Aprovada em 3° lugar no concurso AL RS para o cargo de Analista Legislativo - Consultora
Legislativo
“A jornada não é fácil, mas posso afirmar: quando a nomeação chega, tudo faz sentido.”
Confira nossa entrevista com Caroline Rigon Benedetti, aprovada em 3° lugar no concurso AL RS para o cargo de Analista Legislativo – Consultora:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Caroline Rigon Benedetti: Tenho 35 anos, sou arquiteta e urbanista, natural de Nova Prata, no interior do Rio Grande do Sul. Sou formada pela Universidade Federal de Pelotas e posteriormente realizei o mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre/RS.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Caroline: Iniciei minha trajetória nos concursos públicos por incentivo da minha mãe. Em 2018, fui nomeada arquiteta na Prefeitura de Palmares do Sul. Depois disso, atuei na Secretaria Estadual de Obras do RS, na Secretaria de Habitação e, por fim, na Procuradoria-Geral do Estado.
Trabalhando no Executivo estadual, passei a conhecer melhor o universo dos concursos públicos e a diversidade de órgãos, com boas remunerações e, principalmente, a possibilidade de uma melhor qualidade de vida.
Em 2023, decidi que era o momento de estudar com foco e determinação. No final daquele ano, surgiu a notícia da iminência do lançamento do edital da Assembleia Legislativa do RS.
Comecei a estudar com base nos editais anteriores, utilizando a assinatura básica do Estratégia Concursos. Quando o Estratégia lançou a Trilha Estratégica, fui pesquisar melhor e percebi que era exatamente o que eu precisava. Optei pela assinatura Platinum.
Naquele momento, eu não queria contratar um coach e também não gostava de planejar diariamente quais aulas estudar ou definir tempos de estudo. A Trilha Estratégica caiu como uma luva: minha única preocupação era sentar e estudar. Isso facilitou muito minha rotina, aumentou meu rendimento e ajudou bastante no controle da ansiedade.
Segui a Trilha do início ao fim, consegui fechar 100% do edital e ainda revisar os conteúdos. Meu sonho era ficar dentro das vagas — eram 7 vagas para ampla concorrência. Para minha surpresa, conquistei o 3º lugar na classificação geral.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Caroline: Entre as pessoas com quem eu conversava sobre concursos, sempre foi unânime a opinião de que o Estratégia é o curso que mais aprova. Isso foi determinante para a minha escolha.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Caroline: Nos seis meses que antecederam a prova, eu estudava, em média, de 6 a 7 horas líquidas por dia.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Caroline: Sim. Eu trabalhava das 8h às15h. Chegava em casa e iniciava os estudos por volta das 16h30, seguindo até aproximadamente 23h30.
Além disso, consegui tirar 30 dias de férias antes da prova, o que foi essencial para intensificar a preparação e fez toda a diferença no resultado final.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Caroline: Utilizei principalmente os PDFs, que foram a base do meu estudo. As videoaulas eram usadas para as disciplinas em que eu tinha mais dificuldade e também nos momentos em que estava mais cansada. A Trilha Estratégica foi o grande diferencial e o eixo central da minha preparação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Caroline: Estudei de forma direcionada por aproximadamente 6 meses. Eu já tinha uma boa base em Português e Direito Administrativo, o que ajudou bastante na disciplina e no aproveitamento do tempo.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Caroline: A disciplina que tive mais dificuldade foi AFO (Administração Financeira Orçamentária). Tive paciência para aprender o conteúdo de forma consistente, sem focar em decorebas. Com o tempo, passou a ser uma das matérias de que mais gostei.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Caroline: Na reta final, foquei principalmente na revisão dos resumos no Word e resolvi muitas questões.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Caroline: Treinei a escrita de discursivas cerca de três ou quatro vezes, com as orientações das videoaulas dos Professores.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Caroline: Eu já estava nomeada no cargo e inserida na rotina de trabalho quando recebi o convite, o que tornou tudo ainda mais surpreendente.
Durante o período de estudos, eu costumava assistir aos vídeos dos colegas aprovados como forma de motivação. Estar hoje entre eles é extremamente gratificante. Valeu, Estratégia!
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Caroline: Sim. Nos momentos em que eu estava mais cansada, costumava assistir às entrevistas dos aprovados como forma de motivação e para entender como outros colegas aplicavam as técnicas de estudo. Naquele momento, eu não me imaginava participando dessa confraternização; assistir aos relatos já era, por si só, uma grande fonte de incentivo.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Caroline: Acertos: fazer resumos no computador e utilizar a Trilha Estratégica.
Erros: não ter começado a estudar antes.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Caroline: Houve momentos em que chorei sozinha, de tanta exaustão. Mesmo assim, sempre me imaginava nomeada para o cargo. Usei a técnica de visualização diversas vezes. Além disso, minha avó faleceu em julho de 2023, e durante os estudos eu pensava muito nela. Ela era católica devota e prometi que, se fosse aprovada, faria a caminhada da Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio. Cumpri essa promessa no início do ano passado, em um dia de chuva. Foi extremamente emocionante.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Caroline: Na caminhada rumo à aprovação em um concurso, cada pessoa é movida por uma motivação diferente: seja a busca por estabilidade, segurança financeira, qualidade de vida ou a realização de um sonho. O mais importante é nunca perder essa motivação de vista, especialmente nos dias difíceis.
Haverá cansaço, dúvidas e momentos de exaustão, mas é a constância, a disciplina e a resiliência que sustentam quem chega até o fim. A jornada não é fácil, mas posso afirmar: quando a nomeação chega, tudo faz sentido.