2

Concurso RioPrevidência: sem previsão, aval depende do governo

Suspenso desde julho de 2020, as atividades do concurso Rioprevidência segue sem previsão de retomada. Para que a seleção aconteça, a autarquia necessita de aval do governo e de outros órgãos jurídicos, assim como ocorreu com a Polícia Civil do estado.

De acordo com o órgão, “ainda estamos em Regime de Recuperação Fiscal, portanto, o Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro vai preencher essas vagas quando todas as questões pertinentes ao regime e à decisão se o concurso vai ocorrer ou não for sancionada”.

Vale lembrar que a suspensão foi determinada pelo Decreto nº 47.117/2020, dispondo a respeito do bloqueio de 15 cargos. Com comissão já formada, o concurso foi autorizado com 41 vagas para Assistente Previdenciário e Especialista em Previdência Social.

Se você tem interesse no concurso RioPrevidência, chegou ao lugar certo! Ao longo deste artigo reunimos as principais informações sobre a seleção. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nada:

Situação atual do concurso RioPrevidência

Concurso suspenso

O concurso público do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro foi temporariamente suspenso. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado, baseando-se no Decreto nº 47.117/2020.

De acordo com a autarquia, “a suspensão temporária do certame deveu-se às determinações do Regime de Recuperação Fiscal, ao qual o Estado do Rio de Janeiro está submetido desde 2017, e faz parte das medidas e do esforço concentrado implementados por toda a administração pública do Estado, em consonância com processo de recuperação das finanças públicas”.

Além disso, o Rioprevidência ressaltou que, assim que for autorizado pelo Regime de Recuperação Fiscal, retornará com o planejamento de seu concurso.

Conforme o Decreto do governador Witzel, que bloqueia cerca de 9.500 cargos vagos, o Rioprevidência teve 15 cargos bloqueados. Foram 12 cargos de Assistente Previdenciário (nível médio) 3 cargos de Especialista em Previdência Social (nível superior).

Dessa maneira, o número de vagas inicialmente definido e autorizado pode sofrer alteração. Ao todo, a seleção teve 41 vagas autorizadas, sendo 18 vagas para o cargo de Assistente Previdenciário e 23 vagas para a carreira de Especialista em Previdência Social.

Comissão Organizadora

Integram o grupo cinco servidores, sendo uma presidente, uma coordenadora e três membros. Confira abaixo a composição atual da comissão organizadora:

  • Presidente:
    • Vanessa Cristina Chaves Pereira.
  • Coordenadora:
    • Flavia de Sá Goes Mourão.
  • Membros:
    • Jorge Leonardo Mosquera Torres de Oliveira;
    • Airton Guimarães Peres;
    • Bruno Luis Lacerda dos Santos.

Sobre os cargos do concurso RioPrevidência

Atribuições

Os cargos de Assistente e Especialista exigem jornada de trabalho de no mínimo 40 horas semanais. Confira abaixo as principais atribuições dos respectivos cargos:

Assistente Previdenciário: Execução de atividades de mediana complexidade, nas áreas de atendimento ao público, concessão e auditoria de benefícios previdenciários, recursos humanos, administração de materiais e compras, informática, contabilidade, bem como em outras atividades relacionadas com a administração patrimonial, financeira e orçamentária e quaisquer outros trabalhos profissionais relacionados com as atividades do Rioprevidência.

Especialista em Previdência Social: Formulação, implantação, supervisão, coordenação, execução e avaliação de políticas públicas voltadas para o aprimoramento e sustentabilidade financeira e atuarial da previdência social do Estado, bem como dos sistemas, processos e métodos de gestão, especialmente nas áreas de atendimento ao público, concessão e auditoria de benefícios previdenciários, administração de materiais e compras, informação e tecnologia da informação, gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional, patrimonial e afins, no âmbito da previdência social do Estado.

Estrutura remuneratória do concurso RioPrevidência

Cargo: Especialista em Previdência Social

Salário de Especialista do concurso Rioprevidência

Gratificação de Desempenho de Atividade – GDA

Adicional de Qualificação

Cargo: Assistente Previdenciário

Salário de Assistente do concurso Rioprevidência

Gratificação de Desempenho de Atividade – GDA

Adicional de Qualificação

Último concurso RioPrevidência

O último concurso para o Fundo RioPrevidência foi realizado em 2014. Ao todo, foram ofertadas 85 vagas, sendo 50 para assistente previdenciário e 35 para especialista em Previdência. Os salários variavam de R$ 2.866,64 a R$ 7.095,94.

Sob organização do Ceperj, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, composta por 70 questões para o nível médio e 80 questões para o superior, além de uma prova discursiva e uma avaliação de títulos.

Etapas do concurso

  • Provas Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para ambos os cargos;
  • Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, apenas para o cargo de Especialista em Previdência Social;
  • Avaliação de Títulos, de caráter somente classificatório, apenas para o cargo de Especialista em Previdência Social.

Prova Objetiva

Para o cargo de Especialista, a prova foi composta de 80 questões de múltipla escolha, totalizando 160 pontos. Já para Assistente Previdenciário, foram 70 questões, totalizando 100 pontos.

Prova discursiva

A Prova Discursiva valeu 40 pontos e foi composta de 1 (uma) questão, onde o candidato precisou elaborar um texto, entre 30 e 40 linhas, sobre o tema proposto, relacionado com a disciplina de Previdência Social. Foi considerado habilitado o candidato que obtivesse o mínimo de 16 pontos.

Avaliação de título

Apenas os candidatos aprovados nas provas objetiva e discursiva foram convocados para a apresentação de títulos.

Somente foi admissível um dos títulos de curso de especialização ou de mestrado ou de doutorado, e para a comprovação da experiência profissional pôde ser apresentado mais de um documento, observado o valor máximo para pontuação para ambos os casos, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.


Quer estudar para o concurso Rioprevidência?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 50 mil vagas

Informações do concurso RioPrevidência

Informações do concurso RioPrevidência

  • Vagas: 41 previstas
  • Banca: a definir
  • Cargos: Assistente Previdenciário e Especialista em Previdência Social
  • Escolaridade: Nível médio e superior
  • Último edital: Edital RioPrevidência 2014

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *