
“A residência é apenas o início de uma trajetória. Para os recém formados que querem conquistar o sonho do concurso público, é um passo importante para adquirir prática jurídica […]”
Confira a nossa entrevista com Lívia do Couto Olivieri, aprovada em 11° lugar na UERJ para Residência Jurídica:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Há quanto tempo se formou em Direito? Qual sua idade e cidade natal?
Lívia do Couto Olivieri: O meu nome é Lívia, natural do Rio de Janeiro e tenho 24 anos. Eu me formei em Direito em setembro de 2025.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos? Escolheu o seu curso superior já pensando em fazer concurso ou chegou a advogar?
Lívia: Já escolhi o meu curso pensando em concursos. Os meus pais são servidores públicos (não da área jurídica) e sempre me incentivaram a seguir esse caminho, por causa da estabilidade financeira e maior liberdade de atuação profissional.
Estratégia: Sempre fez concursos para carreira jurídica?
Lívia: Sim, eu faço concursos desde 2023, enquanto ainda estava na graduação. Além de concursos para carreira jurídica, já fiz alguns de nível médio.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Lívia: Desde que me formei, estou estudando apenas para concursos.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Lívia: Eu fui aprovada na residência da UERJ (11° lugar) e no MPU para Analista de Direito na 28° posição (RJ). Pretendo continuar estudando, porque a residência tem duração de apenas 2 anos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Lívia: Eu sempre estudei muito para a minha graduação, então, a minha disciplina é um ponto forte. Eu penso nos meus objetivos e deixo as distrações, principalmente o celular, longe enquanto estou estudando.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Lívia: De início, eu prefiro ver videoaulas, porque consigo entender melhor e memorizar mais rápido ouvindo a explicação e fazendo anotações. Para consolidar e aprofundar o conhecimento, estudo por meio de mapas mentais, PDFs e as minhas próprias anotações.
A maior desvantagem da minha forma de estudar, é escrever bastante o que, às vezes, causa muita dor na minha mão. Já a vantagem, definitivamente, é facilitar a fixação dos conteúdos.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Lívia: Por meio de indicação de amigos e comentários em grupos.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Lívia: O Estratégia foi de extrema importância para consolidar a base que construí ao longo da graduação. Sempre tive menos afinidade com Direito Administrativo, então, eu procurei aprofundar o meu conhecimento nesta área com as aulas do Carreira Jurídica. Na prova da residência da UERJ, eu acertei todas as questões de Administrativo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Lívia: Tento estudar, no máximo, 3 matérias diferentes por dia. Por dia, estudo, aproximadamente, de 5 a 8 horas.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Lívia: Eu gosto de estudar escrevendo, então, eu marco e reviso as minhas anotações. Além disso, eu faço muitas questões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Lívia: Resolver questões todos os dias para fixar melhor o conteúdo. Em 2025, eu respondi mais de 9.000 questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Lívia: Na semana da prova da residência, estudei normalmente, porque eu também realizaria outros concursos nas semanas seguintes. No dia pré-prova, geralmente, eu não estudo. Eu prefiro fazer algum programa para distrair um pouco.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Lívia: Considero como erro não ter inserido a leitura constante da lei seca no meu cronograma. Como acerto, a resolução diária de questões.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Lívia: A residência é apenas o início de uma trajetória. Para os recém formados que querem conquistar o sonho do concurso público, é um passo importante para adquirir prática jurídica e aprimorar os conhecimentos. Além disso, essa aprovação é um indicativo de que estamos no caminho certo. Com resiliência e dedicação, nós conseguiremos avançar ainda mais longe.