Artigo

Concurso PGE – panorama geral e como se preparar

concurso pgeCONCURSOS PGEs

Olá! Nesse artigo, vamos apresentar um levantamento dos concursos de procuradorias dos Estados (as PGEs) a fim de orientar seus estudos, caso você opte pela carreira. Com remuneração média inicial acima de R$ 20.000,00, esses concursos têm se tornado um atrativo, ainda mais quando passamos por várias restrições no âmbito de concursos federais.

Nesse momento (5/10), estão em andamento os concursos para a PGE-AM, PGE-MA, PGE-MT e PGE-MS. Como será apresentado abaixo, há possibilidade de lançamento diversos outros concursos.

Assim, se a área lhe interessa, leia o artigo abaixo com atenção e, se restar alguma dúvida, deixe seu comentário ;)

Antes de iniciarmos, convido-o a conhecer os Informativos Estratégicos, nos quais nossos professores comentam os informativos do STF e do STJ de forma detalhada. Você pode recebê-los por e-mail, cadastrando-se neste link: Informativos Estratégicos.

Confira abaixo os informativos já publicados:

Informativos Estratégicos – STF

Informativos Estratégicos – STJ

Como sabemos, conhecer a jurisprudência atualizada dos tribunais superiores é fundamental, tanto para a prova preambular, como para a prova discursiva. Assim, cadastre-se, é gratuito.

Agora sim! Vamos ao levantamento.

REMUNERAÇÃO INICIAL, EXPECTATIVA DE VAGAS e EXPERIÊNCIA JURIDICA

Não é nossa pretensão alongar muito o artigo em relação a esses assuntos, pois, sabidamente, a remuneração é excelente, o número de vagas não é um problema propriamente, pois em concursos mais complexos a concorrência é pessoal.

Cabe destacar, que a experiência jurídica, em regra, não é exigida em concursos de Procuradorias.

A remuneração média inicial, sem considerar benefícios, honorários etc. ultrapassa a casa dos R$ 21.000,00.

remuneracao

Quanto às vagas, pelo levantamento efetuado, há previsão para provimento de praticamente 500 vagas no país todo, sem levar em consideração as vagas criadas por lei. Esse número é relativo apenas ao número de cargos vagos em decorrência de vacância de ocupantes anteriores. Dia a dia, entretanto, esses números mudam, pois, novos procuradores se aposentam, projetos de leis são criados etc. Enfim, como dito, a existência de vagas não deve ser preocupação para aqueles que pretendem ser procuradores estaduais.

Por fim, quanto à expectativa de concursos, estão vencidos os concursos para as seguintes procuradorias: PGE-AL, PGE-AP, PGE-CE, PGE-ES, PGE-MG, PGE-PB, PGE-PE, PGE-RO, PGE-RR, PGE-SC, PGE-SE, PGE-SP e PGE-TO. O que acha? Claro, em alguns desses Estados não temos “movimentação” alguma para novo certame. Contudo, considerando o tempo médio de preparação, a hora de você intensificar seus estudos para os concursos de Procuradoria é agora!

Além disso, já há real expectativa de concurso nos próximos meses para a PG-DF, PGE-CE, PGE-SE, PGE-SP e PGE-TO. Só para você ter ideia, no caso da PGE-SP, considerando as vagas que foram recentemente criadas e os cargos vagos, são mais de 250 cargos que serão providos no próximo certame. Confira a análise completa do concurso da PGE-SP.

BANCAS

São 27 procuradorias, contando com o DF. Levando em consideração todos os últimos editais, o CESPE e a FCC predominaram nos concursos para essas áreas. Veja:

banca

Atenção mais de 60% dos últimos concursos de cada Estado foi realizado ou pelo CESPE ou pela FCC. Além disso, em algumas PGEs o próprio órgão institui comissão para realizar a prova, inclusive quando há contratação de banca. É o que temos, por exemplo, na PGE-SP.

De toda forma, ao estudar, priorize questões da FCC e do CESPE e, claro, sempre faça as questões da PGE para a qual você irá prestar provas.

Fora a banca, acreditamos que a informação mais relevante é que trataremos na sequência

O QUE ESTUDAR

Após analisar todos os últimos editais de cada uma das procuradorias estaduais, obtivemos o seguinte gráfico.

materias

Esse gráfico é fundamental para a sua preparação. Disciplinas como Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil e Processual Civil e Direito do Trabalho e Processual do Trabalho caem em praticamente todos os certames de procuradorias estaduais. Essas disciplinas, portanto, devem constar obrigatoriamente do seu planejamento pré-edital, ainda mais se você pretende prestar mais de um concurso.

Além dessas sete disciplinas, a preparação regular deve abranger, a nosso ver, Direito Ambiental, Direito Empresarial (que, muitas vezes, está inserto em Direito Civil), Direito Financeiro, Direito Previdenciário, Direito Penal e Processual Penal.

Em breve lançaremos um curso regular voltado para procuradorias estaduais, que levará em conta a apuração acima.

Além disso, caso você decida por uma preparação específica, confira aqui nossos cursos:

Cursos para PGE-AM

Cursos para Procurador Federal

Cursos para Procurador do BACEN

Cursos para PGE-SP

Cursos para PGE-SE

Cursos para PGFN

Cursos para DPU

Qualquer dúvida, deixe seu comentário.

Excelentes estudos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.