Aprovado em 3° lugar no concurso STM para o cargo de Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Suporte em Tecnologia da Informação
Concursos Públicos
“É importante não desistir, porque o resultado vai chegar, basta estudar e insistir. A aprovação é o resultado da dedicação e esforço. Confie no processo e busque apoio com quem também estuda para concurso.”
Confira nossa entrevista com Renato Luiz Araújo Bezerra, aprovado em 3° lugar no concurso STM para o cargo de Analista Judiciário – Área Apoio Especializado – Especialidade Suporte em Tecnologia da Informação:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Renato Luiz Araújo Bezerra: Sou Renato, 43 anos, formado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual do Ceará e sou natural de Nova Russas-CE.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Renato: A vontade de mudar de cargo e ter maior estabilidade financeira.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Renato: Sim! Organizo os meus horários para trabalhar durante o dia e estudar no turno da noite/madrugada.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Renato: Atualmente sou Técnico do MPU, na área de Tecnologia da Informação. Mas anteriormente fui servidor do CREA-CE e do DNPM (atualmente, ANM). Em ambos ocupei o cargo de técnico na área de informática.
Fui aprovado no SERPRO em 2008 para o cargo de Analista (Desenvolvimento de Sistemas), mas não tomei posse por ainda não ter concluído a graduação.
Em seguida, fui aprovado em 1º lugar no MPU em 2010, para o cargo que ocupo atualmente. Nesse mesmo concurso do MPU também fui aprovado em 3° lugar para Analista do MPU – Analista de Informática.
No mesmo ano, fui aprovado em 1º lugar para Analista de Tecnologia Militar do Exército Brasileiro.
Retornei aos estudos no fim do ano de 2023. Fui aprovado na SEPLAG-CE em 13° colocação para Analista de Gestão Pública – Tecnologia da Informação, em 2024. No mesmo ano, fui aprovado também para o TRT 7 em 5° lugar para Analista Judiciário – Tecnologia da Informação. Em 2025, fui aprovado para o TRT 10 – Analista Judiciário – Tecnologia da Informação em 44° e, posteriormente, para o STM em 3° lugar.
Pretendo continuar estudando, já que tenho interesse na área fiscal.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Renato: Sou casado e tenho uma filha de 5 anos, então priorizo os momentos de lazer com a minha filha nos finais de semana.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Renato: Sim! A minha esposa também estuda para concurso e tentamos conciliar os horários de estudo para que os dois consigam estudar e obter aprovações.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Renato: Eu estava estudando para concursos da área fiscal para Auditor – Tecnologia da Informação e me inscrevi para o STM, direcionando os meus estudos especificamente para esse concurso por 2 meses, mas como já estava estudando há algum tempo, consegui obter resultado. O que me incentivou a fazer esse concurso foi a aprovação da minha esposa para o TSE, em 1° lugar para a especialidade Serviço Social, com a intenção de acompanhá-la quando for convocada.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Renato: Eu estudo principalmente por videoaulas e materiais em PDF. Além de utilizar o Sistema de Questões da plataforma e de outros sites.
Uma das principais vantagens é que o material do Estratégia é bem direcionado para os concursos e para a banca. A desvantagem é que o material específico para a área de tecnologia não é tão direcionado para cada certame.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Renato: Através de colegas do trabalho.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Renato: Nos primeiros concursos, estudava por livros da bibliografia indicada nos cursos de graduação de Direito e de Computação. Os problemas eram o preço e o volume do material, além de não ensinar a marcar o X no local correto no dia da prova.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Renato: Fui aprovado com o material usado antigamente mas acho que hoje seria impossível continuar usando o mesmo método, pois atualmente os certames estão muito mais concorridos. A aprovação é decidida no detalhe e o material do Estratégia está sempre se adaptando às novas tendências das bancas.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Renato: Sim! O material é bem direcionado para o que realmente é cobrado em concursos. O material em PDF e a Trilha Estratégica.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Renato: Eu fazia uma planilha quadriculada com as matérias e as aulas em uma folha de papel e ia marcando o meu progresso. As matérias que eu julgava mais importantes eram as que eu fazia o esforço maior pra avançar mais rápido. Dependendo do dia, estudava 3 a 4 horas (começando às 20h), quando eu distribuía o tempo por 2 a 3 matérias diferentes. Excepcionalmente eu passava das 8h por dia.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Renato: Fiz poucas revisões, embora eu as considere muito importantes.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Renato: Depois de um longo tempo sem fazer concurso, eu me deparei com uma dificuldade que tinha e que precisava superar. Eu não resolvia questões e ficava muito focado no texto. Minha esposa me incentivou a resolver as questões anteriores (estratégia que ela usava muito) e utilizar de forma mais eficaz a plataforma do Estratégia, rapidamente eu comecei a perceber uma mudança significativa no meu desempenho.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Renato: As disciplinas que eu tinha mais dificuldade eram as de tecnologia. Somente após resolver muitas provas anteriores, comecei a sentir a tendência de cobrança das bancas e a ir direto aos PDF específicos.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Renato: Na semana anterior, imprimi provas recentes da banca e assisti às aulas de Reta Final e Hora da Verdade, das quais sempre conseguimos obter diversas questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Renato: Fiz algumas redações de tema geral e de específico para treinar. Contratei algumas correções com um professor e detectei minhas deficiências. A partir daí, trabalhei muito na estrutura dos parágrafos, refinando a cada tentativa. Os temas sugeridos pelo Estratégia para específica de Tecnologia da Informação foram realmente determinantes para essa e outras aprovações.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Renato: Os principais erros foram: não cumprir o cronograma/ciclo de estudos previsto, não resolver questões anteriores, não confiar no processo e adiar muitos anos a volta aos estudos. O acerto foi reformular a estratégia de estudos com a adoção de ciclos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Renato: Nesse tempo tive muitas pausas e alguns revezes que me fizeram pensar em desistir. A última retomada foi inspirada pela minha esposa que vinha sempre estudando e batendo na trave em vários concursos, apesar de boas colocações, quando, finalmente, obteve a melhor colocação (1° lugar) no concurso unificado do TSE. Aliado a isso, a vontade de mudar de cargo me motivou a continuar a estudar.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Renato: É importante não desistir, porque o resultado vai chegar, basta estudar e insistir. A aprovação é o resultado da dedicação e esforço. Confie no processo e busque apoio com quem também estuda para concurso.