Artigo

Conheça a carreira de Analista do Banco Central do Brasil

Confira nesse artigo informações sobre a carreira de Analista do Banco Central. Ademais, saiba mais sobre as fases e outros detalhes sobre o certame.

Olá, pessoal, tudo bem?

No artigo de hoje, conheceremos um pouco mais da carreira de Analista do Banco Central, assim como o andamento do certame. Com essa finalidade, abordaremos os seguintes assuntos:

  1. Quais são as responsabilidades do Banco Central?;
  2. Quais são as atribuições da carreira de Analista do Banco Central?;
  3. Fases do concurso;
  4. Vantagens do cargo de Analista do Banco Central;
  5. Considerações finais.

1. Quais são as responsabilidades do Banco Central?

De acordo com o conteúdo exposto em seu site, o BACEN é o principal executor das orientações provenientes do Conselho Monetário Nacional, sendo, assim, responsável por garantir o poder de compra da moeda.

bacen
Edifício sede do Banco Central do Brasil. Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Ademais, possui como objetivos:
– zelar pela liquidez da economia;
– manutenção de reservas internacionais adequadas;
– estimular a formação de poupança;
– zelar pela estabilidade e promover o constante aperfeiçoamento do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Além disso, no que tange às suas atribuições, destacam-se as seguintes:
– emitir papel-moeda e moeda metálica;
– executar os serviços do meio circulante;
– receber recolhimentos compulsórios e voluntários das instituições financeiras e bancárias;
– realizar operações de redesconto e empréstimo às instituições financeiras;
– efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais;
– exercer o controle de crédito;
– exercer a fiscalização das instituições financeiras;
– autorizar o funcionamento das instituições financeiras;
– vigiar a interferência de outras empresas nos mercados financeiros e de capitais;
– controlar o fluxo de capitais estrangeiros no país.

Destacamos que, além das responsabilidades citadas anteriormente, o escopo de trabalho do Bacen tem aumentado, em função da revolução digital e do consequente surgimento de novos tipos de serviços financeiros.

Com isso, a quantidade de serviço tem crescido, mesmo que o quantitativo de pessoal tenha diminuído nos últimos anos.

Assim sendo, esse cenário gera um grande incentivo à digitalização e à automatização das operações, bem como reforça a necessidade de recomposição do quadro de servidores da autarquia.

2. Quais são as atribuições da carreira de Analista do Banco Central?

Primeiramente, pontuamos que as atribuições da carreira de Analista do Banco Central são inúmeras, assim como são diversas as áreas de conhecimento que o candidato tem acesso, conforme vemos na figura a seguir:

Áreas de conhecimento para a carreira de Analista do Banco Central. Fonte: CESPE
Áreas de conhecimento para a carreira de Analista do Banco Central. Fonte: CESPE

Antes de mais nada, embora haja essa divisão entre as áreas para o certame, trata-se, de fato, apenas de uma seleção de perfis feita pelo Banco Central.

Ou seja, pode ser que candidatos de diferentes áreas de conhecimento sejam lotados no mesmo setor, devido à necessidade de atuação de determinada gerência.

Enfim, fechado esse pequeno parêntese, vejamos as principais atribuições da carreira de Analista do Banco Central.

Sem dúvida, uma das atribuições principais de um Analista do BC é a formulação, execução, acompanhamento e controle de planos, programas e projetos. Ademais, cabe ao Analista à gestão do sistema de metas para a inflação, do SPB e dos serviços do meio circulante.

Além disso, o monitoramento do passivo externo e a proposição das intervenções necessárias, a supervisão do Sistema Financeiro e a elaboração de estudo e pesquisas são, também, importantes atribuições do Analista.

Vale destacar o papel fiscalizador do Banco Central, cuja atuação do Analista é imprescindível, uma vez que, entre outras funções, ele realiza a fiscalização das operações do meio circulante realizadas por instituições custodiantes de numerário.

Certamente, verificamos que as atribuições do Analista do BACEN são bem amplas e garantem, assim, a possibilidade do concurseiro atuar em diferentes frentes de serviço ao ingressar nessa instituição.

Para mais informações sobre as atribuições da carreira de Analista do Banco Central, assim como curiosidades sobre o cargo, confira entrevista com o Celso Natale, professor do Estratégia e Analista do BC.

3. Fases do concurso

Conforme informações trazidas pelo edital do último concurso para o cargo, as fases do concurso estão descritas na figura a seguir:

Fases do concurso para a carreira de Analista do Banco Central. Fonte: CESPE
Fases do concurso para a carreira de Analista do Banco Central. Fonte: CESPE

Em primeiro lugar, no que tange à prova objetiva, observamos que os conhecimentos específicos equivalem a cerca de 60% do total de pontos dessa etapa. Desse modo, tratam-se de matérias que o futuro aprovado não pode descuidar de jeito nenhum.

Ademais, quanto à prova discursiva, notamos que essa fase possui pontuação igual à prova objetiva, o que demonstra a sua importância para o concurso.

Vale pontuar que é uma etapa de elevado nível de dificuldade e que demanda uma preparação árdua do candidato. Então, prepare-se para a discursiva desde já!

Além dessas etapas, temos a avaliação de títulos, cuja pontuação máxima é 10,00 pontos (pontuação conferida aos portadores de diploma de doutorado). Em seguida, a pontuação para os mestres é de 7,00 pontos e para as pós-graduações lato sensu é de 3,00 pontos.

Ainda sobre a avaliação de títulos, cumpre observar que os cursos têm de ter relação com a natureza da área de conhecimento escolhida pelo aluno (a banca foi bem rigorosa nesse quesito no último concurso).

Por fim, mas não menos importante, os candidatos elegíveis passavam por um programa de capacitação, de natureza eliminatória e classificatória. Essa etapa consistiu em quinze dias de cursos ministrados por servidores do Banco Central, seguidos pela prova final.

4. Vantagens do cargo de Analista do Banco Central

Excelente remuneração

Em primeiro lugar, temos que falar da remuneração, uma vez que se trata de uma excelente remuneração inicial (cerca de R$ 18.057,94 iniciais).

Local de trabalho

Decerto, um dos pontos fortes desse certame é a possibilidade de escolher diferentes lotações. Segundo informações do último edital, vejamos as vagas oferecidas no último certame:

Vagas oferecidas para a carreira de Analista do Banco Central no último certame. Fonte: CESPE
Vagas oferecidas para a carreira de Analista do Banco Central no último certame. Fonte: CESPE

Sem dúvida, é notório o maior quantitativo de vagas para a cidade de Brasília. No entanto, uma boa quantidade de vagas é oferecida, também, para as cidades de São Paulo, Salvador e Belém.

Disciplinas

De forma geral, o certame não exige o estudo de muitas disciplinas, como acontece em concursos da área de controle.

Contudo, o nível de preparação pedido do concurseiro é alto, em função da elevada concorrência e do nível da prova.

Isso pode ser uma grande vantagem para o candidato que se prepara com antecedência.

Aprendizado

Em função da relevância das atividades do BACEN para o bom funcionamento do país e da dinâmica do mercado financeiro, o servidor do Banco Central tem de adotar a postura de eterno aprendiz, buscando manter seus conhecimentos atualizados sempre.

Para aqueles que não gostam de ficar parados e procuram mais capacitação, o Banco Central é um ambiente propício ao aprendizado e que te incentiva aos estudos.

5. Considerações finais

Primeiramente, nesse artigo, buscamos trazer informações sobre o cargo de Analista do Banco Central, para os que estão pensando em realizar a prova.

Além disso, trouxemos, também, dados sobre as fases do concurso e as vantagens do cargo, no intuito de facilitar a tomada de decisão por parte do aluno.

Ademais, vale pontuar que o candidato, além de analisar somente a remuneração, deve ponderar se o seu perfil e os seus planos de vida são aderentes ao cargo desejado.

Dessa forma, o aluno pode evitar possíveis desencantos com a nova profissão e, também, se motivar ainda mais para os estudos.

Por fim, desejo fé e muita dedicação aos estudos para todos vocês.

Um grande abraço!!

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem, certamente, mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha, desse modo, acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

Antes de mais nada, fique por dentro de todos os concursos:

Concursos abertos

Concursos 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.