Artigo

Conhecimentos Bancários BANPARÁ (Técnico Bancário) – SUGESTÃO DE 2 RECURSOS

Olá pessoal, tudo bem?

Venho aqui compartilhar com vocês a sugestão de dois recursos na prova de conhecimentos bancários do BANPARÁ realizada neste domingo (06/05).

A prova apresentou um nível médio de dificuldade. Sem grandes surpresas, mas com um alto nível de “decoreba” e péssima linguagem empregada, o quem contrasta com as provas recentes de conhecimentos bancários dos demais concursos bancários.

Pode não parecer importante, mas os termos utilizados no comando da questão podem, inclusive, motivar sua anulação, como acredito ser o caso da questão sobre sociedades anônimas de capital fechado.

Bem, vejo a possibilidade de dois recursos na prova. Vamos comentá-los abaixo.

 

PARTICIPEM DO NOSSO RANKING BANESTES e tenham uma ideia de como vocês estão em relação aos concorrentes! Basta preencher aqui:

PARTICIPE DO RANKING BANPARÁ TÉCNICO BANCÁRIO

 

Refere-se a uma operação de crédito bancário com um valor limite. Normalmente é movimentada pelo cliente através de seus cheques, desde que não haja saldo disponível em sua conta corrente de movimentação. À medida que entram recursos na conta corrente do cliente, eles são usados para cobrir o saldo devedor. Essas características dizem respeito ao(às)

(A)  Hot Money.

(B)  Crédito Rotativo.

(C)  Contas Garantidas.

(D)  Banco Virtual.

(E)  transferências automáticas de fundos.

A banca considerou a Letra C como gabarito. No entanto, a conta garantida é definida como “operações de crédito vinculadas à conta-corrente de pessoas jurídicas, associadas à utilização de limite de crédito pré-estabelecido. Caracterizam-se pela amortização automática do saldo devedor, quando ocorrem depósitos na conta-corrente. Diferenciam-se do cheque especial por causa de solicitação de eventuais garantias”[1].

Ou seja, a banca deveria apresentar no conceito a “solicitação de eventuais garantias” para definir a conta garantida, o que não é feito. Desta forma, não há alternativa correta e a questão deve ser anulada.

 

 As Sociedades anônimas podem ser classificadas em abertas e fechadas. Pode-se dizer que são características das Sociedades Anônimas Fechadas

(A)  negociação em bolsas de valores ou mercado de balcão organizado e concentração do capital na mão de poucos acionistas.

(B)  negociação em bolsas de valores ou mercado de balcão organizado e divisão do capital entre muitos sócios.

(C)  negociação no balcão das empresas, sem garantia e divisão do capital entre muitos sócios.

(D)  negociação no balcão das empresas, sem garantia e cumprimento de várias normas exigidas pelo agente regulador.

(E)  concentração do capital na mão de poucos acionistas e negociação no balcão das empresas, sem garantia.

A banca apresenta a Letra E como gabarito.

Segundo a Lei 6.404/76:

Art. 4o Para os efeitos desta Lei, a companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários(Redação dada pela Lei nº 10.303, de 2001)

  • 1oSomente os valores mobiliários de emissão de companhia registrada na Comissão de Valores Mobiliários podem ser negociados no mercado de valores mobiliários.                          (Redação dada pela Lei nº 10.303, de 2001)
  • 2oNenhuma distribuição pública de valores mobiliários será efetivada no mercado sem prévio registro na Comissão de Valores Mobiliários.                    (Incluído pela Lei nº 10.303, de 2001)

Ou seja, a sociedade anônima de capital fechado é aquela cujos valores mobiliários de sua emissão não são admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários.

E, conforme a Instrução CVM 461, “os mercados regulamentados de valores mobiliários compreendem os mercados organizados de bolsa e balcão e os mercados de balcão não-organizados”.

Desta forma, não existe, na regulamentação brasileira, o conceito de “balcão das empresas”, como apresentado na Letra E, que é o gabarito da questão apresentado pela banca.

Adicionalmente, a Letra E aponta para não existência de “garantia”. Mas, garantia de que? Em relação a que? Para quem? Sem esta definição, não há como saber a que se refere esta garantia.

Em função destes erros (ou falhas na definição dos conceitos), a questão deve ser anulada.

 

É isso, pessoal.

Boa sorte a todos no certame.

Abs!

Prof. Vicente Camillo

 

 

[1]Conceito presente no Glossário do Banco Central do Brasil. Disponível em http://www.bcb.gov.br/pt-br/#!/c/GLOSSARIO/

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • A questão que fala que não é possível fazer estorno no doc está incorreta.Pois é possível.
    Géssica Maria Santos pwreira em 09/05/18 às 13:13
  • Mas a capitalização é trimestral. O erro está neste ponto.
    Vicente Camillo em 09/05/18 às 07:22
  • Segue meu recurso à questão 43, para subsidiar ai: A alternativa apontada como correta é a letra E afirmando que "as entidades de previdência fechada, também chamadas de fundo de pensão, oferecem planos criados por empresas e voltados exclusivamente aos seus funcionários, não podendo ser oferecidos para quem não é funcionário daquela empresa." Ocorre que, falar que os planos de previdência são criados pelas empresas é leviano, pois quem cria (ouo institui) tais planos é a propria entidade previdenciária fechada, que possui patrimônio e personalidade juridica propria, onde não há qualquer participação societária da empresa que é meramente chamada de patrocinadora, pois somente a ela aporta recursos. É o que dizem as Leis de Regencia, Leis Complementares 108/01 e 109/01, vejamos: LC 109/01: Art. 2o O regime de previdência complementar é operado por entidades de previdência complementar que têm por objetivo principal instituir e executar planos de benefícios de caráter previdenciário, na forma desta Lei Complementar. Art. 6o As entidades de previdência complementar somente poderão instituir e operar planos de benefícios para os quais tenham autorização específica, segundo as normas aprovadas pelo órgão regulador e fiscalizador, conforme disposto nesta Lei Complementar. Art. 31. As entidades fechadas são aquelas acessíveis, (...), exclusivamente: I - aos empregados de uma empresa ou grupo de empresas e aos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, entes denominados patrocinadores; e II - aos associados ou membros de pessoas jurídicas de caráter profissional, classista ou setorial, denominadas instituidores. § 1o As entidades fechadas organizar-se-ão sob a forma de fundação ou sociedade civil, sem fins lucrativos. § 2o As entidades fechadas constituídas por instituidores referidos no inciso II do caput deste artigo deverão, cumulativamente: Assim, deve ser anulada por nao ter resposta.
    Samuel Cunha em 09/05/18 às 00:55
  • A questão sobre a caderneta de poupança tem duas questões correta. Pois a pessoa jurídica com fins lucrativos há incidência de IR. O que acha professor?
    Carlos junior em 08/05/18 às 23:52
  • A questão sobre a caderneta de poupança cabe recurso e pode ser anulada ao meu ver, pois as pessoas jurídicas com fins lucrativos não são isentas de IR. Há incidência de IR sobre sobre elas.
    Carlos junior em 08/05/18 às 23:38
  • A questão de CB sobre a caderneta de poupança tem duas respostas certa. Pois as empresas com fins lucrativos há incidência de IR. O que acha professor?
    Carlos junior em 08/05/18 às 23:34
  • Na questão 52, a banca considerou como certa a letra E, no entanto a competência de garantir a liquidez e solvência é do Conselho Monetário Nacional e não do Banco Central. Essa questão deveria ser anulada.
    Diana em 08/05/18 às 22:36
  • E a questão que fala do do ted e doc, onde fala que o doc não pode ser entornado,porém é possível fazer o estorno, a meu ver não existe resposta correta. A questão sobre o ccf tbm, quem tem esta restriçao não consegue pegar talonário.
    Elionai em 08/05/18 às 22:34
  • E a questão que fala do do ted e doc, onde fala que o doc não pode ser entornado,porém é possível fazer o estorno, a meu ver não existe resposta correta. A questão sobre o ccf tbm, quem tem esta restriçao não consegue pegar talonário.
    Elionai em 08/05/18 às 22:33
  • E questão do CCF diz tem 2 respostas corretas: 1 - É vedado o fornecimento de talonário de cheques ao depositante enquanto figurar no CCF segundo resolução 2025 do BCB de 1993. 2 - O talonário de cheque somente poderá ser entregue mediante recibo datado e assinado pelo depositante...; A questão "O pagamento da dívida é garantido com um bem imóvel. Embora conserve a posse do bem, a "EMPRESA" readquire sua propriedade após quitação integral da dívida. O enunciado está incorreto pois o termo "EMPRESA" remete ao agente financiador, isto acaba por causar diversas interpretações sobre o enunciado sendo passível de anulação. Entrem com recurso galera!
    Gabriel Victor em 08/05/18 às 21:56
  • O gabarito relativo a questão sobre fornecimento de cheque esta incorreto, existe uma resolução Bacen que veda a entrega de formularios de cheques a clientes inscritos no CCF, portanto esta é a afirmtiva correta. Como pode se exigir a assinatura de cheques impressos nos Terminais... Vamos entrar com recurso galera!!!
    rafa em 08/05/18 às 21:53
  • olá professor, fiz a questão 45, prova azul, baseada na aula 07, página 4, do material do estratégia, segue: No tópico vedações e faculdades que regem as regras de abertura e movimentação de contas: no último item deixa claro - PROIBIDO O FORNECIMENTO DE TALONÁRIO DE CHEQUES AO DEPOSITANTE ENQUANTO FIGURAR NO CCF O senhor poderia me ajudar a formular o recurso contra a questão?
    Allan Leão Pantoja em 08/05/18 às 19:23
  • A questão de cheque tem duas respostas corretas, fiz meu recurso baseado na resolução 2.025
    Nara em 08/05/18 às 19:19
  • Olá professor!!!!!! respondi a questão 45, prova azul, com base no material para conhecimentos bancários aula 07, página 43 consta : último item do tópico vedações e faculdades que regem as regras de abertura e movimentação de contas: - PROIBIDO O FORNECIMENTO DE TALONÁRIO DE CHEQUES AO DEPOSITANTE ENQUANTO FIGURAR NO CCF. Queria saber se o senhor viu essa questão e se poderia me ajudar com o recurso.
    Allan Leão Pantoja em 08/05/18 às 19:07
  • Recomendo fazer o recurso com base na Resolução n° 2.025, de 24 de novembro de 1993, do CMN. As alternativas B e D estão corretas.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 19:02
  • Compete ao CMN zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras. Ele faz isso através de regulação. Quem “toma as medidas” para tanto é o BACEN através de suas funções. A questão está mal redigida, como tantas outras, mas não entendo que cabe anulação neste caso
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 19:02
  • tem 2 certas na do cheque.
    jr em 08/05/18 às 17:53
  • A questão que fala do mercado secundário deve ser anulada, ao meu ver, devido possuir duas respostas. Uma é o garito a outra é a que fala de banco, corretoras e distribuidoras.
    Jairo em 08/05/18 às 17:49
  • No caso da hipoteca, ela é para bens imóveis, enquanto a alienção finduciária é para bens móveis, como carro e moto. por isso, ao meu ver não cabe recurso.
    Tom Neres em 08/05/18 às 16:58
  • Professor, a questão 52 da prova azul (tipo 2), sobre as competências do bacen, aponta como alternativa correta a que diz que a competência dele é de garantir a liquidez e solvência das INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS! Mas essa competência, até onde sei, é do CMN. O Bacen zela pela liquidez da economia, não é isso?
    Felipe em 08/05/18 às 16:57
  • professor, sobre a questao 58 da prova branca, sobre talonario de cheque, nao cabe recurso? uma vez que os talonarios de cheques podem ser impresso no caixa eletronico sem a necessidade de assinar nada?
    Tom Neres em 08/05/18 às 16:43
  • Boa tarde E a questão que fala de cheque, no meu ver tem duas respostas corretas.
    Sara em 08/05/18 às 16:10
  • Acredito que a questão 36 caberá recursos também, pois crédito rotativo e cartão de crédito são a mesma coisa. Pode analisar e nos dar um retorno, por favor?
    ELUANA BARRA DE PINHO em 08/05/18 às 15:52
  • Recomendo fazer o recurso com base na Resolução n° 2.025, de 24 de novembro de 1993, do CMN. As alternativas B e D estão corretas.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:29
  • Recomendo fazer o recurso com base na Resolução n° 2.025, de 24 de novembro de 1993, do CMN. As alternativas B e D estão corretas.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:27
  • Recomendo fazer o recurso com base na Resolução n° 2.025, de 24 de novembro de 1993, do CMN. As alternativas B e D estão corretas.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:24
  • Isso. Correto. Recomendo fazer o recurso com base na Resolução n° 2.025, de 24 de novembro de 1993, do CMN. Na questão da hipoteca não se trata da alienação fiduciária, pois não está citada a "propriedade resolúvel do bem".
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:24
  • Isso. Correto. Recomendo fazer o recurso com base na Resolução n° 2.025, de 24 de novembro de 1993, do CMN.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:23
  • a questao do cheque nao tem algo errado com ela? pois nao e proibido dar talao de cheque para que esta no ccf?
    aj em 08/05/18 às 14:15
  • Concordo com você nesse ponto. Não me atentei ao termo "readquirir". De fato, a propriedade se mantém com o devedor na hipoteca, tanto que ele não está impedido de alienar o bem.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:14
  • Compete ao CMN zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras. Ele faz isso através de regulação. Quem “toma as medidas” para tanto é o BACEN através de suas funções. A questão está mal redigida, como tantas outras, mas não entendo que cabe anulação neste caso.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:10
  • Incide IR na PJ com fins lucrativos. Não incide IR na PF e na PJ sem fins lucrativos. A letra B está incorreta, pois a remuneração da PJ com fins lucrativos é trimestral.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:10
  • Nesta modalidade não há previsão de pagamento de valor residual garantido.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:09
  • Incide IR na PJ com fins lucrativos. Não incide IR na PF e na PJ sem fins lucrativos. A letra B está incorreta, pois a remuneração da PJ com fins lucrativos é trimestral.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:08
  • Compete ao CMN zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras. Ele faz isso através de regulação. Quem “toma as medidas” para tanto é o BACEN através de suas funções. A questão está mal redigida, como tantas outras, mas não entendo que cabe anulação neste caso.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:08
  • Compete ao CMN zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras. Ele faz isso através de regulação. Quem “toma as medidas” para tanto é o BACEN através de suas funções. A questão está mal redigida, como tantas outras, mas não entendo que cabe anulação neste caso.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:07
  • Incide IR na PJ com fins lucrativos. Não incide IR na PF e na PJ sem fins lucrativos. A letra B está incorreta, pois a remuneração da PJ com fins lucrativos é trimestral.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:07
  • Sim, isso é verdade. Mas a questão cita o caso da empresa, o que também está correto. Questão mal elaborada, como tantas outras, mas não entendo que cabe recurso nesse caso.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:04
  • Para ser a alienação fiduciária seria necessário citar a "propriedade resolúvel do bem", o que a questão não fez.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:04
  • O gabarito desta questão é: a indenização refere-se à importância que o segurado recebe em caso de sinistro. Ela está correta.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 14:01
  • Compete ao CMN zelar pela liquidez e solvência das instituições financeiras. Ele faz isso através de regulação. Quem "toma as medidas" para tanto é o BACEN através de suas funções. A questão está mal redigida, como tantas outras, mas não entendo que cabe anulação neste caso.
    Vicente Camillo em 08/05/18 às 13:59
  • Não concordo com os recursos mencionados pelo professor, no entanto tem uma questão com erro óbvio que eles consideraram correta uma atribuição do CMN e a questão quer saber sobre o BACEN. No próprio site do BACEN fica evidente. Nessa sim vou tentar recurso e sugiro que vocês também façam.
    Leydiane em 08/05/18 às 13:07
  • Questão 52 - Prova Branca Em relação aos elementos que fazem parte de um contrato de seguro. Gabarito deu como certa letra E - o prêmio refere-se à importância que o segurado recebe em caso de sinistro. Entretanto está equivocada, pois prêmio se refere a importância que o segurado paga na contratação do seguro e não que recebe em caso de sinistro. Por isso deve ser anulada.
    Camila em 08/05/18 às 12:22
  • A questão 59 da prova branca/3 O pagamento da dívida é garantido com um bem imóvel. Embora conserve a posse do bem, a empresa só readquire sua propriedade após a quitação integral da dívida. Se a dívida não for paga ou se for paga apenas uma parte dela, ao fim do prazo contratado a instituição pode assumir a propriedade do bem. Essas características referem-se a garantia do tipo: Gabarito deu Hipoteca porém essa definição também se encaixa para alienação fiduciária, visto que em caso de hipoteca, por mais que a instituição tenha direito de assumir a propriedade não é automaticamente como alienação fiduciária pois na hipoteca o bem fica em propriedade de quem está devendo, tendo mais riscos do que alienação fiduciária.
    Camila em 08/05/18 às 12:17
  • Questão 53 gabarito amarelo (E) as entidades de previdência fechada, também chamadas de fundo de pensão, oferecem planos criados por empresas e voltados exclusivamente aos seus funcionários, não podendo ser oferecidos para quem não é funcionário daquela empresa. Mais no site da previc fala que o uso dos fundos de pensão São tanto para empregados quanto para associados
    Gabriel em 08/05/18 às 11:53
  • Questão 53 gabarito amarelo (E) as entidades de previdência fechada, também chamadas de fundo de pensão, oferecem planos criados por empresas e voltados exclusivamente aos seus funcionários, não podendo ser oferecidos para quem não é funcionário daquela empresa. Mais no site da previc fala que o uso dos fundos de pensão São tanto para empregados quanto para associados
    Gabriel em 08/05/18 às 11:50
  • em relação a caderneta de poupança... a pessoa jurídica é isenta de IR? tem recurso nessa questão, por duas estarem correta
    andre tupinamba em 08/05/18 às 11:49
  • Bom dia professor, a questão “O Banco Central do Brasil foi criado em 1964….” O gabarito é: “tomar as medidas para garantir a liquidez e solvência das instituições financeiras nacionais.” Essa função não seria do CMN ?
    Regina em 08/05/18 às 11:42
  • A QUESTÃO 38 PROVA AMARELA TEM DUAS ALTERNATIVAS CORRETAS A (B E D). VERIFIQUE AI PROFESSOR.
    WEDERSON em 08/05/18 às 11:41
  • Professor e a questao de cheque e a de garantias pois "Parágrafo único. É proibido o fornecimento de talonário de cheques ao depositante enquanto figurar no CCF" E a de garantias pois diz que é hipoteca e creio que o certo seria alienaçao fiduciária.
    Aline em 08/05/18 às 11:35