Artigo

Consultor Legislativo: como fui aprovado em concursos para o Legislativo?

Apresentação

Olá pessoal, tudo bem? Aqui é o Prof. Vinícius Nascimento, professor de Administração e Contabilidade, Analista do Passo Estratégico e coaching do Estratégia Concursos. Hoje, quero conversar com você sobre minha trajetória até a minha aprovação em concursos para o Legislativo, especificamente Consultor Legislativo da CLDF. Vamos lá!

Como tudo começou

Parece clichê, mas venho de uma família bastante humilde e os estudos representaram a saída de uma vida de dificuldades. Meus pais sempre me incentivaram bastante para estudar e sou muito grato a eles por esse incentivo incondicional.

Durante o ensino médio, muitas vezes tive que, literalmente, fazer malabarismo em semáforo para conseguir dinheiro para almoçar e pagar a passagem de ônibus para voltar para casa.

Obs: fica aqui meu agradecimento aos meus eternos amigos Denilson, Leoni e Adriano que, várias vezes, foram comigo para o semáforo ajudar a conseguir a grana da comida e da passagem. Obrigado meus amigos!!

Acabando o ensino médio, só havia duas opções: procurar um emprego ou passar em concurso. Vestibular para a Unb era algo inviável naquele momento. Resolvi estudar para concursos.

Minha primeira prova foi em 2005, quando fui aprovado para um emprego público na CAESB – Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal. Apesar de ser aprovado em 296, nem sei se fui chamado kkkk

Minha primeira convocação

Em 2006, quando estava estudando para Técnico Administrativo da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – vi uma propaganda do concurso da Escola de Sargentos das Armas. Não pensei duas vezes e fiz minha inscrição. Fui aprovado e fui iniciar o Curso de Formação de Sargentos em Campo Grande – Mato Grosso do Sul, sendo que, ao final do curso, fui classificado na cidade de Jaguarão – Rio Grande do Sul – na fronteira com o Uruguai.

No final de 2011, fui transferido para Boa Vista, no estado de Roraima. Logo no início de 2012 fiz a prova para Técnico Judiciário – Área Administrativa do TRT 11ª Região, no qual fui aprovado em 54º lugar.

No mesmo ano, fiz o concurso para Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça de Roraima, ficando classificado. Em 2013, fui aprovado em 37º lugar para Técnico Administrativo do Ministério Público da União.

Finalmente conseguir ser nomeado

No final de 2013 saíram 2 editais: Agente Administrativo da Polícia Federal e Assistente em Administração da Universidade Federal de Roraima. Com esforço e dedicação, fui aprovado nos dois: (5º lugar para Agente Administrativo e 37º para a UFRR). Em junho de 2014 fui nomeado para a UFRR e dois meses depois para a Polícia Federal.

Em 2015 saiu o edital para Gestor Público do Instituto Federal de Roraima. Resolvi fazer a prova e fui aprovado em 1º lugar, porém optei por não assumir, pois, a lotação iria prejudicar meus projetos, afinal já estava ministrando aulas presenciais e on-line. Nesse mesmo ano entrei para o curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Roraima, em 1º lugar.

Em 2016 saiu o edital para Contador da Universidade Federal de Roraima, fiz a prova e fui aprovado em 1º lugar, mas não assumi pois, estava no 4º semestre da faculdade.

Em 2017 fiz a prova de Analista Judiciário – Área Administrativa do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região e fiquei classificado em 42º lugar.

Minha grande aprovação em concursos para o Legislativo

E, em 2019, veio minha grande conquista: aprovação em 9º lugar para Consultor Legislativo, área de Finanças Públicas da CLDF com a maior nota na prova de conhecimentos específicos (47 acertos de um total de 50 questões).

Além disso, recentemente obtive aprovação em 35º para o cargo de Técnico Fazendário no concurso da Secretaria de Finanças e Tecnologia de Manaus!!

Como foi minha preparação?

O estudo para Consultor Legislativo foi interessante. Eu sou professor de Orçamento Público desde 2015. A convite do ilustre Prof. Sérgio Mendes, entrei para o Estratégia Concursos em setembro de 2015 e, juntos, trabalhamos intensamente nessa matéria, o que me ajudou bastante no concurso.

Em 2018, aceitei o convite para trabalhar com o Prof. Ricardo Alexandre como professor “titular” de AFO e Contabilidade Pública. Essa oportunidade me proporcionou evoluir mais ainda em Orçamento Público e Finanças Públicas. Porém, o trabalho era intenso demais, e pouco sobrava tempo para estudar especificamente para o concurso da CLDF.

Basicamente, meu estudo para esse concurso foi:

  • Resolver o maior número de questões anteriores da FCC;
  • Estudar os pontos mais críticos: regimento interno e LODF;
  • Anotar e revisar os pontos que tinha mais dificuldade;
  • Revisar, revisar e revisar.

Quando o edital sai, você já deve estar dominando as matérias básicas para concursos: Português, Constitucional, Administrativo e Regimento Interno.

Quando se fala em concurso para o Legislativo, você deve se antecipar e jamais esperar o edital sair para começar a estudar. O controle do seu desempenho nas questões é essencial. Você deve conhecer seus pontos e fracos (análise SWOT) e o desempenho nas questões é o melhor indicador para isso.

Concurso para o Senado Federal

O edital do concurso Senado Federal foi autorizado hoje, portanto, uma excelente notícia. A partir de agora, você deve focar 100% nesse concurso. Comece estudando o seguinte:

  • Português
  • Direito Administrativo
  • Direito Constitucional (atenção para o capítulo que trata do Poder Legislativo, você deve dominar esse tema);
  • Regimento Interno do Senado Federal; e
  • Regimento Comum do Congresso Nacional.

Essas matérias devem ser dominadas a partir de hoje. São as matérias básicas desse concurso. Para quem for fazer para Analista – Administração, já comece a estudar Administração Geral e Administração Pública. Recomendo alguns tópicos:

  • Processo Administrativo (Planejamento, Organização, Direção e Controle);
  • Ferramentas de planejamento estratégico;
  • Gestão de Pessoas;
  • Motivação;
  • Liderança;
  • Clima e Cultura Organizacional;
  • Gestão do Desempenho;
  • Gestão de Materiais;
  • Evolução da Administração Pública (patrimonialismo, burocracia e gerencialismo); e
  • Transparência, governança, governabilidade e accountability.

Para quem for fazer para Processo Legislativo, foco no Regimento Interno, Direito Constitucional e na tramitação dos projetos na casa.

Coaching para o concurso do Senado Federal

Não podia deixar de convidar vocês para conhecer o programa de coaching para o concurso do Senado Federal. O coaching para o Senado é um programa de treinamento que irá auxiliar você na preparação para o concurso mais esperado do ano.

Lá, vamos fazer um planejamento de estudos focado nas matérias que poderão ser cobradas em seu concurso, além de auxiliar na execução do estudo, com técnicas de revisão, anotações e resolução de questões.

Teremos um planejamento a ser seguido, bem como metas claras e desafiadoras para serem batidas. É uma excelente oportunidade para você chegar, cada vez mais preparado e qualificado, para o concurso mais concorrido dos últimos anos.

 CONHEÇA O PROGRAMA DE COACHING PARA O SENADO

Prepare-se agora para o Senado Federal

Gostou dessa oportunidade e deseja se preparar agora mesmo para este concurso? O Estratégia Concursos já possui cursos focados neste certame.

Cursos para o Senado Federal

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Fique por dentro dos concursos vigentes:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.