram fundamentais.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Jonathas: Saiu primeiramente o concurso da SEMAS, então vinha estudando para ele. O conteúdo para o IGEPREV veio bem semelhante, então pude aproveitar. Após a prova da SEMAS, dediquei-me totalmente ao IGEPREV por cerca de 20 dias, apenas estudando as matérias diferentes.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Jonathas: Meus estudos, hoje, são quase 100% focados em PDF. O Estratégia é sensacional com seus PDFs completos e direcionados. Eles me ajudaram muito, pois a vantagem é a possibilidade de ter um estudo mais ativo através da leitura.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Jonathas: Através de vídeos do YouTube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Jonathas: Cheguei a estudar com outros cursos. O que mais me incomodava era a sensação de estar faltando conteúdo nos materiais. Alguns pregavam a ideia de ser “resumido e direto ao ponto”, mas isso me causava uma sensação de insegurança.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Jonathas: Não. Abandonei os materiais do outro curso e utilizei os do Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Jonathas: Senti muita diferença. Vi que realmente estava chegando no nível de pessoas que são boas estudando. O PDF completo, o PDF resumido, os mapas mentais do final e, principalmente, a grande quantidade de questões do final do PDF me levaram a um nível muito bom de estudo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Jonathas: Eu colocava cerca de 5 matérias por dia, dedicando metas a cumprir em cada uma. Umas a meta era ler uma quantidade de páginas e outras resolver uma quantidade de questões por dia. A média diária de horas líquidas girava em torno de 4 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Jonathas: Eu realizava muitas questões e revisava apenas aquilo que eu errava ou acertava, mas ficava com dúvidas. Resumia meus erros e dúvidas em forma de flashcards.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Jonathas: Julgo a resolução de exercícios como minha principal ferramenta de estudo. Durante a minha preparação para o último concurso da Polícia Federal, fiz mais de 25 mil exercícios. Para este concurso, cerca de 2500.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Jonathas: Minha maior dificuldade, no início, foi a arquivologia. Mas à medida que ia avançando nos PDFs, conseguia suprir as necessidades, até que tudo começou a fluir.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Jonathas: Nas últimas semanas, meu foco foi exclusivamente em revisões de todos os flashcards que juntei durante os estudos. Não resolvia questões e nem simulados, apenas revisei até a prova, inclusive possíveis temas da discursiva.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Jonathas: Busquei aprender sobre as atribuições do cargo e fazer uma analogia com os assuntos do edital que pudessem cair. Inclusive acertei o tema da redação ao sempre imaginar que poderia ser cobrado algo relacionado a “processos internos”, assunto previsto no edital e fundamental de conhecer para o cargo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Jonathas: Meus erros é achar que já estava preparado demais e acabar diminuindo o ritmo. Entretanto, meu acerto foi a constância. Pois apesar de diminuir o ritmo, TODOS os dias eu estudava.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Jonathas: Não pensava em desistir. Pois queria provar que era capaz. Minha maior motivação foi a queda no TAF dos Bombeiros do meu Estado, onde tive um estiramento muscular e fiquei inapto.
Eu queria provar que podia passar em outros concursos e poder focar no meu objetivo de ser Agente Federal.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Jonathas: Seja uma pessoa organizada e planeje seus estudos. Você precisa saber onde quer chegar.
Não se pode ter dúvidas do que vai estudar no dia de amanhã.
O segredo para ter um bom desempenho em provas e o quanto você se incomoda com aquilo que você está errando durante a resolução de exercícios. Além disso, ter materiais de qualidade é a base para o início de qualquer preparação.