Artigo

Resumo INSS: Edital de 1.000 vagas e remuneração de R$ 5.905,79!

Neste artigo, você vai ter um resumo completo do concurso INSS e do Edital que acabou de ser liberado!

Vagas, Remuneração e Requisitos

Esse concurso do INSS vai ser o maior concurso de 2022, com muitas vagas e excelente remuneração inicial. Pela quantidade de vagas e matérias cobradas, é possível começar os estudos ainda hoje e já ser aprovado nesse concurso! Confira nosso resumo INSS.

• Vagas: 1.000
• Vagas Excedentes: + 2.385
• Remuneração inicial: R$ 5.905,79/mês
• Cargo: Técnico do Seguro Social do INSS
• Requisitos: apenas nível médio completo ou curso técnico equivalente.

Estrutura remuneratória do cargo de Técnico do INSS

Datas

Atenção ao período de inscrições e à data limite para pagamento da taxa de inscrição, pois vai ser tudo bem rápido.

• Período de Inscrições: 16/09 (sexta, às 10:00) a 03/10/2022 (segunda, às 18:00)
• Último dia de pagamento da inscrição: 21/10/2022 (sexta)
• Data da Prova: 27/11/2022 (domingo)
• Consulta individual ao gabarito preliminar: 29/11 (a partir das 19:00) a 22/12/2022
• Prazo para entrar com recurso: 29/11 a 02/12/2022
• Resultado final da prova: 22/12/2012

cronograma concurso inss
Cronograma do Concurso INSS (Anexo IV do Edital)

Daqui a pouco, às 8:00 da manhã (horário de Brasília), faremos uma live no nosso Canal do YouTube para analisar o Edital do Concurso do INSS ao vivo.

Nossa equipe de professores vai analisar cada matéria, dar dicas de estudos e soltar uma promoção IMPERDÍVEL para você estudar conosco para esse concurso:

“Tenho 32 anos, sou de Russas, município do estado do Ceará, e sou formada em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
Para o concurso do INSS, eu distribuía minhas horas de estudo nos períodos da tarde e da noite, pois trabalhava no período da manhã.
Utilizei os cursos em PDF dos Cursos do Estratégia e também fiz o Aulão de Revisão de Véspera do Estratégia para o INSS.
Foi uma ótima oportunidade para dar uma revisada geral das matérias, com dicas e resolução de exercícios, o que me deu mais segurança naquela reta final.”

Renata Dantas
1ª colocada Geral do último concurso do INSS

Banca, Prova e Pontuação

A prova será no mesmo estilo das provas aplicadas em concursos anteriores do INSS.

• Banca: CEBRASPE
• Data da Prova: 27/11/2022 (domingo)
• Estilo de Prova: prova objetiva (não há prova discursiva)
• Caráter da Prova: eliminatório e classificatório
• Quantidade de Questões: 70 questões
• Duração da Prova: 3 horas e 30 minutos
• Estilo de Questões: questões do tipo CERTO (+1,0 ponto) / ERRADO (- 1,0 ponto)
• Divisão de Questões: 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos
• Eliminação por nota em Conhecimentos Básicos: nota inferior a 10,0
• Eliminação por nota em Conhecimentos Específicos: nota inferior a 21,0
• Eliminação por nota na Prova: nota inferior a 36,0
• Critérios de desempate de nota: idade igual ou superior a 60 anos; maior nota em Conhecimentos Específicos; mais acertos em Conhecimentos Específicos; mais acertos em Conhecimentos Básicos; mais idade; e se tiver sido jurado, nessa ordem.
• Curso de Formação: sim, sendo de caráter eliminatório e classificatório, com carga horária de 180 horas presenciais em tempo integral; com avaliação final de prova objetiva com 120 questões do tipo CERTO / ERRADO; e de prova discursiva, composta de 2 questões discursivas, de até 15 linhas, sobre temas ministrados no Curso de Formação.
• Nota Final do Concurso: será o somatório da nota final na primeira etapa e da nota final no curso de formação.

provas concurso inss
Provas do Concurso INSS (Item 7.1 do Edital)

“Foram 3 meses até a prova e eu não tinha noção de nada.
O concurso do INSS foi o meu primeiro, eu nunca havia prestado nenhum antes dele.
Quando me inscrevi no concurso, pensei que seria bom para começar, já que grande parte das matérias seriam úteis para outros concursos.
Meu irmão havia estudado com o material do Estratégia e me recomendou.
Então utilizei apenas os cursos online do Estratégia.”

Michelle Kato
Aprovada no último concurso do INSS

Disciplinas Cobradas

Serão cobradas 7 disciplinas, assim como nos últimos concursos do INSS; sendo 6 delas de Conhecimentos Básicos e 1 de Conhecimentos Específicos.

Língua Portuguesa: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).

Ética no Serviço Público: 1 Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto no 1.171/1994 e Decreto no 6.029/2007 e suas alterações.

Noções de Direito Constitucional: 1 Direitos e garantias fundamentais: direitos e deveres individuais e coletivos; direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade; direitos sociais; nacionalidade; cidadania; garantias constitucionais individuais; garantias dos direitos coletivos, sociais e políticos. 2 Administração pública (artigos de 37 a 41, capítulo VII, Constituição Federal de 1988).

Noções de Direito Administrativo: 1 Estado, governo e administração pública: conceitos, elementos, poderes e organização; natureza, fins e princípios. 2 Direito administrativo: conceito, fontes e princípios. 3 Organização administrativa da União; administração direta e indireta. 4 Agentes públicos: espécies e classificação; poderes, deveres e prerrogativas; cargo, emprego e função públicos; Regime Jurídico Único (Lei no 8.112/1990 e suas alterações): provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar; responsabilidade civil, criminal e administrativa. 5 Poderes administrativos: poder hierárquico; poder disciplinar; poder regulamentar; poder de polícia; uso e abuso do poder. 6 Ato administrativo: validade, eficácia; atributos; extinção, desfazimento e sanatória; classificação, espécies e exteriorização; vinculação e discricionariedade. 7 Serviços Públicos: conceito, classificação, regulamentação e controle; forma, meios e requisitos; delegação: concessão, permissão, autorização. 8 Controle e responsabilização da administração: controle administrativo; controle judicial; controle legislativo; responsabilidade civil do Estado. Lei no 8.429/1992 e suas alterações. 9 Lei no 9.784/1999 (Lei do Processo Administrativo).

Noções de Informática: 1 Conceitos de Internet e intranet. 2 Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. 3 Conceitos e modos de utilização de aplicativos para a edição de textos, planilhas e apresentações com a suíte de escritório LibreOffice. 4 Conceitos e modos de utilização de sistemas operacionais Windows 7 e 10. 5 Noções básicas de ferramentas e aplicativos de navegação e correio eletrônico. 6 Noções básicas de segurança e proteção: vírus, worms e derivados.

Raciocínio Lógico-Matemático: 1 Conceitos básicos de raciocínio lógico: proposições; valores lógicos das proposições; sentenças abertas; número de linhas da tabela-verdade; conectivos; proposições simples; proposições compostas. 2 Tautologia. 3 Operação com conjuntos. 4 Cálculos com porcentagens.

Direito Previdenciário: 1 Seguridade Social. 1.1 Origem e evolução legislativa no Brasil. 1.2 Conceituação. 1.3 Organização e princípios constitucionais. 2 Legislação Previdenciária. 2.1 Conteúdo, fontes, autonomia. 2.2 Aplicação das normas previdenciárias. 2.2.1 Vigência, hierarquia, interpretação e integração. 3 Regime Geral de Previdência Social. 3.1 Segurados obrigatórios, 3.2 Filiação e inscrição. 3.3 Conceito, características e abrangência: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. 3.4 Segurado facultativo: conceito, características, filiação e inscrição. 3.5 Trabalhadores excluídos do Regime Geral. 4 Empresa e empregador doméstico: conceito previdenciário. 5 Financiamento da Seguridade Social. 5.1 Receitas da União. 5.2 Receitas das contribuições sociais: dos segurados, das empresas, do empregador doméstico, do produtor rural, do clube de futebol profissional, sobre a receita de concursos de prognósticos, receitas de outras fontes. 5.3 Salário de contribuição. 5.3.1 Conceito. 5.3.2 Parcelas integrantes e parcelas não integrantes. 5.3.3 Limites mínimo e máximo. 5.3.4 Contribuições inferiores ao salário mínimo e complementação de contribuições. 5.3.5 Reajustamento. 5.4 Arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à seguridade social. 5.4.1 Competência do INSS e da Secretaria da Receita Federal do Brasil. 5.4.2 Obrigações da empresa e demais contribuintes. 5.4.3 Prazo de recolhimento. 5.4.4 Recolhimento fora do prazo: juros, multa e atualização monetária. 6 Decadência e prescrição. 7 Crimes contra a seguridade social. 8 Recurso das decisões administrativas. 9 Plano de Benefícios da Previdência Social: beneficiários, espécies de prestações, benefícios, disposições gerais e específicas, períodos de carência, salário de benefício, renda mensal do benefício, reajustamento do valor dos benefícios. 10 Manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado. 11 Serviços Previdenciários 11.1. Serviço social. 11.2 Reabilitação profissional 12 Benefícios decorrentes de legislações especiais. 12.1 Pensão especial – Síndrome de Talidomida – Lei no 7.070/1982 e suas alterações. 12.2. Pensão especial dos seringueiros – Lei no 7.986/1989 e suas alterações. 12.3. Pensão especial de ex-combatente – Lei no 8.059/1990. 12.4. Pensão especial às vítimas de hemodiálise de Caruaru – Lei no 9.422/1996. 12.5. Pensão vitalícia às vítimas do CÉSIO 137 – Lei no 9.425/1996. 12.6. Aposentadoria e pensão excepcional ao anistiado político – Lei no 10.559/2002 e suas alterações. 12.7 Pensão especial às pessoas atingidas pela hanseníase – Lei no 11.520/2007. 12.8 Pensão especial destinada a crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus – Lei no 13.985/2020. 13 Seguro desemprego pescador artesanal – Seguro defeso – Lei no 10.779/2003, Decreto no 8.424/2015 e suas alterações. 14 Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS. 14.1 Benefício de prestação continuada – BPC/LOAS. 14.2 Auxílio-Inclusão. 14.3 Lei no 8.742/1993 e suas alterações. 14.4 Lei no 14.176/2021 e suas alterações. 14.5 Decreto no 6.214/2007. 15. Regimes Próprios de Previdência Social (União, estados, Distrito Federal e municípios). 15.1 Certidão de Tempo de Contribuição. 15.2 Contagem recíproca. 15.3 Compensação previdenciária. 15.4 Lei no 9.796/1999 e suas alterações. 15.4 Decreto no 10.188/2019 e suas alterações. 16 Emenda Constitucional no 103/2019. 17 Lei Complementar no 142/2013. 18 Lei no 8.212/1991 e suas alterações. 19 Lei no 8.213/1991 e suas alterações. 20 Decreto no 3.048/1999 e suas alterações. 21. Instrução Normativa PRES/INSS no 128/2022 (publicada no Diário Oficial da União de 29/3/2022, Edição: 60, Seção: 1, Página: 132). 22 O servidor público como agente de desenvolvimento social. 23 Saúde e qualidade de vida no serviço público.

Lotações e Distribuição de Vagas

A prova será no mesmo estilo das provas aplicadas em concursos anteriores do INSS.

• Vagas Iniciais Totais: 1.000
Vagas Ampla Concorrência: 708
Vagas para Pessoas com Deficiência: 90
Vagas para Pessoas Negras: 202

vagas concurso inss
vagas concurso inss
vagas concurso inss
vagas concurso inss
Quadro de Vagas (Anexo I do Edital)

TOP 10 Gerências Executivas do INSS com mais vagas

  1. Duque de Caixas (RJ): 40 vagas
  2. Rio de Janeiro (RJ): 36 vagas
  3. Volta Redonda (RJ): 34 vagas
  4. Belém (PA): 33 vagas
  5. Manaus (AM): 28 vagas
  6. Niterói (RJ): 28 vagas
  7. Petrópolis (RJ): 28 vagas
  8. Campos dos Goytacazes (RJ): 25 vagas
  9. Porto Velho (RO): 23 vagas
  10. Boa Vista (RR): 18 vagas.

O que fazer agora?

Conheça nossos materiais e a promoção que preparamos!


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.