Concurso Professor DF: você está por dentro de tudo?
Concursos Públicos

Concurso Professor DF: você está por dentro de tudo?

Concurso Professor DF: você está por dentro de tudo?

 concurso professor DF

Olá!

Tudo bem?

Aqui é a professora Fernanda, de conhecimentos pedagógicos do Estratégia Concursos. 

Vamos conversar um pouco sobre o concurso professor DF?

Um concurso super aguardado por aqueles que ensejam ingressar no serviço público do GDF, especialmente por quem vislumbra atuar nas escolas públicas do DF. Caso não saiba, já foi escolhido o CESPE como banca examinadora do certame. Acompanhe as notícias do certame no link abaixo:

Concurso SEDF : confira o resultado final para magistério e assistência à educação

Sabemos que a vida de professor requer um esforço e é pouco valorizada, entretanto, temos no DF um dos melhores salários para os cargos de professores da Educação Básica. Se compararmos com a média paga em escolas particulares do DF, a hora aula inicial do profissional de educação supera o da rede privada em até 5x. Se a comparação ocorrer com a hora/aula da rede privada, fora do DF, inclusive o entorno, o salário do professor da SEDF supera, tranquilamente, 10 vezes essa média.

Então, para que você saiba como fazer para ser aprovado, primeiramente, podemos falar na quantidade de vagas (para professores) que temos para este concurso: são 1200 vagas para o cargo de professor, já confirmadas!

Observem que cada licenciatura pretende oferecer uma quantidade considerável de vagas. Se focarmos nas vagas para professores de “Atividades”, que são aqueles que podem atuar até as primeiras séries do ensino fundamental, veremos que são ainda mais vagas.

No concurso professor DF passado, que teve seu edital publicado em setembro de 2013, houve previsão de 1500 vagas para Atividades e todas foram preenchidas, inclusive as destinadas ao cadastro de reserva. Quanto às licenciaturas, aconteceu o mesmo em praticamente todas elas.

Na ocasião, a banca examinadora foi a IBFC. Banca pouco tradicional em concursos, abordou bastante legislação educacional nas questões. Foi uma prova mediana. Alunos que estudaram antecipadamente e de forma organizada, garantiram suas vagas. O Estratégia aprovou centenas de alunos.

Confira aqui a festa preparada pelo Estratégia Concursos para os aprovados do concurso professor DF de 2013: clique aqui

Leia também alguns depoimentos dos alunos do Estratégia que hoje são professores da Secretaria de Educação do DF: clique aqui

E O QUE ESPERAR DO CONCURSO DE 2016?

Primeiramente, a banca examinadora mudou. Agora será o CESPE/ CEBRASPE.

E isso muda TUDO!!! :=)

O CESPE explora em suas questões a interdisciplinaridade, além da contextualização com a realidade. Ele exige que o aluno pense para responder às questões, até naquelas em que o assunto aparenta estar findado. Vejam aqui, como o CESPE aborda assuntos que aparentemente, “todos sabem”.

Outra GRANDE NOVIDADE para o concurso Professor DF 2016 que está por vir é a prova DISCURSIVA! Esse será o divisor de águas do concurso, não tenha dúvida.

A prova discursiva do CESPE,costuma abordar algum assunto relacionado aos conhecimentos específicos. Normalmente, quer avaliar, dentre outras coisas, se o candidato:

  • Conhece o assunto;
  • Consegue articular coerentemente;
  • Tem maturidade na escrever com objetividade, articulando as informações e conectando as ideias.

Com isso, não basta o candidato ir bem nas provas objetivas, ele deve estudar com planejamento e organização, para que possa realizar a prova com segurança.

Os conhecimentos específicos são uma parte muito importante no concurso da SEDF. Observem que, de acordo com o último edital, conhecimentos específicos têm um peso enorme no certame:

concurso professor DF

E porque estou falando isso? Para que vocês compreendam sobre a importância de começarem a estudar ANTES da publicação do edital.

O Estratégia Concursos já está com os cursos preparados para o concurso professor DF CONFIRA AQUI.

Nos Conhecimentos Específicos para o cargo de Professor de Atividades, serão cobrados os conteúdos de Conhecimentos Pedagógicos e têm peso 2,5.

Já para as demais licenciaturas, os Conhecimentos Pedagógicos também têm peso grande (1,5).

Então, sugerimos que vocês deem a importância necessária aos conteúdos voltados aos Conhecimentos Pedagógicos, pois eles representam uma imensa proporção na sua prova. Contudo, estude cada vírgula do edital, pois uma questão de uma matéria que você não estudou bem poderá definir o seu nome na lista de aprovados ou não! 

Dentre os assuntos que o CESPE certamente abordará na prova e que você não pode errar é a LDB e suas alterações.

Acesse o artigo abaixo e conheça mais vantagens sobre a carreira, inclusive sobre as remunerações!

Professor DF – Educação Básica: saiba TUDO sobre a carreira e edital

Para ajudá-los nessa preparação, iniciaremos uma maratona concurso SEDF.

  • Com o objetivo de te passar sempre o melhor material, nós, professores do Estratégia, elaboramos um projeto de 50 dicas para SEDF, de diversas matérias, publicadas diariamente. São vídeos curtos, de até 5 minutos, mas que te darão aquela força na hora da prova. Para ter acesso, basta acessar página do Estratégia no Youtube (clique aqui), se inscreva em nosso canal e acompanha todas as dicas.
  • Aqui, vocês podem estudar a LDB com antecedência, até a alteração ocorrida com a Lei 13.234/15. clique aqui
  • Vocês também têm a oportunidade de se atualizarem, lendo aqui a alteração que a Lei 13.168/15 trouxe à LDB:

  • Que tal, após estudarem a LDB, resolverem algumas questões sobre ela? Separamos questões recentes do CESPE, em que a Lei 9394/96 é a protagonista. clique aqui

Acesse, também, os mapas mentais produzidos pelo professor Fabrício Rêgo com a Lei Orgânica do DF:

Lei Orgânica do DF – Mapas mentais GRATUITOS

Confira nossos cursos para SEDF do Estratégia => clique aqui e aqui

Quem quiser nos acompanhar e ficar por dentro do mundo dos concursos de educação, nos encontre em:

https://www.facebook.com/Proffernandaestrategia/

https://www.facebook.com/ProfessoraFabianaFirmino/?fref=ts

https://www.facebook.com/FernandaLimaConhecimentosPedagogicosParaConcursos/

Bons estudos.

Um grande abraço

Fernanda e Fabiana.

:=)

Posts Relacionados

Fernanda Lima

Fernanda Lima

Pedagoga formada pela UnB - Universidade de Brasília, Especialista em Docência do ensino superior e atualmente estudante de Letras da UnB. Dedica-se ao ensino dos Conhecimentos Pedagógicos para Concursos após ter logrado êxito em diversos concursos como: orientação educacional, secretaria de Educação, Codevasf, BRB, Caixa Econômica. Foi empossada no Ministério da Justiça em 2009 quando logrou êxito no concurso para Pedagoga (5o lugar). Atualmente é empregada pública da Caixa Econômica Federal:)

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados