Notícia

Concurso Rioprevidência: certame segue sem previsão; Entenda

Suspensas desde julho de 2020, as atividades da comissão do concurso Rioprevidência seguem sem data para retomada.

Em contato com a autarquia, fomos informados que ainda o concurso segue vigente até 2024 e tem candidatos aprovados ainda não convocados:

Concurso Rioprevidência: certame segue sem previsão; Entenda
Resposta enviada em 07/02/2023

Dessa forma, os trâmites referentes ao novo concurso seguem suspensos. Vale lembrar que eram previstas 41 vagas para Assistente Previdenciário e Especialista em Previdência Social.

  • RioPrevidência – Assistente Previdenciário e Especialista em Previdência Social
  • Status: Comissão formada | Suspenso
  • Banca: a definir
  • Vagas: 41
  • Salário inicial: R$ 2.930,26 a R$ 6.409,94 + gratificações e adicionais
  • Último edital: Edital RioPrevidência 2014

Se você tem interesse no concurso RioPrevidência, chegou ao lugar certo! Ao longo deste artigo reunimos as principais informações sobre a seleção. Acompanhe os tópicos abaixo e não perca nada:

Concurso RioPrevidência: situação atual

Concurso suspenso

O concurso público do Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro foi temporariamente suspenso. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado, baseando-se no Decreto nº 47.117/2020.

De acordo com a autarquia, “a suspensão temporária do certame deveu-se às determinações do Regime de Recuperação Fiscal, ao qual o Estado do Rio de Janeiro está submetido desde 2017, e faz parte das medidas e do esforço concentrado implementados por toda a administração pública do Estado, em consonância com processo de recuperação das finanças públicas”.

Portaria de suspensão do concurso Rioprevidência
Portaria de suspensão

Ao todo, a seleção teve 41 vagas autorizadas, sendo 18 vagas para o cargo de Assistente Previdenciário e 23 vagas para a carreira de Especialista em Previdência Social.

Comissão Organizadora

Integram o grupo cinco servidores, sendo uma presidente, uma coordenadora e três membros. Confira abaixo a composição atual da comissão organizadora:

  • Presidente:
    • Vanessa Cristina Chaves Pereira.
  • Coordenadora:
    • Flavia de Sá Goes Mourão.
  • Membros:
    • Jorge Leonardo Mosquera Torres de Oliveira;
    • Airton Guimarães Peres;
    • Bruno Luis Lacerda dos Santos.

Concurso RioPrevidência: carreira

Atribuições

Os cargos de Assistente e Especialista exigem jornada de trabalho de no mínimo 40 horas semanais. Confira abaixo as principais atribuições dos respectivos cargos:

Assistente Previdenciário: Execução de atividades de mediana complexidade, nas áreas de atendimento ao público, concessão e auditoria de benefícios previdenciários, recursos humanos, administração de materiais e compras, informática, contabilidade, bem como em outras atividades relacionadas com a administração patrimonial, financeira e orçamentária e quaisquer outros trabalhos profissionais relacionados com as atividades do Rioprevidência.

Especialista em Previdência Social: Formulação, implantação, supervisão, coordenação, execução e avaliação de políticas públicas voltadas para o aprimoramento e sustentabilidade financeira e atuarial da previdência social do Estado, bem como dos sistemas, processos e métodos de gestão, especialmente nas áreas de atendimento ao público, concessão e auditoria de benefícios previdenciários, administração de materiais e compras, informação e tecnologia da informação, gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional, patrimonial e afins, no âmbito da previdência social do Estado.

Estrutura remuneratória do concurso RioPrevidência

A Lei que rege o plano de cargos e salários dos servidores do Rioprevidência é a 132/2009, cuja última atualização foi através da Lei Complementar 201/2022.

  • Especialista em Previdência Social
concurso rioprevidência - gratificações

GDA – Gratificação de Desempenho de Atividade
AQ – Adicional de Qualificação

Sobre o RioPrevidência

O Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro – RIOPREVIDÊNCIA, é uma autarquia pública independente, com a finalidade de gerir os ativos financeiros, visando o custeio de pagamentos dos proventos, pensões e outros benefícios previdenciários.

Sua missão é prestar serviços de excelência aos segurados, com eficiência, eficácia, credibilidade, respeito e responsabilidade social, zelando pela administração transparente do patrimônio, como objetivo primeiro de cumprir suas obrigações previdenciárias atuais e futuras.

Concurso RioPrevidência: último edital

O último concurso para o Fundo RioPrevidência foi realizado em 2014. Ao todo, foram ofertadas 85 vagas, sendo 50 para assistente previdenciário e 35 para especialista em previdência.

Sob organização do Ceperj, os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, composta por 70 questões para o nível médio e 80 questões para o superior, além de uma prova discursiva e uma avaliação de títulos.

Validade e nomeações

Segundo informações da própria autarquia, o concurso para o cargo de Assistente Previdenciário segue vigente até 10/01/2024 e para o cargo de Especialista em Previdência Social, até 17/02/2024.

Com referência em fevereiro de 2023, os últimos nomeados para Assistente Previdenciário foram os de classificação nº 185 (Ampla Concorrência) e 238 (Negros e Indígenas).

Para Especialista em Previdência Social, os de classificação nº 110 (Ampla Concorrência) e nº 32 (Negros e Indígenas). Assim, já foram nomeados cerca 565 candidatos.

Etapas do concurso

  • Provas Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, para ambos os cargos;
  • Prova Discursiva, de caráter eliminatório e classificatório, apenas para o cargo de Especialista em Previdência Social;
  • Avaliação de Títulos, de caráter somente classificatório, apenas para o cargo de Especialista em Previdência Social.

Prova Objetiva

Para o cargo de Especialista, a prova foi composta de 80 questões de múltipla escolha, totalizando 160 pontos. Já para Assistente Previdenciário, foram 70 questões, totalizando 100 pontos.

Prova objetiva do último concurso rioprevidência

Prova discursiva

A Prova Discursiva valeu 40 pontos e foi composta de 1 (uma) questão, onde o candidato precisou elaborar um texto, entre 30 e 40 linhas, sobre o tema proposto, relacionado com a disciplina de Previdência Social. Foi considerado habilitado o candidato que obtivesse o mínimo de 16 pontos.

Avaliação de título

Apenas os candidatos aprovados nas provas objetiva e discursiva foram convocados para a apresentação de títulos.

Somente foi admissível um dos títulos de curso de especialização ou de mestrado ou de doutorado, e para a comprovação da experiência profissional pôde ser apresentado mais de um documento, observado o valor máximo para pontuação para ambos os casos, de acordo com os critérios estabelecidos no edital.


Quer estudar para o concurso Rioprevidência?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Informações do concurso RioPrevidência

Informações do último concurso RioPrevidência

  • Ano: 2014
  • Vagas: 85
  • Banca: Ceperj
  • Cargos: Assistente Previdenciário e Especialista em Previdência
  • Escolaridade: Nível médio e superior
  • Edital: Edital RioPrevidência 2014

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Que sejam chamados os candidatos aprovados no concurso de 2014, e que não foram convocados devido a decretos baixados pela implantação do regime de recuperação fiscal do Estado
    Carlos Alberto em 08/07/20 às 20:20
  • TOMARA A DEUS QUE O PROFESSOR NÃO DESISTA DA VIDA POLITICA, POIS PRECISAMOS MUITO DE POLITICOS ENTENDIDOS DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA, COISA RARA NOS DIA DE HOJE QUE ELEIÇÕES SÃO FEITAS A BASE DE FAKE NEWS, E GALHOFAGEM...MEU VOTO, FOI PARA O PROFESSOR E CONTINUARÁ SENDO...QUE PROSPERE NO PAIS UMA PND SERIA, COM POLITICOS HONRADOS E COMPROMISSADOS, A LUTA CONTINUA PROFESSOR, VAMOS QUE VAMOS...
    vinicius de almeida teixeira em 06/02/20 às 16:42