Aprovada em 3° lugar para o cargo de Especialista Contábil no concurso SEFAZ-SP
Concursos Públicos“A principal orientação que eu daria a quem está iniciando os estudos para concurso é ter paciência e constância. Não é um caminho rápido, mas é um processo que recompensa quem se organiza e persiste […]”
Confira nossa entrevista com Bruna Silva Santos, aprovada em 3° lugar para o cargo de Especialista Contábil no concurso SEFAZ-SP:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la.
Bruna Silva Santos: Olá, tenho 25 anos, natural de Vitória da Conquista – BA, sou formada em ciências contábeis pela Universidade do Sudoeste da Bahia.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Bruna: A decisão de estudar para concursos surgiu a partir do desejo de construir uma carreira sólida, com estabilidade e possibilidade de crescimento profissional. Eu vi a oportunidade perfeita para mudar a minha realidade.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Bruna: Sempre precisei trabalhar, eu sempre dei um jeito de conseguir tempo para estudar, então ajustava a minha rotina como podia. De segunda a sexta estudava 4h por dia e nos finais de semana de 5 a 6h.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Bruna: Já sim! Fui abençoada na 3º colocação para o cargo de contador especialista contábil da SEFAZ – SP pretendo continuar estudando para alçar voos maiores.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Bruna: Durante a preparação, minha vida social foi mais controlada, mas não inexistente. Procurei manter contato com amigos e família, ajustando a rotina social à minha programação de estudos. Em alguns momentos precisei reduzir saídas e compromissos, principalmente os mais próximos da prova, mas sempre busquei equilíbrio, entendendo que esse convívio também era importante para manter a motivação e a saúde emocional.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Bruna: Sim! Meus pais sempre me apoiaram e incentivaram eles sempre diziam que o estudo é o melhor caminho para nós de origem humilde.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Bruna: Estudei exatos 1 ano e 2 meses até lograr êxito. Nesse período, mantive uma rotina organizada, com planejamento semanal e metas diárias realistas. Para manter a disciplina, foquei na constância, mesmo em dias menos produtivos, e utilizei revisões periódicas e resolução de questões para acompanhar minha evolução. Também procurei manter uma rotina saudável, o que ajudou a sustentar o ritmo de estudos ao longo do tempo.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Bruna: Na minha preparação, utilizei principalmente videoaulas e materiais em PDF. As videoaulas, embora mais longas, são mais palatáveis, pois apresentam o conteúdo de forma visual e didática, tornando mais fácil a compreensão e a fixação dos conceitos. Já os PDFs são mais rápidos e dinâmicos, permitindo revisar pontos específicos de forma ágil e estudar no próprio ritmo. Essa combinação me permitiu aproveitar a clareza e o detalhamento das videoaulas, sem perder a eficiência e a objetividade que os PDFs proporcionam.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Bruna: Conheci através do instagram.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Bruna: Usei sim. O que mais me incomodou foi a falta de material adequado, falta de bons professores.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Bruna: Senti e muito! Posso dizer com certeza que construi a minha base com o Estratégia. O material, super completo e didático, me ajudou a entender melhor os assuntos, as questões comentadas ajudaram na consolidação. Além disso, os resumos mapas mentais aproveitei tudo e ainda tem a parte dos professores maravilhosos!
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Bruna: Montei meu plano de estudos com base no edital e na relevância das disciplinas. Optei por estudar duas disciplinas por dia, o que me permitiu manter foco e aprofundar melhor o conteúdo, sem comprometer a constância. Utilizei um ciclo de estudos para alternar as matérias ao longo da semana e manter contato frequente com todas. Em média, estudava cerca de 4 horas líquidas por dia, priorizando a qualidade do estudo, revisões e resolução de questões.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Bruna: Fazia as marcações no PDF e meus próprios resumos/ esquemas.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Bruna: 100% de importância! A resolução de exercícios foi fundamental na minha preparação, pois me permitiu fixar o conteúdo, identificar pontos fracos e entender o estilo da banca. Além disso, as questões ajudaram a direcionar as revisões e a ajustar o foco do estudo teórico.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Bruna: Informática é o meu ponto fraco, melhorei assistindo vídeo aulas e muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Bruna: Eu fiz muitas questões de assuntos que considerava importantes e além disso, estudei por fichas escritas a mão que continha informações que considerava de extrema importância.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Bruna: Meu principal acerto com certeza foi ter usado o material do estratégia para construir minha base e ter feito questões desde o início.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Bruna: Nunca pensei! Sempre soube que não tinha plano B ou passava ou passava. Desde o início, encarei o estudo para concursos como um projeto principal, sem trabalhar com um plano B. Essa decisão me ajudou a manter o foco e a disciplina, mesmo diante das dificuldades naturais do caminho. Ter um objetivo claro e definido foi fundamental para seguir de forma consistente até alcançar o resultado.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Bruna: A principal orientação que eu daria a quem está iniciando os estudos para concurso é ter paciência e constância. Não é um caminho rápido, mas é um processo que recompensa quem se organiza e persiste. É importante montar um plano de estudos realista, focar na qualidade do aprendizado e não se comparar com a trajetória dos outros. Cada pessoa tem seu tempo. Com disciplina, ajustes ao longo do caminho e confiança no processo, é possível alcançar o objetivo. Acredite no planejamento e siga, mesmo nos dias difíceis. Só não passa quem desiste!