Notícia

Ministra reforça necessidade dos concursos Ibama e ICMBio

A Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, voltou a falar sobre a necessidade de realizar novos concursos públicos para o Ibama e ICMBio, além de ter afirmado que as seleções devem sair ainda neste ano.

De acordo com a ministra, os concursos são primordiais para dar vazão ao novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), uma das apostas do atual governo, no sentido de evitar a desaceleração econômica.

A declaração da ministra ocorreu durante o evento Latin America Investment Conference, do banco UBS, nesta segunda-feira, 29 de janeiro.

“São bilhões [em obras], e uma redução muito grande na quantidade de pessoas que lidam com o licenciamento, que ficam trabalhando quase que ininterruptamente. Quando eu saí do ministério, há 15 anos, deixei 1.700 fiscais do Ibama. Hoje, voltei com apenas 700, e a maioria em processo de aposentadoria ou não tendo mais condição de ir à campo”, disse.

Marina Silva reforça necessidade de concursos Ibama e ICMBio
Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, fala durante evento do Grupo UBS / Foto: Pedro Zanatta

Além das menções acerca dos certames, a ministra também afirmou que está marcada para esta semana uma reunião para negociar melhores condições de trabalho aos servidores Ambientais.

Lembrando que, recentemente, muitos dos servidores do Ibama e Agentes do ICMBio, que atuam em campo, ameaçaram uma possível paralisação de suas atividades que ocasionou uma atenção por parte do governo.

Eles reivindicaram, entre outras coisas, reestruturação das carreiras ambientais, gratificação para os servidores que atuam em situação de risco e indenização para quem atua em áreas remotas.

Quais cargos serão ofertadas nos concursos Ibama e ICMBio?

Apesar dos concursos Ibama e ICMBio ainda não terem sido autorizados oficialmente, já existe uma relação de cargos e vagas que foram solicitadas ao Ministério da Gestão para que os editais sejam publicados.

De acordo com as informações dos próprios órgãos, o Ibama protocolou pedido com 2.408 vagas para funções com salários iniciais de até R$ 8,8 mil!

Deste total de oportunidades, 1.503 devem ser destinadas para o cargo de Analista Ambiental, enquanto as outras 905 para a função de Analista Administrativo, ambos de nível superior.

Já o ICMBio solicitou um total de 730 vagas, sendo 189 para a função de Analista Ambiental, 74 para Analista Administrativo, 29 para Técnico Ambiental e 438 vagas para o cargo de Técnico Administrativo.

Para saber mais detalhes sobre os concursos, acesse agora mesmo os artigos exclusivos e muito mais completo que preparamos para você. Os links estão disponíveis logo abaixo:

Saiba mais: Concurso IBAMA

Saiba mais: Concurso ICMBio


Quer estudar para os concursos IBAMA e ICMBIO?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.