Artigo

Concurso Polícia Civil MA Delegado – Análise Detalhada do Edital

Em 12 de dezembro de 2017 foi divulgado o edital do Concurso Polícia Civil  MA Delegado . São 20 vagas para suprir as necessidades imediatas da Polícia Civil do Maranhão, além 80 vagas para formação de cadastro de reserva

Trata-se de um ótimo concurso público que prevê remuneração inicial no valor de R$ 18.957,64 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. Em um período de crise é uma excelente oportunidade.

Todos os detalhes do Edital PC-MA Delegado Ao Vivo

O certame será realizado  pelo CESPE-CEBRASPE e terá duas etapas, divididas em várias fases. 

1.  A primeira etapa, de acordo com o edital do concurso Polícia Civil MA Delegado, organiza-se da seguinte forma:

a) Prova objetiva (eliminatória e classificatória), a ser realizada em 28 de janeiro de 2018 no período da manhã;
b) Prova discursiva (eliminatória e classificatória), prevista para ocorrer em 4 de março de 2018;
c) Avaliação de títulos (classificatória);
d) Exames médicos e toxicológico(eliminatórios);
e) Teste de aptidão física (eliminatório);
f) Avaliação psicológica (eliminatória);
g) Investigação social e funcional conduzida pela SSP/MA e pelo Cebraspe (eliminatória).

2. A segunda etapa compreende duas fases:

a) Curso de formação profissional, oferecido pela SSP/MA (eliminatório);
b) Investigação social e funcional, conduzida pela SSP/MA e pelo Cebraspe (eliminatória).

Faltam exatos 45 dias para a realização da prova objetiva do concurso Polícia Civil MA Delegado: em praticamente um mês e meio você pode intensificar sua preparação para esse concurso que promete ser concorrido, visto que oferece uma excelente remuneração para uma carga horária de 8 horas diárias.

Informações básicas do concurso Polícia Civil MA Delegado

O período de inscrições se inicia às 10 horas do dia 18 de dezembro de 2017 e termina às 18 horas do dia 27 de dezembro de 2017 (horário oficial de Brasília – DF), exclusivamente via internet e mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$220,00. O requerimento de inscrição deve ser efetuado dentro do prazo mencionado, contudo, o pagamento da taxa poderá ser efetuado até o dia 10 de janeiro de 2018. Como estamos em um período atípico, com feriados e festas, nossa sugestão é que você efetue a inscrição e pagamento da taxa o quanto antes para não esquecer e não ter problemas com a compensação bancária do boleto.

Todas as etapas do concurso da Polícia Civil serão realizadas na cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão.

Prova Objetiva

A prova objetiva do terá duração máxima de 5 horas e será realizada no turno da manhã  do dia 28 de janeiro de 2018. Seu conteúdo é dividido em três grupode disciplinas, devendo o candidato obter nota mínima de 50% em casa grupo60% do total de pontos da prova

Observe abaixo a distribuição do número de questões de acordo com os grupos e as áreas do direito presentes no conteúdo programático (atente-se para o fato de que esta prova vale 100 pontos):

materias policia civil ma delegado

A cobrança na primeira fase é diversificada. São 13 matérias, algumas com peso relevante, outras nem tanto assim. Embora cada aluno trace uma estratégia específica, vamos tomar a liberdade para dar algumas dicas:

A primeira é evidentemente a necessidade de estudar de forma objetiva as disciplinas do Grupo I. Note que  temos um número menor de questões comparados com outros grupos. Além disso, as disciplinas desse primeiro grupo não estão compreendidas na prova discursiva. Embora entendamos que você possa estudar de forma mais objetiva, isso não significa não estudar! Fique atento que o domínio de disciplinas como Direito Agrário e Direito Tributário, não tradicionais em concursos da área policial, será um dos diferenciais para aprovação na primeira fase.

Outra dica importante refere-se ao estudo de Criminologia. Trata-se de conteúdo menos extenso comparado às tradicionais disciplinas jurídicas. Mesmo assim, o examinador fará oito questões sobre o tema, o que requer máxima atenção. Não ignore o estudo de Criminologia.

Por fim, fica clara a relevância de três disciplinas no contexto do concurso: Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Penal e Processual Penal. Juntas essas três matérias representam mais de 40% das questões. Veja o gráfico abaixo:

Para a prova objetiva, você conta aqui no Estratégia com um material completo, focado em concursos públicos e estruturado de acordo com o edital CESPE publicado. Conheça!

Prova Discursiva

A aplicação da prova discursiva está prevista para o dia 4 de março de 2018, com duração máxima de 5 horas. Esta fase do certame será composto por 10 questões discursivas, com no máximo 15 linhas e que valerão 15 pontos cada, totalizando 150 pontos.

O conteúdo das provas discursivas, segundo o edital do concurso Polícia Civil MA Delegado,  é o presente nos grupos II e III da tabela acima: Direito Administrativo, Direito Constitucional, Medicina Legal, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Penal e Processual Penal Especial e Criminologia.

Serão convocados para a realização das provas discursivas, respeitando-se a ocorrência de empate, os candidatos classificados até as posições listadas na tabela abaixo:

concurso policia civil ma delegado

Será uma prova extensa e cansativa. Treinar é a palavra de ordem! Fundamental que você chegue no dia da prova com condicionamento para ter condições de, em 5 horas, escrever o equivalente a 300 linhas! A maioria dos alunos está acostumada a digitar, não temos mais a habilidade para a escrita cursiva. Logo, treine!

Além disso, neste momento você deverá estar preocupado com o estudo para a primeira fase. Afinal, somente os 300 primeiros chegarão à segunda-fase. De toda forma, desde já ofertado dentro dos nossos cursos, uma preparação específica para a primeira fase do concurso de Delegado da Polícia Civil do Maranhão. Se você é nosso aluno já deve ter visto na sua área do aluno o curso de discursivas, que foi acrescentado aos alunos que adquiriram o pacote.

Curso de Discursivas (sem correção)

Avaliação de títulos

A avaliação de títulos, de caráter meramente classificatório, pode conferir até 7 pontos ao candidato que puder comprovar por meio de documentação, a conclusão de cursos de pós-graduação strictu-sensu (Mestrado e Doutorado), latu-sensu (especialização de no mínimo 360 horas-aula), todas exclusivamente na área jurídica.

Há também a possibilidade de serem conferidos pontos pelo exercício do cargo de Delegado de Polícia ou de cargos públicos na área policial.  A tabela completa pode ser conferida no link do Edital disponibilizado na página.

Outras fases

Conforme já foi especificado, há ainda, após a avaliação de títulos, mais três fases antes da divulgação final do resultado e da convocação para a realização do curso de formação, todas elas eliminatórias: exames médicos e toxicológico, teste de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social e funcional. As especificidades do processo estão detalhadas no edital Concurso Polícia Civil MA Delegado, disponível no fim do artigo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.