Notícia

Concursos Alagoas: mais de 6.300 vagas serão ofertadas em 2021!

Um dos integrantes da Secretaria do Planejamento de Gestão e Patrimônio (Seplag) do Estado de Alagoas, o secretário Fabrício Maques Santos, confirmou a previsão de mais de 6.300 vagas de concursos Alagoas em oito novos editais, já anunciados pela Secretaria em dezembro.

Segundo ele, tratam-se de seleções previamente planejadas para serem abertas durante os anos de 2020 e 2021. Contudo, a pandemia de coronavírus (Covid-19), que muito impactou o ano passado, acabou por atrasar os cronogramas. Alguns deles já foram autorizados e/ou realizados, sempre respeitando as medidas sanitárias necessárias.

Os demais concursos já autorizados ou em iminência de autorização terão editais publicados entre abril e junho de 2021, com oferta de vagas diretas, sem cadastro reserva e o chamamento de todos os aprovados .

Isto porque a ideia do Estado é a frequência de concursos, oxigenação das carreiras e a diminuição da judicialização por parte dos candidatos.

Segundo o secretário, existem 3 grandes eixos de priorização para o fortalecimento do serviço público alagoano, sem comprometimento da responsabilidade fiscal e do pagamento em dia dos servidores, que são as áreas da educação, da saúde e da segurança pública, que deverão ser supridas com a abertura de:

  • 3.000 vagas para professor de nível superior e a gradativa substituição do modelo de contratação temporária;
  • 1.200 vagas em saúde, para cargos em nível médio e superior, cujas publicações devem começar a ocorrer entre abril e maio, após autorização governamental, visto que 4 novos hospitais já foram inaugurados e mais 3 ainda serão entre 2021 e 2022;
  • concursos para todas as áreas de segurança pública, a fim de fortalecer as políticas públicas nos próximos anos.

As autorizações para os concursos da Polícia Penal (300 cargos de nível superior) e da Perícia Oficial (81 cargos) já serão publicados entre hoje, 28 e o início da próxima semana.

Para a Polícia Militar haverá a abertura de 1.060 vagas, sendo 60 para Oficial e 1000 para Soldado; para o Corpo de Bombeiros serão abertas 170 vagas, sendo 150 para Soldado e 20 para oficial. Esses dois devem ser os primeiros editais a serem publicados, já no mês de abril.

Por fim para a Polícia Civil serão abertas 500 vagas, sendo 368 para Agente e 132 para Escrivão. Quanto ao edital de Delegado de Polícia, antes do seu lançamento deverá haver uma alteração na lei da carreira, mas também está em vista para ser lançado.

Um outro concurso mencionado foi o da PGE AL, que terá prova oral e tem 15 vagas autorizadas para Procurador Estadual, a Secretaria só aguarda o Conselho dos Procuradores apresentar os integrantes da comissão interna para que seja dado andamento e o edital ser publicado entre maio e junho.

Quanto à Lei Complementar 173/2020, que proíbe a contratação de novos servidores a não ser em caso de vacância, mencionou que todas as questões legais foram cumpridas antes dos pedidos de autorização ao governador e que cinco autorizações já foram inclusive publicadas nas últimas semanas.

Quanto às bancas que serão contratadas, o Cebraspe é realmente um dos mais cotados, vez que já fez alguns concursos no Estado e já tem modelos de editais prontos. Porém, não necessariamente será a única banca contratada para todos os certames. A contratação vem ocorrendo por blocos de certames.

A ideia do governador, segundo o secretário, é que todos os concursos estejam finalizados em outubro de 2021 e que todos os aprovados sejam nomeados até o início de 2022.

Quer estudar para os concursos Alagoas?

Gostou destas oportunidades e deseja começar a se preparar agora mesmo? Então, confira os nossos cursos e comece a estudar:

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país.

Assinatura Ilimitada

Assinatura Anual Ilimitada*

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado* a todos os nossos cursos.

Sistema de Questões

Assinatura Ilimitada*

Estratégia Questões nasceu maior do que todos os concorrentes, com mais questões cadastradas e mais soluções por professores. Clique no link e aproveite os descontos e bônus imperdíveis!

Concursos Nordeste

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.