Aprovada em 1° lugar no concurso Prefeitura de Manaus para o cargo de Analista Municipal - Fisioterapia
Concursos Públicos
“Aconselho quem está começando a manter a disciplina e a constância nos estudos, mesmo quando o caminho parecer difícil. É importante escolher bons materiais […]”
Confira a nossa entrevista com Valéria Padilha Ataíde, aprovada em 1° lugar no concurso Prefeitura de Manaus para o cargo de Analista Municipal – Fisioterapia:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Valéria Padilha Ataíde: Sou fisioterapeuta, tenho 36 anos e nasci em Tefé, no interior do Amazonas.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Valéria: Acredito que a estabilidade sempre foi o motivo. A tranquilidade de possuir um cargo público.
Estratégia: Você trabalhava e estudava? Se sim, como conciliava?
Valéria: Sim, estou no meu último ano como militar temporário na Marinha do Brasil e faço plantões noturnos como fisioterapeuta pela Secretaria do Estado do Amazonas. Sempre houve pouco tempo para estudar, então, eu focava principalmente em resolução de questões e leitura das legislações.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada? Em qual cargo e em que colocação? Pretende continuar estudando?
Valéria: Eu tenho algumas aprovações na minha trajetória. A primeira aprovação, veio com a Secretaria do Estado do Amazonas e em 2018, eu aprovei em 2º lugar no Processo Seletivo da Marinha do Brasil, para militar temporário, o qual estou finalizando esse semestre. As minhas mais recentes aprovações foram: 1º lugar na prova objetiva pela Prefeitura de Joinville, 1º lugar na EBSERH/HUGV e, agora, em 1º lugar na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Manaus.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Valéria: Sempre separei um momento para encontrar a minha família, o meu relacionamento e mesmo com conteúdo para estudar, eu sempre coloquei esse momento como algo importante, principalmente para a minha saúde mental.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira? De que forma?
Valéria: Sempre tive muito apoio da minha família e amigos. Nunca fui cobrada pelas minhas ausências ou pelo tempo dedicado aos estudos, o que me deu liberdade e tranquilidade para me dedicar totalmente à preparação.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Valéria: Eu nunca deixei de estudar os assuntos relacionados à Fisioterapia e sempre me mantive atualizada. Quando saiu o edital do concurso da SEMED, eu passei a focar nos conhecimentos gerais com o material do Estratégia. Todas as noites, eu lia e relia os PDFs, o que fez toda a diferença. Manter a disciplina nunca é fácil — há dias em que a motivação falta —, mas o importante é sempre retomar no dia seguinte com força total.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Valéria: Na minha preparação, eu foquei principalmente nas leituras de PDFs e na resolução de questões. Sempre fazia resumos de tudo que eu errava e os revisava sempre que surgia uma oportunidade. Essa metodologia me ajudou a fixar melhor o conteúdo, identificar os meus pontos fracos e otimizar o tempo de estudo. A principal vantagem foi a praticidade e a organização dos materiais, que me permitiam estudar de forma direcionada. A única desvantagem, era depender da disciplina para manter a rotina, já que tudo precisava ser feito de forma autônoma.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Valéria: Eu conheci o Estratégia Concursos, por meio da internet, pesquisando sobre cursos preparatórios.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação? Que diferencial encontrou nos materiais do Estratégia?
Valéria: Sim, eu senti bastante diferença na minha preparação. Os PDFs do Estratégia são muito completos e, como eu tenho pouco tempo pra estudar, isso ajuda demais, porque já vem tudo bem organizado e direto ao ponto.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Valéria: Eu montava os meus estudos conforme o tempo livre. Eu estudava mais de uma matéria ao mesmo tempo, focando em legislação e nas matérias de fisioterapia. Os PDFs ajudaram muito, principalmente nas disciplinas em que é difícil achar material de qualidade.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Valéria: As minhas revisões eram feitas por meio de resumos. Eu sempre procurava resumir principalmente os conteúdos que eu tinha mais dificuldade ou que ainda não dominava, utilizando esses resumos como base para as revisões.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Valéria: A resolução de exercícios foi fundamental na minha preparação, pois me ajudou a fixar o conteúdo, identificar os meus pontos fracos e entender melhor o estilo das provas. Ao longo da minha trajetória, eu resolvi muitas questões e, no meu aplicativo de questões, foram mais de 6 mil questões resolvidas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Valéria: Conhecimentos específicos de Fisioterapia. Fazendo muitas questões.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Valéria: Muita leitura, muitas questões.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Valéria: Como principais acertos, destaco a constância nos estudos dentro do tempo que eu tinha disponível e o uso de materiais completos, especialmente os PDFs, além da prática intensa de questões. Já como erros, posso citar a dificuldade inicial em organizar melhor o tempo e, em alguns momentos, tentar estudar muitos conteúdos ao mesmo tempo.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? Se sim, qual foi sua principal motivação para seguir?
Valéria: Sim, eu cheguei a pensar em desistir em vários momentos. Houve períodos em que interrompi os estudos e achei que não conseguiria ser aprovada. No entanto, sempre que surgia um novo edital, eu retomava a preparação. A minha principal motivação, foi a busca pela estabilidade e pela possibilidade de usufruir das condições e da segurança que o concurso público proporciona.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Valéria: Eu aconselho quem está começando, a manter a disciplina e a constância nos estudos, mesmo quando o caminho parecer difícil. É importante escolher bons materiais, organizar o tempo de forma realista e praticar muitas questões. Nunca desista diante das dificuldades. A persistência e a dedicação fazem toda a diferença. Cada pequeno esforço contribui para chegar mais perto do objetivo final.