.
“[…] Acreditem no potencial de vocês, nunca é tarde para o aprendizado!”
Confira nossa entrevista com Leandro Gomes Ferreira, aprovado no Exame de Suficiência CFC 2025.1:
Estratégia CFC: Conte-nos um pouco sobre você, para que as pessoas que nos assistem possam te conhecer melhor. Quando se formou em Contabilidade? Qual sua idade? De onde você é?
Leandro Gomes Ferreira: Sou Leandro Gomes Ferreira, tenho 31 anos, sou de Campo Grande – Mato Grosso do Sul. Concluí a faculdade de Ciências Contábeis em 2018, porém não atuava no mercado, desde a minha formação até o ano de 2024 quando decidi transformar minha carreira profissional e buscar oportunidades para atuar na área Contábil. A edição de 2025.1 foi a minha terceira tentativa de aprovação no exame, anteriormente realizei as edições de 2019 e depois 2024.2
Estratégia: Durante sua preparação para o Exame, você trabalhava e estudava (como conciliava trabalho e estudos?), ou se dedicava inteiramente aos estudos?
Leandro: Durante as preparações para todas as edições do exame que eu participei, eu precisei conciliar o trabalho, família e estudos. Eu sempre buscava dedicar-me por pelo menos uma hora por dia. Em alguns dias não conseguia estudar devido a rotina e outros dias conseguia compensar.
Uma das ferramentas de estudo que mais fiz uso e foi crucial para esse processo de aprovação foi a Trilha Estratégica, pois direciona com um planejamento de estudos e conteúdos para todo o ciclo até a data do exame. A Revisão de Véspera, os simulados e o ato final nas duas semanas que antecederam o Exame fizeram total diferença para a conquista da minha aprovação.
Estratégia: Já havia tentado outras vezes?
Leandro: Sim, em 2025.1 foi a minha terceira tentativa.
Estratégia: Qual foi sua sensação ao ver seu nome na lista dos aprovados?
Leandro: Foi uma sensação de total gratidão a toda equipe do Estratégia CFC por ter me direcionado tão bem no processo de aprendizado. E satisfação pelo resultado alcançado, pois mesmo com todas as dificuldades da rotina do dia a dia, o meu esforço de colocar na rotina meus estudos com o direcionamento dos materiais valeram a pena.
Como era sua vida social durante a preparação para o Exame? Você saía com amigos, família, etc? Ou adotou uma postura radical, abdicando do convívio social para passar o mais rápido possível?
Leandro: Eu não mudei meus hábitos de vida, mantive meu convívio familiar, lazer e rotinas diárias normalmente.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo, contando toda a sua preparação?
Leandro: Comecei estudar em janeiro de 2025, logo após ter saído o resultado da prova de 2024.2 e passado as festas de final de ano.
Estratégia: Que materiais você usou em sua preparação para o Exame? Material da faculdade, cursos em PDF, videoaulas? Quais foram as principais vantagens e desvantagens de cada um?
Leandro: Utilizei a Trilha Estratégica para o planejamento dos estudos e direcionamento seguindo a metodologia de estudar através dos arquivos em PDF e recorrer às vídeoaulas e fórum de dúvidas para conteúdos mais complexos, que não ficavam tão claros nas leituras ou sempre que orientado pela própria Trilha. Próximo a data da prova participei das revisões de véspera, simulados e o ato final.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leandro: Conheci em 2018, buscando na internet uma fonte de conteúdos para me capacitar para o Exame de Suficiência. Sempre compreendi que o tempo de faculdade não seria o suficiente para conquista do registro profissional, pois é um ramo que é necessário uma dedicação constante de estudos.
Estratégia: Você estudou todas as matérias?
Leandro: Não, fiz um balanço do meu desempenho nas últimas duas edições que fiz, juntamente com o conhecimento que ainda possuía de alguns assuntos e foquei em estudar aqueles assuntos que eram mais cobrados ou que já tinha um certo grau de esquecimento.
Estratégia: Uma das principais dificuldades de todo candidato é a quantidade de assuntos que deve ser memorizado. Como você fez para estudar todo o conteúdo? Falando de modo mais específico: você estudava várias matérias ao mesmo tempo? Quantas? Costumava fazer resumos? Focava mais em exercícios, ou na leitura e re-leitura da teoria? Como montou seu plano de estudos?
Leandro: Meu plano de estudo eu executei conforme a orientação da Trilha Estratégica, praticando a leitura quando solicitado, assim como às vídeoaulas, revisões e resolução de questões.
Estratégia: Como você distribuiu a divisão das matérias nos seus estudos, já que Contabilidade Geral tem quase metade do peso da prova?
Leandro: Na apresentação do curso de 2025.1 os professores apontaram assuntos que eram relevantes, conforme a análise do edital. Com base nessas informações, eu sempre que me deparava ao longo dos estudos com esses conteúdos. Eu dedicava um tempo maior de estudo do conteúdo através de leituras, resolução das questões, assistia as videoaulas desses assuntos e participei das revisões de véspera, onde somente é abordado assuntos de maior relevância.
Estratégia: Você tinha mais dificuldades em alguma(s) disciplina(s)? Quais? Como você fez para superar estas dificuldades?
Leandro: Direito e Legislação tributária, probabilidade e estatística foi onde senti maior dificuldade, pois não dediquei um tempo grandioso no preparo desses assuntos. Optei por revisar eles nas revisões de véspera e nas duas semanas que antecediam o Exame, através do ato final.
Estratégia: A reta final é sempre um período estressante. Como você levou seus estudos neste período?
Leandro: Aumentei a carga de estudo e busquei me planejar para não haver compromissos que me impactasse na dedicação dos estudos.
Estratégia: Na prova, o que você achou do tempo para a realização?
Leandro: Suficiente, as questões com a nova banca estão mais objetivas e claras nos assuntos cobrados.
Estratégia: Se você tivesse que apontar ERROS em sua preparação (se é que houve), quais seriam? Diga-nos também quais foram os maiores ACERTOS?
Leandro: O maior erro é não ter me dedicado antes da forma que eu me dediquei nessa última edição que conquistei a aprovação. Algumas vezes nos subestimamos achando que a prova é fácil e somente o que aprendemos na graduação é o suficiente.
O maior acerto foi seguir à risca toda a orientação dos materiais de estudo disponibilizados pela equipe do Estratégia, tornando meus estudos mais amplos e ágil.
Estratégia: Pela sua experiência e contato com outros candidatos, diga-nos quais são os maiores erros que as pessoas cometem quando decidem se preparar para o Exame?
Leandro: Tentar estudar por conta própria, sem dúvidas, é um dos maiores erros. A abordagem do conteúdo é muito ampla, complexos em alguns casos detalhista quanto a aplicabilidade e exceções, então para estudar na integra um CPC, por exemplo, dificilmente lendo a norma na integra dificilmente conseguirá compreender didaticamente o que está sendo dito e orientado.
Outro erro que enxergo e passei por isso nas edições passadas, é deixar para se preparar muito próximo a data do Exame.
Estratégia: O que foi mais difícil nessa caminhada rumo à aprovação? E qual foi sua principal motivação?
Leandro: Me convencer a retornar aos estudos e acreditar que mesmo após da conclusão da faculdade e ausente desde então do mercado de trabalho no segmento, ainda era possível possuir o registro profissional e exercer a profissão.
A minha principal motivação foi a decisão de trocar de área de atuação profissional em 2024, onde após conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho no ramo contábil me fez acreditar que ainda era possível alcançar o meu registro profissional. Isso passou a se tornar uma meta de vida.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para o Exame de Suficiência. Deixe-nos sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leandro: Sem sombras de dúvidas recomendo que estudem pela Estratégia CFC, o trabalho mais árduo, todo o corpo docente se dedica em fazer lendo o edital, preparando os conteúdos, as Trilhas e os materiais em PDF para lhe guiar em busca da sua aprovação. Acreditem no potencial de vocês, nunca é tarde para o aprendizado!