Concurso SEDF Temporários: quais são as atribuições dos cargos?
Aprovados no concurso SEDF Temporários terão salário inicial de R$ 6.427,71
O concurso público da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal é organizado pelo Instituto Quadrix e oferta vagas para contratação temporária.
As oportunidades são para o cargo de Professor Substituto. A contratação será para o ano letivo de 2026, com a possibilidade de ser prorrogado para 2027.
As inscrições acontecem do dia 08 a 22 de setembro. O valor da taxa de participação é de R$ 58,00 para professor substituto do turno diurno, e R$ 20,00 para professor substituto do turno noturno.
A prova objetiva está marcada para acontecer em 19 de outubro.
Concurso SEDF Temporários: atribuições básicas
Executar atividades de regência de classe, planejamento, avaliação, coordenação pedagógica e formação continuada, nas etapas, modalidades e atendimentos, de acordo com habilitação específica, da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e executar outras atividades educacionais, em cumprimento à legislação vigente.
Concurso SEDF Temporários: atribuições específicas
- participar ativamente da elaboração, da implementação, do acompanhamento e da avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição educacional pública, na perspectiva da educação inclusiva;
- contribuir para a promoção da equidade entre os estudantes, considerando a diversidade e na perspectiva da educação para os direitos humanos, com respeito às diferenças, reconhecimento e valorização da diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, de faixa geracional, de territorialidade, convicção política, filosófica ou religiosa, condições sociais físicas, intelectuais, sensoriais e comportamentais;
- atuar para a apropriação dos conhecimentos relativos à história e cultura africana, afrobrasileira e dos povos originários do Brasil, bem como de valores e atitudes orientados à desconstruir e combater todas as expressões do racismo, com a devida valorização da diversidade cultural e étnico-racial brasileiras; e das múltiplas formas de participação e atuação das mulheres na sociedade brasileira, no passado e no presente, bem como de conhecimentos, valores e atitudes orientados à prevenção e combate ao machismo e a todas as formas de violência contra meninas e mulheres;
- planejar e desenvolver estratégias e intervenções pedagógicas que resultem em aprendizagens efetivas;
- executar as tarefas pedagógicas de registro da vida escolar do estudante, em instrumentos próprios definidos pela SEEDF, assegurando o preenchimento diário dos registros de aula e frequência, bem como o cumprimento dos prazos fixados para entrega de documentos solicitados; ministrar as horas-aula e cumprir os dias letivos estabelecidos no Calendário Escolar;
- participar integralmente dos períodos destinados ao planejamento pedagógico, contribuindo ativamente para a organização e o aprimoramento das práticas de ensino, em consonância com o Projeto Político-Pedagógico da instituição educacional e as diretrizes da SEEDF;
- participar de forma efetiva da avaliação em seus três níveis (para as aprendizagens, em larga escala e institucional), colaborando na elaboração, aplicação, correção e análise dos instrumentos avaliativos, bem como na reflexão sobre os resultados, com vistas à melhoria contínua das aprendizagens dos estudantes;
- participar integralmente das formações continuadas promovidas pela SEEDF, mantendo-se atualizado quanto às diretrizes curriculares, metodologias de ensino, legislações educacionais e demais temas relevantes à prática docente;
- realizar a adequação curricular do estudante, quando necessário;
- realizar adequações pedagógicas/metodológicas que facilitem o acesso à aprendizagem, no caso de alunos que apresentem necessidades especiais para a aprendizagem, independente de diagnóstico de deficiência, transtornos ou outros;
- assegurar tempos e espaços para recomposição das aprendizagens ao longo do ano letivo aos estudantes com frequência insuficiente, estudantes com defasagem idade/série e defasagem nas aprendizagens previstas para o ano/série;
- planejar de forma sistemática as aulas e demais atividades pedagógicas, considerando os objetivos de aprendizagem, as diretrizes curriculares da SEEDF, as necessidades dos estudantes e o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição educacional pública;
- avaliar os estudantes, de acordo com os critérios estabelecidos nas Diretrizes de Avaliação Educacional desta SEEDF;
- implementar estratégias de recomposição das aprendizagens para os estudantes que apresentarem defasagens e/ou baixo rendimento, desenvolvendo projetos interventivos e demais ações pedagógicas necessárias para assegurar as aprendizagens;
- cumprir tarefas indispensáveis ao alcance dos fins educacionais da SEEDF e aos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas;
- comparecer pontual e assiduamente às atividades escolares;
- articular ações junto ao Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem, à Orientação Educacional, à Coordenação Pedagógica e à Supervisão Escolar para o acompanhamento ao estudante com dificuldades de aprendizagens; articular ações junto ao Atendimento Educacional Especializado/Sala de Recursos Generalistas e Específicas, Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar para a Educação Especial;
- participar ativamente do Conselho de Classe, considerando-o como instância privilegiada do processo avaliativo e como espaço de articulação e definição de estratégias para qualificar e assegurar as aprendizagens, bem como o desenvolvimento humano como um todo;
- participar, quando eleito, do Conselho Escolar;
- participar das atividades de articulação junto à comunidade escolar;
- desenvolver ações, programas e projetos que visem à melhoria qualitativa e contínua do processo educacional integrado ao pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade vinculados às questões éticas, socioambientais, e práticas sociais;
- participar do processo de escolha dos livros e materiais didáticos provenientes do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD);
- participação em curso de formação ofertado pela SEEDF.
Concurso SEDF Temporários: habilidades e atitudes pessoais
- imparcialidade;
- proatividade,
- cooperação,
- trabalhar em equipe;
- bom senso;
- saber ouvir;
- observação;
- capacidade de reflexão;
- formular indagações;
- senso crítico;
- resiliência;
- contornar situações adversas;
- raciocínio abstrato;
- visão sistêmica;
- empatia;
- organização;
- iniciativa;
- liderança;
- assertividade;
- visão crítica;
- comunicação não-violenta;
- criatividade;
- administrar conflitos;
- capacidade de decisão;
- raciocínio lógico;
- resolução de problemas.
Quer ficar por dentro de todas as atualizações do concurso SEDF? Elaboramos um artigo completo para você se informar!
Saiba mais: concurso SEDF