Artigo

Concurso SEDF: conheça as carreiras! 

Concurseira(o) imparável, você conhece as carreiras da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEDF)? Aproveite que as inscrições nem começaram ainda para se organizar e entender um pouco mais sobre os cargos.

Carreiras – SEDF

Atualmente, existem três carreiras na SEDF. Cada carreira possui seu conjunto de cargos correspondentes. Assim, vejamos:

  • Assistência à Educação;
  • Magistério Público;
  • Magistério Superior Público.

Então, vamos ver um pouco mais sobre cada uma delas.

Assistência à Educação

Essa é a carreira que possui o maior número de cargos atribuídos, e foi reestruturada recentemente com novas denominações. Confira quais são os cargos e os requisitos para concorrer:

  • Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional: nível superior completo em área específica;
  • Gestor em Políticas Públicas e Gestão Educacional: nível superior completo em área específica;
  • Monitor em Gestão Educacional do Cargo de Analista em Políticas Públicas e Gestão Educacional: nível superior completo em área específica;
  • Técnico em Políticas Públicas e Gestão Educacional: nível médio completo.

No mais, a carreira ainda conta com algumas gratificações além do vencimento básico, como a Gratificação de Apoio Técnico-Administrativo, a Gratificação de Incentivo à Carreira e a Gratificação de Atividade de Ensino Especial.

Magistério Público

Logo depois, a carreira de Magistério Público também passou por algumas reestruturações, e é composta pelos cargos de:

  • Professor de Educação Básica;
  • Pedagogo – Orientador Educacional.

Além disso, é possível trabalhar em dois turnos, fazendo uma carga horária de 40 horas semanais, ou em um único turno (20 horas).

As progressões verticais e horizontais na carreira podem acontecer por tempo de serviço ou por formação continuada, ou seja, apresentação de certificados de cursos ou de especializações, mestrado ou doutorado.

Magistério Superior Público

Por outro lado, a carreira de Magistério Superior Público foi criada no final do ano de 2021, ou seja, é mais recente do que as demais. Os cargos que a compõem são:

  • Professor de educação superior;
  • Tutor de educação superior.

A lotação é na Universidade do Distrito Federal (UnDF), ambos os cargos possuem cargas horárias de 20 a 40 horas semanais (regime parcial e total) e atuam no tripé ensino, pesquisa e extensão. Além disso, o requisito é possuir diploma de curso superior na área definida pelo edital do concurso público.

Contudo, a diferença entre esses cargos é que a professora ou o professor irá repassar o conteúdo, mediar o desenvolvimento de pesquisas e as atividades de extensão universitária. Já o tutor será uma espécie de facilitador, encontrando maneiras de tornar o processo de aprendizagem mais autônomo para cada estudante.

Ademais, existe ainda uma tabela de vencimentos em que é descriminado o escalonamento da carreira, de acordo com os cursos de formação realizados (que podem ser de especialização, mestrado ou doutorado) e com o tempo de serviço da servidora ou do servidor.

Inscrições – SEDF

Então, se organize porque as inscrições para o próximo processo seletivo simplificado da SEDF começam no dia 17 de outubro e vão até o dia 7 de novembro de 2023. A oportunidade é para professoras(es) substitutas(os) de diversas áreas do conhecimento, que irão compor o banco de reservas.

Entre os dias 3 e 6 de outubro de 2023 é possível solicitar isenção da taxa de inscrição, que custa R$ 52,00 para quem for concorrer ao cargo de Professor Diurno, e R$ 26,00 para o de Professor Noturno.

Aliás, ainda sobre a isenção da taxa, deve solicitar apenas quem:

  • for doadora ou doador de sangue a instituição pública de saúde, desde que comprove ter feito, no mínimo, três doações menos de um ano antes da inscrição;
  • comprovar ser beneficiária(o) de programa social de complementação ou suplementação de renda instituído pelo Governo do Distrito Federal;
  • tiver prestado serviço eleitoral (mesária(o), por exemplo);
  • exerça a atividade de Comissária(o) ou Agente de Proteção da Infância e da Juventude no Distrito Federal.

Ademais, quem tiver cadastro em banco de dados de doação medula óssea também pode conseguir 50% de desconto na taxa de inscrição desse certame.

Etapas e processo seletivo – SEDF

A banca organizadora do processo seletivo atual é o IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento), e contará com apenas três etapas, sendo uma delas a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, que acontecerá no dia 26 de novembro de 2023.

Logo após, as próximas fases serão os procedimentos de heteroidentificação, para as(os) candidatas(os) que se autodeclaram como pessoas negras, e a avaliação  biopsicossocial, para quem declarou possuir algum tipo de deficiência.

Para participar do processo seletivo é necessário possuir nível superior completo em suas áreas de ensino. Mas atenção! Para atuar em algumas unidades escolares é preciso possuir também alguns cursos de capacitação. Por isso, leia o edital.

Edital

A prova objetiva contará com 120 questões no total, distribuídas da seguinte maneira:

SEDF
Composição da prova objetiva SEDF

Assim, nos Conhecimentos Básicos estão inclusas as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa e Redação Oficial;
  • Noções de Direito Administrativo;
  • Conhecimentos acerca do Distrito Federal;
  • Legislação (CF/88, LDB, ECA, LBI, Lei Orgânica do DF etc.);
  • Temas educacionais e pedagógicos.

Já os Conhecimentos Específicos vão depender do componente curricular a qual a(o) candidata(o) estiver se inscrevendo. Portanto, caso queira lecionar Artes, o conteúdo será dessa área, se for de Ciências, as 50 questões também seguirão nesse contexto, e assim por diante.

Entretanto, o edital não especificou o conteúdo pertinente aos Conhecimentos Complementares.

E agora?

Por fim, saiba que o melhor momento para estudar para o seu concurso público é agora! Há tempo suficiente para corrigir o que for necessário, e o Estratégia Concursos já tem o material certeiro para te ajudar na sua aprovação no próximo certame do SEDF!

Senta e estuda!

Boa sorte!

Quer saber quais serão os próximos concursos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.