Aprovado em 1° lugar no concurso DPE-RO para o cargo de Analista em Jornalismo
Concursos Públicos
“Sei que passar em concurso público não é fácil, mas é totalmente possível. Acredito que todos, com estudo e disciplina, conseguem ser aprovados […]”
Confira a nossa entrevista com Davi Rodrigues Pinheiro, aprovado em 1° lugar no concurso DPE-RO para o cargo de Analista em Jornalismo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Davi Rodrigues Pinheiro: Eu tenho 25 anos, sou de Porto Velho, capital do estado de Rondônia e acabei de me formar em Jornalismo.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Davi: A estabilidade, bem como a boa remuneração, foram os principais fatores. Infelizmente, quando eu olho para a iniciativa privada, ainda mais na minha área, levando em conta também a minha cidade, Porto Velho, eu não sinto segurança. O profissional é desvalorizado e não temos muitas oportunidades. Além disso, os meus pais são funcionários públicos e isso também me motivou.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Davi: Conheci por meio do YouTube, que era o principal local que eu utilizava para estudar. Comecei assistindo às aulas gratuitas que o Estratégia disponibiliza e também utilizava bastante os PDFs gratuitos do site. Quando tive condições financeiras de comprar os cursos, não pensei duas vezes.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Davi: Para evitar a procrastinação em casa, eu saia do meu trabalho e ia direto para uma biblioteca da cidade. Durante o estudo, se delimita pelo menos duas matérias por dia para estudar. Nunca fui de contar as horas líquidas, gostava de me basear pelos PDFs. Por exemplo, pegava um PDF de um assunto e tinha que ler inteiro e resolver as questões. Fazendo isso, eu saia satisfeito.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Davi: Eu estagiava durante a parte da manhã e aproveitava a tarde e à noite para poder estudar. Como estagiário, eu não tinha muitas obrigações e nem levava trabalho para casa. Assim, tinha muito tempo e tentava aproveitá-lo ao máximo.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Davi: Destaco principalmente os PDFs e as Trilhas Estratégicas, que foram o que mais utilizei, de longe. Os PDFs, inclusive, foram um dos motivos para eu querer assinar o Estratégia e tive uma grata surpresa com a Trilha, a qual não conhecia. Também utilizada videoaulas pontuais de certos assuntos mais complicados e o sistema de questões atrelado à Trilha Estratégica.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Davi: Eu comecei a estudar sério para concursos em agosto de 2024, para fazer concurso do Tribunal de Justiça do meu estado. A partir daí, começa a minha caminhada com o Estratégia, quando assinei o pacote desse concurso. A prova foi em fevereiro de 2025 e, apesar de ter estudado bastante, eu não tive um resultado satisfatório. Na época da prova do TJ, saiu o edital para a DPE/RO e decidi manter o ritmo de estudos, já tinha uma boa base e sabia que isso me deixaria na frente de muitos concorrentes. Dito e feito. Estudei para a prova da Defensoria, de fevereiro a junho e consegui o primeiro lugar para Jornalismo — o meu primeiro concurso para Analista — e uma ótima colocação para o cargo de Técnico Administrativo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Davi: O Português da FGV era o que mais me deixava preocupado. Como muitos sabem, concurseiros temem esse Português (haha). Dessa forma, eu estudei o máximo de assuntos possíveis pra não ter surpresas desagradáveis durante a prova. A fim de me ajudar, eu também fiz muitas questões da banca, principalmente dos assuntos que mais caiam e revisões recorrentes do conteúdo.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Davi: Foquei totalmente na resolução de questões e de simulados. Isso com certeza me ajudou bastante. A partir dos meus erros, eu fazia uma revisão do conteúdo e, após esclarecer o assunto, eu voltava para as questões. Outra coisa que eu gostava, era mentalizar o conteúdo, ficar pensando nele e explicando para mim mesmo.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Davi: Para a prova discursiva, eu não estudei especificamente para o concurso da Defensoria. Fiz muitas redações na época do TJ e acabei nem tendo a minha redação corrigida. Então, para a Defensoria, eu foquei totalmente no conteúdo da prova objetiva e na realização de questões, para poder ter a minha redação corrigida. Foi arriscado? Foi, mas deu certo.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Davi: Não sou casado e nem tenho filhos. Eu moro com os meus pais e, para eles, foi maravilhoso me ver dedicado para passar, até porque eram os meus principais incentivadores. Em relação aos amigos, tive que me fazer ausente em alguns momentos, devido o compromisso com o estudo, mas que também foram compreensivos com os meus objetivos.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Davi: Tá sendo incrível a experiência. De início, eu não acreditei. Eu pensei que era golpe, até mandei mensagem para o Instagram do Estratégia para confirmar. Achei tudo muito perfeito para ser verdade, mas que bom que era tudo verídico (kkkkk). É uma sensação de estar colhendo os frutos do meu estudo. Além de passar no concurso, poder comemorar isso com centenas de pessoas, que entendem a dificuldade, a resiliência, o esforço necessário para se passar em um concurso, é legal demais.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Davi: Para ser sincero, eu não tinha conhecimento do Baile e isso até contribuiu para a ficha demorar cair, pra mim, era inimaginável um curso dar uma festa e chamar alunos de todos os cantos do Brasil. Fui pesquisando e fiquei surpreso com a grandiosidade do evento, o que me deixou super empolgado. Nesse momento, com uma semana pra viagem, eu estou ansioso igual quando fico esperando a prova, gabaritos e resultados dos concursos (haha).
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Davi: Acredito que o meu principal erro, foi não ter estudado com afinco desde o início. Faço concurso desde 2019, com os meus 18 anos na época e fazia aquele estudo “fogo de palha”, estudava, parava e, na minha cabeça, alguma hora eu iria passar. Em muitos concursos, eu bati na trave por duas, três questões e, ao longo prazo, isso começou a me frustrar. Quando comecei a estudar com “sangue nos olhos”, já estava com 23 anos e bem próximo de terminar a faculdade, sem ter nada garantido. Assim, em contrapartida, eu considero o meu principal acerto, ter encarado a minha realidade e ter decidido estudar sério, o que acabou garantindo a minha aprovação.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Davi: Depois que eu comecei a estudar de forma compromissada, eu não pensei. Eu sabia que, se desse tudo de mim, a aprovação estaria muito próxima. E aconteceu. Se eu pudesse falar com o Davi de 18/20 anos, certamente falaria para ele esquecer tudo ao redor e estudar, o que teria antecipado ainda mais a nossa caminhada até a aprovação, bem como falar para não desistir, não desanimar, mantendo-se resiliente nos estudos.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Davi: Sei que passar em concurso público não é fácil, mas é totalmente possível. Acredito que todos, com estudo e disciplina, conseguem ser aprovados. Eu tive inúmeras reprovações e nunca cogitei ser aprovado em 1º lugar em um concurso, mas tive essa felicidade, devido ao estudo diário. Então, tanto para quem está começando, quanto para quem está nessa caminhada: Não desista, não desanime e você chegará lá.