Notícia

Chegou 2016! E agora? Como ficam os concursos?

concursos 2016 1O ano de 2016 chegou e, com ele, algumas dúvidas em relação ao mundo dos concursos. Como fica a situação dos certames suspensos pelo governo federal? O que os concurseiros focados nesses concursos podem esperar? Existem boas oportunidades em concursos que não dependem de aval do governo? Pensando nisso, o Estratégia Concursos fez um panorama do que se pode esperar no ano que se inicia. Saiba mais sobre os concursos 2016!

Concursos federais com provas em 2016 e editais já publicados

Janeiro começa com inscrições para dois importantes concursos: IBGE e INSS, ambos com editais já publicados. O INSS vem oferece 950 vagas, com vencimentos bastante atrativos. Já o IBGE oferece 600 vagas. Para os dois concursos as inscrições têm início em 04 de janeiro e as oportunidades são para aqueles que possuem tanto ensino médio quanto superior.

Para quem busca uma oportunidade em Tribunais Federais, o concurso do Tribunal Regional Federal da 3ª Região oferece 33 vagas mais formação de cadastro reserva em cargos de níveis médio e superior. O edital já foi publicado e as inscrições começam no dia 15 de janeiro. 

Com edital também já publicado e com provas marcadas para 2016, o concurso do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª região prevê o preenchimento de 28 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva nos cargos de Técnico e Analista Judiciário. As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 08 e 27 de janeiro.

Para quem possui nível superior, o concurso da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe) oferece 62 vagas nos cargos de Analista e Especialista. As inscrições já começaram e vão até o dia 15 de janeiro.

Outro importante concurso federal com edital já publicado é o da ANAC. A agência disponibiliza 150 vagas em cargos de níveis médio e superior. Para esse é preciso ficar atento, pois as inscrições terminam na próxima segunda-feira, dia 04.

Concursos previstos para 2016

Alguns dos concursos mais esperados para 2016 são o do INCRA (Cadastro de Reserva), MEC (Previsão de mais de 300 vagas) e Ministério do Trabalho e Emprego (com previsão de mais de 2.000 vagas), sendo o último esperado desde 2015 e por isso não deve passar 2016 sem que aconteça.

Há também previsão de concurso para a Câmara dos Deputados (previsão orçamentária de 77 vagas). O concurso da Controladoria Geral da União  (mais de 800 vagas), encontra-se com pedido de autorização no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, assim como o da ANTT. O IPHAN já tem banca organizadora definida, a Cetro, e o edital pode sair a qualquer momento.

O concurso da IMBEL deve ter seu edital publicado nos próximos dias e será para formação de cadastro de reserva. Já a FUNAI tem previsão de edital para abril, com uma média de 200 vagas a serem disponibilizadas. 

O concurso dos Correios teve sua validade prorrogada para 2015, mas espera-se que haja novo certame em 2016.

Há também expectativa para os concursos da Caixa econômica Federal e Banco do Brasil (região sudeste).

A Polícia Rodoviária Federal vem pressionando o governo para que haja concursos em 2016. De acordo com a instituição, é preciso aumentar seu efetivo para não paralisar suas atividades pelo país. Já a Polícia Federal não realiza certames desde 2013, e já apresenta um déficit de profissionais no cargo de Delegado, por isso é grande a expectativa para mais esse grande Concurso Público.

No caso da Receita Federal, é grande a possibilidade de concurso em 2016, pois devido a atual conjuntura, o governo quer ampliar a arrecadação e, sem servidor, essa tarefa fica mais complicada.

Já no poder  judiciário, espera-se um aumento de 185,6% a mais no número de vagas em concurso do que em 2015. Devem haver concursos para o STF e CNJ, entre outros órgãos.

O Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo (TJM-SP) também prevê a realização de concurso público no decorrer de 2016, para preenchimento de vagas em pelo menos quatro cargos, de níveis médio e superior.

Concursos estaduais e municipais 

O Executivo Federal não tem ingerência sobre os Estados e os Municípios, por isso continuarão tendo concursos 2016, pois gozam de independência orçamentária.

Com edital já publicado, o Tribunal de Contas do Estado de Santa Cantarina oferece 50 vagas no cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo. As inscrições começam no dia 05 de janeiro de e vão até o dia 03 de fevereiro. 

Para quem tem como foco a área policial, 2016 continuará tendo concursos. Entre os mais disputados estão o da Polícia Militar de Minas Gerais, da Polícia Militar de São Paulo e da Polícia Militar do Distrito Federal, além do concurso da Polícia Civil do DF, e da Polícia Civil de Pernambuco, que devem acontecer em breve.

Já para quem optou pela área fiscal, o certame da Secretaria da Fazenda de São Paulo (SEFAZ-SP) para o cargo de Técnico da Fazenda Estadual pode ter seu edital publicado ainda no início de 2016.

Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ) deve publicar seu edital de concurso a qualquer momento. A banca já foi definida (IBFC) e a previsão é de que sejam ofertadas vagas para o cargo de Técnico de Controle Externo, que exige nível médio.

Expectativas para 2016

Em documento interno divulgado, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão citou que “Se houver, no futuro, uma situação de grande necessidade ou emergência, o governo federal considerará novas autorizações para realização de concursos públicos”. Por isso, apesar da suspensão temporária dos concursos, 2016 pode ser um bom ano e novos concursos federais podem sim acontecer.

Instituições que não realizam seleção há anos vêm buscando autorização para suprir seu déficit de funcionários, que acontece por aposentadorias e licenças diversas. Além disso o Poder Judiciário, o Poder Legislativo, o Ministério Público e a Defensoria têm autonomia orçamentária, por isso há possibilidades de novos concursos 2016 nesses Poderes e Instituições. 

Nós, do Estratégia Concursos, continuaremos ligados e nosso site continuará a ser atualizado diariamente, sempre buscando informações completas e concretas para aqueles que esperam terminar 2016 aprovados em um concurso que lhes tragam a tão sonhada estabilidade profissional.

Feliz Ano-Novo!

concursos 2016

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigado pelas importantes informações e parabéns os organizadores do estratégia de concursos pela perfeição no funcionamento do aplicativo...
    José Pires de Sá Filho em 02/01/16 às 10:05
  • Feliz Ano Novo a toda a equipe do Estratégia Concursos!
    Leci Silva em 02/01/16 às 08:33
  • Muito bom, gostei muito do informativo !! Feliz Ano Novo à todos !
    Paulo Marcos em 02/01/16 às 04:18
  • 2016 , veio cheio de excelentes oportunidades dois bons concursos ; Ibge e inss
    Ariany sampaio em 01/01/16 às 23:51
  • Concurso do ibge , grande oportunidade
    Ariany sampaio em 01/01/16 às 23:49
  • Amo o aplicativo do estratégia concurso...pois me manten atualizada e me faz ver que novas portas podem se abrir não só para mim mas para todos que quer o melhor para si.obrigada!
    Eliane Barbosa Coelho Reis em 01/01/16 às 20:22
  • Obg por informa
    Antonyony em 01/01/16 às 20:18
  • Amo o aplicativo do estratégia concurso me manten atualizada e me faz ver que as oportunidades são muitas basta perseverar. obrigada!
    Eliane Barbosa Coelho Reis em 01/01/16 às 20:17