Aprovada em 1° lugar (Cotas) no concurso MP-PR para o cargo de Oficial de Promotoria
Jurídico“O meu conselho é tenha foco no seu objetivo, tente fazer concursos em comum, não “atire” para todos os lados, fazendo provas totalmente diferentes, pois pode atrapalhar o seu desempenho […]”
Confira nossa entrevista com Carla Aparecida Szimonek, aprovada em 1° lugar (Cotas) no concurso MP-PR para o cargo de Oficial de Promotoria:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Carla Aparecida Szimonek: Sou formada em Pedagogia e Administração, tenho 40 anos, de Ponta Grossa- PR.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Carla: Sempre trabalhei concursada, inicialmente como assistente em educação pela prefeitura da minha cidade e depois como técnico administrativo em uma empresa estatal aqui do Paraná. Com o anúncio de privatização da empresa, em 2022, decidi que era o momento de voltar a estudar para concursos.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Carla: Sim e tentei encaixar ao máximo os estudos na minha rotina. Estudava no meu horário de almoço e a noite geralmente das 19 às 21, 22hrs. Enquanto fazia comida, na limpeza da casa e também no carro escutava as videoaulas. Quando precisava esperar em uma consulta por exemplo ou esperar minha filha em algum lugar, ficava resolvendo questões.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Carla: Além da aprovação no MPPR, fui aprovada para o cargo de Agente Profissional – Administrador no concurso da SEAP- PR. Pretendo fazer ainda o concurso do TJPR.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Carla: Sempre fui uma pessoa mais caseira, mas não deixei de sair com amigos e família. Acredito que é necessário equilíbrio, para preservar a saúde mental nesta fase de preparação.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Carla: Sim, sempre tive o apoio de amigos e principalmente da minha família, que é primordial quando estamos estudando para concursos, seja eles respeitando meus momentos de estudo, ouvindo eu falar sobre os conteúdos e sobre as provas ou ainda me dando força quando ocorreram reprovações, não me deixando desistir.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Carla: Para o concurso do MPPR em específico, comecei a estudar depois do edital, porém já tinha base de várias matérias, pois já estava estudando e realizando concursos desde 2022, sendo necessário fazer apenas algumas adaptações, de acordo com o conteúdo do edital.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Carla: Utilizei principalmente os PDFs simplificados e o banco de questões. Assistia as videoaulas mais para matérias específicas ou que tinha alguma dificuldade. A revisão de véspera também é excelente, para rever os principais pontos antes da prova. A principal vantagem é que o Estratégia reúne os pontos que mais caem em prova, além de focar no perfil da banca, isso faz toda a diferença.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Carla: Já conhecia o Estratégia pela internet há muitos anos. Quando voltei a estudar para concursos, assistia algumas aulas pelo youtube. Como tinha dificuldades e falta de tempo para reunir o material de acordo com o edital dos concursos que fazia, resolvi assinar um curso para me ajudar e não pensei duas vezes em assinar o Estratégia.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Carla: Com toda certeza. A partir do material do Estratégia, preparado de acordo com o edital e banca, tive mais tempo para focar no que realmente era preciso. Os PDFs são muito explicativos e o Passo Estratégico com os principais pontos e reincidência em prova é algo que faz toda a diferença.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Carla: Estudava duas matérias por dia, as específicas que tinham mais peso, estudava mais vezes por semana, mas sempre dividindo em duas matérias diárias. O sábado geralmente deixava para descanso (menos na véspera da prova) e o domingo fazia redação e revisão semanal/simulados. Não consegui medir as horas líquidas diárias, pois adaptava os estudos de acordo com a minha rotina.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Carla: Diariamente fazia revisão das matérias, antes de começar a estudar no dia e no domingo uma revisão geral da semana e alguns simulados.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Carla: Considero a resolução de exercícios um dos pontos mais importantes no estudo para concursos. Sem os exercícios acho muito difícil fixar o conteúdo e entender como ele pode cair na prova. Também não contei a quantidade de questões, mas resolvia questões em todos os dias de estudo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade?
Carla: A minha maior dificuldade sempre foi a informática e alguns itens de matemática. Não deixei de estudar estas matérias por ter maior dificuldade, porém tentava focar sempre nas matérias que tinha mais facilidade, para alcançar uma nota maior.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Carla: Na semana da prova continuei estudando a mesma quantidade, porém focando em revisões. No dia da pré prova, assisti a revisão de véspera, sempre cai alguma questão que foi comentada na revisão de véspera, por isso não perco.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Carla: Meu conselho é treinar, fazendo o maior número de redações que conseguir. As aulas de redação do curso também me ajudaram muito a relembrar algumas questões técnicas, na hora de escrever uma redação.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Carla: O principal erro na minha trajetória de concursos foi tentar estudar procurando os materiais aleatoriamente. Um curso como o Estratégia tem o material completo e uma equipe de professores super qualificados, que te dá toda a direção, o teu trabalho é somente estudar os conteúdos. Adquirir a assinatura foi o meu maior acerto.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Carla: Desistir nunca foi uma opção. Cada vez que eu ia mal em uma prova ficava triste, dava um desânimo, mas logo pensava “eu não posso desistir”. Podem passar alguns anos, mas o dia da aprovação só chega para quem não desiste.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Carla: O meu conselho é tenha foco no seu objetivo, tente fazer concursos em comum, não “atire” para todos os lados, fazendo provas totalmente diferentes, pois pode atrapalhar o seu desempenho. Tenha constância e não desista até passar, que o teu dia vai chegar. Agradeço primeiramente a Deus e toda a equipe do Estratégia Concursos, por oferecer um curso tão completo.