Aprovado em 1° lugar no concurso CSM para o cargo de Endodontia
Concursos Públicos
“Ter humildade para reconhecer os seus pontos fracos e fazer um planejamento de estudos para que esse ponto fraco se torne forte. Faça o máximo de questões possíveis.”
Confira nossa entrevista com Guilherme Adriano, aprovado em 1° lugar no concurso CSM para o cargo de Endodontia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Quando se formou, idade e cidade natal?
Guilherme Adriano: Meu nome é Guilherme Adriano, tenho 31 anos. Sou cirurgião-dentista formado pela Unifenas (Alfenas) na turma de 2015. Sou natural de Alfenas-MG, mas atualmente resido em São Paulo.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Desde início seu foco foi em concursos na sua área de formação?
Guilherme: A decisão veio do desejo em ter estabilidade financeira e um salário justo e compatível com o cargo, visto que o dentista autônomo tem momentos de altos e baixos durante o ano. O foco sempre foi na minha área de formação.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Guilherme: Sim. Eu trabalhava todos os dias e por ser autônomo eu consegui organizar a minha agenda de uma forma que eu conseguisse ter uma média de estudos de pelo menos 30 horas horas semanais.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Guilherme: No ano passado, fiquei majorado em 4º lugar na ESFCEx para o cargo de endodontista e em 1º lugar no CSM, também para endodontista.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Guilherme: No pré-edital eu conseguia ter uma vida social equilibrada, ia a alguns eventos familiares e alguns fins de semana saía para barzinhos ou passeio. Já no pós-edital, o foco estava total nos estudos e saía de casa apenas para atividade física.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Guilherme: Sim, na verdade, para que eu pudesse ter mais tranquilidade e evitar pressão externa, a única pessoa que sabia que eu estava estudando para concurso era minha esposa que me ajudou bastante durante todo o processo.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Guilherme: Desde o momento que eu decidi o concurso que eu queria ser aprovado, foram 12 meses de estudo direcionado. O que me fez manter a disciplina foi saber os benefícios que o cargo traria para minha família e já me enxergar ocupando aquele cargo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Guilherme: Os PDFs foram os materiais que eu mais utilizei por ver que eram muito completos e ainda possuíam questões comentadas pra que eu pudesse exercitar e por em prática os conhecimentos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Guilherme: Pelo YouTube e Instagram.
Estratégia: Adquiriu o curso regular da sua área ou o curso específico para seu concurso? Como foi seu contato com nossos professores?
Guilherme: Adquiri o curso específico para a ESFCEx e por ser bem completo e possuir muitas questões consegui aproveitar o conhecimento também para a prova do CSM.
O contato com os professores foi pelo fórum e pelo material ser completo nas poucas vezes que precisei, fui respondido rapidamente.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos? Se sim, o que mais incomodava quando você estudava por esse concorrente?
Guilherme: Sim, comprei outro material antes do Estratégia, mas percebi que os PDFs eram bem fracos em conteúdo e organização. Quando tive contato com o conteúdo gratuito do Estratégia, percebi que era muito superior e, principalmente, mais organizado e didático, então comprei o curso do Estratégia.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material? Foi aprovado?
Guilherme: Não, fiz apenas provas estudando pelo Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Guilherme: Sim. O material do Estratégia é bem completo, não é só um resumo, Além disso, a organização, ao meu ver, é um ponto-chave, pois traz muita clareza para os estudos.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Guilherme: Estudava 30 horas líquidas por semana. Preferia estudar por ciclos de 4 a 5 matérias.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Guilherme: Revisava pelas questões dos PDFs do Estratégia e através de post-its.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Guilherme: A resolução de questões foi o que me fez ter confiança na minha preparação e saber que o material que eu estava estudando estava completo. Fiz todas as questões das provas dos meus concursos dos últimos 6 anos, pelo menos.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Guilherme: Tinha dificuldade em Patologia e anatomia. O aumento das horas de estudos nessas matérias foi o que me fez melhorar um ponto fraco e torná-lo forte.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Guilherme: Fechei a minha agenda de trabalho e intensifiquei os estudos de segunda a sexta. No sábado, assisti somente à Revisão de Véspera do Estratégia e descansei o restante do dia.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Guilherme: Teve a redação no CSM, confesso que a preparação não foi adequada, mas como eu tenho uma certa facilidade com textos, o resultado foi positivo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Guilherme: Meu maior erro foi não ter feito outros concursos para ter mais experiência de prova. O maior acerto com certeza foi ter feito um planejamento de vida antes mesmo de iniciar os estudos.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Guilherme: Não. De alguma forma eu sentia que em algum momento eu iria conseguir a aprovação, era questão de tempo. Quanto mais estudava e acompanhava os resultados, mais confiante eu ficava.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso?
Guilherme: Ter humildade para reconhecer os seus pontos fracos e fazer um planejamento de estudos para que esse ponto fraco se torne forte. Faça o máximo de questões possíveis.