“[…] é importante que a pessoa tenha fé e acredite em si mesma.”
Confira a nossa entrevista com Leonardo Cesar Dittrich – Aprovado em 4° lugar no concurso CRF-SP para o cargo de Agente Administrativo:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Leonardo Cesar Dittrich: Eu me chamo Leonardo, tenho 25 anos, nasci em São Paulo e, atualmente, sou estudante de Direito.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Leonardo: A possibilidade de trabalhar com estabilidade e ter tempo para outros projetos, além do fato de poder lidar com o conteúdo que eu já estava estudando na faculdade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Leonardo: Para o concurso do CRF sim, eu trabalhava e estudava à noite na biblioteca da faculdade. Para conciliar com o trabalho, tranquei um semestre do curso para me dedicar aos concursos, no caso, o concurso do CRF foi um deles.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Leonardo: Até agora já fui aprovado no concurso da Fundação Santo André, para Auxiliar Administrativo, e em dois concursos da Prefeitura de São Bernardo do Campo, ambos para cargos administrativos de nível médio.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Leonardo: Acredito que foi igual a vida de qualquer estudante de Direito que também trabalha e estuda ao mesmo tempo.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Leonardo: Sim, sempre. Os meus pais sempre me ajudaram. O meu pai também foi aprovado em concursos e sempre me incentivou.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Leonardo: Estudei durante 2 ou 3 meses aproximadamente. O ambiente da biblioteca da minha faculdade me ajudou bastante a manter a disciplina e cumprir o cronograma.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Leonardo: Por conta da rotina e do curto tempo disponível que eu tinha até a prova, utilizei o material do Estratégia direcionado para aquele concurso. Ajudou muito a poupar tempo e estudar o que eu realmente precisava.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Leonardo: Conheci através de meu pai quando ele estudava para concursos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Leonardo: O diferencial, com certeza, é o direcionamento para o concurso específico. Com o conteúdo do Estratégia, eu não precisei me preocupar em verificar o edital toda hora para ver se aquilo que eu estava estudando iria ser aplicado na prova, facilitando no planejamento da rotina.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Leonardo: Eu procurava estudar em um ciclo, com 2 ou 3 matérias por dia, lendo teoria e assistindo videoaula quando eu precisava e focando nas questões quando eu já sabia a matéria, sem me preocupar em estabelecer matérias para determinados dias da semana. Eu conseguia tirar em torno de 3 horas líquidas por noite.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Leonardo: Revisava, majoritariamente, por questões e simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Leonardo: Acho fundamental, especialmente nas matérias básicas (Português e Matemática). Acredito que a aprovação é possível apenas com o treinamento por questões e o esgotamento do edital, se possível. Acredito que eu tenha resolvido em torno de 1.500 questões durante o período focado para o CRF.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Leonardo: Apenas os conteúdos que eu não tinha estudado antes, no caso trabalhei bastante com as videoaulas, o PDF e as questões dele.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Leonardo: Lembro que foquei somente em questões, pois já tinha esgotado o edital.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame? O que você aconselha?
Leonardo: Sim, teve. No caso, eu foquei na revisão do conteúdo que era esperado para essa etapa que no caso era relacionado com Administração. As aulas em vídeo e o PDF direcionado foram fundamentais.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Leonardo: Acho que o meu principal erro, foi ter focado demais na teoria em alguns momentos. O meu principal acerto acredito que foi no plano de estudos. A bagagem que eu já tinha por ter estudado para outros concursos antes também ajudou muito.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Leonardo: Acho que nem tive tempo para pensar sobre isso, apenas continuei.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Leonardo: A minha recomendação é sempre trabalhar com planos atingíveis, ser realista e ter paciência e constância no projeto definido. A capacidade de pensar racionalmente e encontrar soluções inovadoras para resolver qualquer problema do cronograma é fundamental. E, além de tudo isso, é importante que a pessoa tenha fé e acredite em si mesma.